Lavaux, os terraços de vinhedos na Suíça

O vinho pode não ser uma das coisas que mais se conhece da Suíça mundo afora, ao contrário do chocolate, do queijo e do canivete. Porém há evidências da era romana e traços do século 11 que comprovam que a região vinícola de Lavaux já existia desde então, quando monastérios controlavam a região. Mas de que região estou falando afinal? Lavaux é uma região do cantão de Vaud, na parte francesa da Suíça, que consiste em 830 hectares de terraços vinícolas, beirando o Lac Leman (Lago Genebra, em Português) e é patrimônio mundial da Unesco desde 2007.



Lavaux é a maior área contígua de vinhedos da Suíça, dividida em níveis de plantações e produções artesanais que faz da região um ponto cultural a conhecer no país. Primeiro de tudo, o Lago Genebra dispensa qualquer comentário de tão lindo. É o mesmo lago que deixa as paisagens do Castelo de Chillon e Vevey ainda mais lindas. Pois bem, imagine uma região vinícola em frente a esse lago. É Lavaux. Essas encostas íngrimes nessa localização privilegiada entre Lausanne e Vevey e com pouca mecanização nas técnicas de produção de vinho branco, a mão de obra é a principal ferramenta.



A melhor época para conhecer Lavaux é entre Abril e Outubro, já que no inverno está tudo cheio de neve e frio. Bem tecnicamente Lavaux é dividida em 8 subregiões produtivas e cada uma é responsável por um tipo de vinho: Lutry, Villete, Epesses, Calamin Grand Cru, Dézaley Grand Cru, St. Saphorin, Chardonne e Vevey-Montreux (veja a lista do que é produzido aonde exatamente aqui). Então se você tem a intenção de caminhas pelos vinhedos para conhecer a técnica de produção de um tipo específico desses vinhos, procure se informar qual a melhor rota. Pois é perfeitamente possível andar entre os terraços, conhecer as produções artesanais do vinhos e até fazer degustações.

Se todo o percurso disponível em Lavaux for percorrido, são 14km andando entre os terraços vinícolas. Há várias opções de trilhas pelos vinhedos de Lavaux, saindo de diferentes vilas, aliás há também pacotes de passeio em rotas específicas  incluindo degustação e tudo mais. Daí toda vez que eu passava de trem pela região de Lavaux, que é inevitável quando se viaja da parte alemã da Suíça à francesa, logo ao sair de um túnel dava de cara com aquela paisagem deslumbrante do Lago Leman, e os terraços de Lavaux. E na minha cabeça me perguntava quando era mesmo que eu ia enfim conhecer Lavaux.




Até que chegou o dia de conhecer Lavaux. Bom, meu interesse desta vez não era conhecer nenhuma região de produção específica de vinho, eu só queria mesmo passear e conhecer os terraços de perto. Então me preparei um dia só para isso. Esperei pacientemente o inverno acabar, chegar a primavera e fazer um dia bem lindo de sol para por meu plano em prática. De Berna, onde moro, peguei o trem até Lausanne e de Lausanne um trem regional menor e mais lento até uma cidadezinha chamada Puidoux-Chexbres que dá 13 minutos.

A caminhada pelos campos de Lavaux pode começar de diferentes pontos, dependendo se você quer visitar algum ponto ou produção de vinho especial como falei antes, ou andar mais, menos. Uma trilha inteira seria partindo do início dos campos em Lutry até Vevey, que daria pouco mais de 14km, umas 3 horas andando. Eu procurei uma trilha mais tranquila. Não é bem uma "triiilha" porque não é numa floresta nem em montanhas, a rua que caminhamos é o tempo inteiro asfaltada, passa até carro de vez em quando. Mas é um caminho em zig zag, com vários cruzamentos e bifurcações, que levam a outros caminhos, outras trilhas e rotas mais longas ou mais curtas, dependendo de onde for seu ponto de chegada.



Descemos em Puidoux-Chexbres e de lá nosso ponto de partida era Chexbres-Village, uma cidade minúscula a 2 minutos de Puidox-Chexbres e de já se vê aquela atmosfera turística em direção aos campos de Lavaux. Pela minha pesquisa eu vi que de Chexbres-Village seria uma caminhada razoável até St. Saphorin (quase 2km), outra cidade rural e pitoresca a beira do Lago Genebra, de onde eu pegaria o trem de volta para Lausanne. Para mais opções de trilhas e rotas, veja este site em Inglês, e aqui tambem.



Então o plano era:

Chexbres-Village até St. Saphorin - quase 2 km de caminhada, sempre descendo.



Num ritmo normal, nesses 1.7km daria uns 30 minutos andando. Como eu estava com o Edi, levamos pouco mais de uma hora, fomos sempre parando, brincando e tirando fotos. Passamos também por Rivaz que é outra região famosa de Lavaux. Há também a opção de fazer o tour por Lavaux em trenzinhos abertos de excursões no verão, veja mais informações aqui.



O passeio em si, que eu não chamaria de trilha mas de passeio mesmo, é simplesmente sensacional. Totalmente apropriado para crianças por não ser muito longo e ser o tempo inteiro descendo. Nada cansativo e bom também se os adultos quiserem parar em algum vinhedo para degustações. Aliás algumas pessoas fazem a trilha com uma taça de vinho na mão já. Sem falar na vista que está lá o tempo todo linda e cada ângulo é um clique. E com o tempo bom então, é literalmente.


Nosso passeio foi bem tranquilo, o Edi não ficou cansado. A gente foi depois do almoço, então ele já tinha almoçado. E era Maio, ou seja, quando a luz do sol já dura bastante e as temperaturas estão ótimas. Totalmente recomendado.

Marcadores: , , , , ,