Den Haag

Den Haag é a terceira maior cidade da Holanda, depois de Amsterdã e Roterdã, que aliás eu também conheci nessa viagem e ainda vou escrever post. Foi a cidade escolhida como base para nossa viagem pelo interior da Holanda. Hosperdar-se em Den Haag é 5 vezes mais barato que Amsterdã e muitas vezes é a cidade escolhida para ficar, e ir a Amsterdã em passeios bate e volta pois a distância uma da outra é de apenas 60km. Com um sistema de transporte público e trens tão eficiente como na Holanda, fica fácil pernoitar em uma cidade e ir passar o dia na outra.
Aliás, é o que muitos que moram na Holanda fazem. Moram em Den Haag e trabalham em Amsterdã, pois é obviamente na capital onde está a maior concentração de empregos e gente, mas é em Den Haag onde está um custo de vida mais baixo e uma maior tranquilidade que não se encontra muito em Amsterdã. Para os holandeses, é Den Haag a capital do país e não Amsterdã. "Amsterdã é para turistas". De uma certa forma não estão errados em pensar assim pois é em Den Haag onde fica a sede do governo holandês, o parlamento e a suprema corte, além de mais de 150 organizações internacionais, embaixadas e tem também um dos escritórios das Nações Unidas, assim como Nova Iorque, Genebra, Roma e Nairobi.
Com uma população de meio milhão de habitantes, a cidade de Den Haag é uma cidade com uma atmosfera bem viva, jovem, cultural e importante. Agora que estive lá e conheci de perto a cidade, realmente não sei como não tinha estado lá até hoje. Há diversos sites culturais, museus interessantes e pontos turísticos que são simplesmente indispensáveis na lista de um viajante. Foi demais ter conhecido um pouco mais de Den Haag e vou contar o que vimos por lá.
Bom, nós ficamos no Parkhotel, um hotel quatro estrelas super bem localizado, mas com café da manhã com custo extra. Tomamos café da manhã no quarto todos os dias com coisinhas compradas no mercado próximo, o quarto tinha frigobar, então facilitou minha vida. Como estava hospedada em Den Haag, a partir de lá fizemos vários passeios bate e volta, como o Keukenhof, Gouda, Delft, Roterdã e Utrecht, que ainda vou fazer post. Cidades menores e lindas, típicas cidadezinhas holandesas que valeu muito a pena conhecer. As fotos estão lindíssimas. Rodamos quase tudo de trem a partir da estação central de Den Haag. Só Gouda que fomos de carro com uma amiga que mora lá e o jantar numa noite em Delft também.
Para ver em Den Haag há alguns pontos turísticos, como o Mauritshuis, que é o museu dedicado à Mauricio de Nassau, e quem mora em Recife ou estudou história de Pernambuco sabe quem ele foi. Tem também o Madurodam que me foi muito recomendado para ir com o Edi, que é o museu de miniaturas, de maquetes da Holanda. Acho que deve parecer com o Swissminiatur que já fui aqui na Suíça. Mas como só tinha 1 dia dedicado a Den Haag e o dia escolhido estava fenomenal de tanto sol, o que depois de um inverno suíço faz muuuuita diferença, eu resolvi não entrar em nenhum museu e aproveitar o dia ao ar livre mesmo.
Aliás terminei encontrando um amigo que não via há anos que tinha conhecido aqui na Suíça e que agora está morando lá em Den Haag. E ele foi super bacana e andou com a gente pra cima e pra baixo quase o dia inteiro, e fomos até a Scheveningen, que aliás é outra atração de Den Haag, que é a praia!!!
A primavera na Europa traz dias instáveis e do mesmo jeito que tivemos momentos de muito muito sol e céu azul, em outros o tempo virava e ficava tudo nublado. Lá na praia estava uma ventania danada, mas quando o sol saía compensava qualquer coisa. Scheveningen no verão deve ser a principal atração de Den Haag porque olha, mesmo de casaco me deu vontade de sair correndo naquele monte de areia e me jogar no mar gelado. Coisas de expatriada.... A orla é super bacana com vários barzinhos temáticos e diferentes, com especialidades variadas. Mesmo num dia que não dê pra curtir a praia como gostaríamos, a voltinha pela praia valeu a pena demais.
Paramos num restaurante para almoçar e conversar um pouco. Passamos uma boa parte do dia ali. O clima mesmo com sol ainda estava gelado para um sorvete mas o Edi correu tanto por ali que ele até merecia um hahahahaha!
Encerramos o dia andando mais pelo centro de Den Haag, conhecendo os prédios do governo holandês como o Binnenhof, os parques, os prédios, a arquitetura. Sem mapa, me deixando levar mesmo pelas ruas convidativas. Aliás fiquei impressionada como o Holandês parece com o Alemão. Na escrita e na fala, por diversas vezes entendi "sem querer" o que estavam dizendo (não estavam falando comigo, claro). E isso me ajudou a me sentir mais segura nas ruas e entender placas e sinais, andando sem medo de me perder.
Sem dúvida valeu muito a pena conhecer Den Haag. Gostaria de ter tido mais tempo para conhecer de fato os museus que falei antes, e andar mais pelo centro. Mas acho que com o tempo que tinha, ainda consegui aproveitar bastante. No próximo post contarei sobre Gouda, a cidade famosa pelo queijo de mesmo nome, que foi outro passeio espetacular.

Marcadores: , , , ,