Proposta de salário incondicional rejeitada na Suíça

Hoje, domingo, 5 de Junho de 2016, foi mais um dia de votação aqui na Suíça. Diferentes tópicos estavam abertos para votação entre os suíços, dentre eles um assunto bem interessante, o de salário incondicional. A Suíça foi o primeiro país no mundo a ter uma uma votação nacional de uma proposta de um salário base, independente de qualquer coisa, um cidadão receberia a quantia de 2500 francos (650 francos para crianças na família).
A primeira vista parece uma iniciativa bem ousada e evidencia que a vida na Suíça é o paraíso financeiro de qualquer pessoa. Eu assim que li a primeira vez sobre essa proposta, pensei comigo que a população provavelmente deveria rejeita-la. Depois que vi as notícias na mídia e as reportagens vagas, chamou minha atenção de le-las e me surpreender com a inocência, não sei se é bem esse o termo, mas a falta de verdade no jornalismo apresentado.

Ora, veja isso:

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/suica-pode-tornar-realidade-sonho-de-receber-sem-trabalhar

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/suica-decide-se-todos-os-seus-cidadaos-receberao-r-9-mil-por-mes-sem-fazer-nada.html

https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/233832/na-suica-pessoas-poderao-receber-salario-sem-trabalhar

https://br.noticias.yahoo.com/su%C3%AD%C3%A7a-pode-tornar-realidade-sonho-receber-trabalhar-121959006--sector.html

E por aí vai...

"O sonho de receber sem trabalhar"... Gente. Sério que é essa mesmo a principal informação a ser transmitida? Mais que o absurdo que é essa proposta incabível no sistema de vida suíço foram as reportagens que foram escritas sobre ela que eu li por aí. Bem, a votação já aconteceu, e a iniciativa foi rejeitada por 77% da população, a grande maioria, como esperado. Aí você que não conhece a realidade e não pode contar com uma reportagem digna de informações claras e precisas, deve achar que os suíços são malucos de votarem contra uma medida dessas tão perfeita, um sonho, não é mesmo?
Fonte: Swissinfo

A medida do salário incondicional, por outro lado, tem outro lado, com várias contra partidas que quase nenhuma reportagem menciona. E é por isso que ela foi rejeitada hoje. Bom eu nem preciso dizer que sou contra à iniciativa, mas deixando minha opinião um pouco de lado, vou tentar explicar aqui essas razões pelas quais isso não era uma boa coisa para o país. Bem, pra começar a tentar entender, aqui na Suíça quando uma pessoa fica desempregada, ela tem direito a receber o seguro desemprego, que é operado por um órgão específico, o RAV (Regionale Arbeitsvermittlungszentrum), se tiver um tempo mínimo de serviço no emprego anterior (normalmente um ano, um ano e meio, depende da lei do cantão). Dependendo da lei do cantão também, a pessoa recebe uma porcentagem, digamos 80% do salário que recebia no último emprego, e a partir do momento que você está registrado no RAV, você tem reuniões no órgão, que tentará traçar seu perfil e encontrar um novo emprego para você.

Dependendo ainda de alguns outros fatores, não sei bem se depende da lei do cantão ou do próprio RAV, há um tempo limite que você pode ficar desempregado "as custas do RAV", digamos. Acredito que são 2 anos. Depois de 2 anos, se você não conseguiu encontrar um emprego no seu perfil, você deve sair da dependência do seguro desemprego do RAV, e passa a ser "problema" do governo.

Aqui na Suíça há vários caminhos para possibilitar uma vida digna, caso você não consiga se sustentar com as próprias pernas. Depois do seguro desemprego, o governo passa a tomar conhecimento do seu caso e dependendo da severidade da situação, o governo assume algumas contas básicas, como seguro saúde, subsídio de apartamento, creche da criança, etc. e daí voce pode passar a depender da ajuda financeira do Departamento Social. Que vão continuar tentando te reerguer e encontrar um trabalho pra ti, mas até lá, vai assumir algumas de suas contas. Nada de luxo, apenas o básico.

Hoje em dia é assim que funciona basicamente em todos os cantões, que têm suas próprias leis mas no geral é assim. Daí, a iniciativa do salário incondicional que foi essa proposta que foi votada hoje, que aliás não está ligada diretamente a nenhum partido, como acontece normalmente com as iniciativas postas em plebiscito para a população, propunha dar um salário base a qualquer adulto (suíço ou estrangeiro vivendo na Suíça há 5 anos com uma permissão de residência específica) de 2500 francos, e 650 francos por criança, estivesse a pessoa trabalhando ou não. Porem, os benefícios que ela recebia do governo como o seguro saúde, escola, subsídios, alimento, etc. seriam cortados.

O cidadão teria 2500 francos para decidir o que fazer com esse dinheiro, poderia pagar suas contas, seu aluguel, seu plano de saúde (aqui não tem saúde pública). Ele seria dono do dinheiro "dado" pelo governo. E os apoiadores da iniciativa diziam que as vantagens seriam que o cidadão poderia, por exemplo, dividir um apartamento com alguém que conhecesse, diminuindo os custos com aluguel e ter dinheiro sobrando para investir num curso, numa nova capacitação, aumentando as chances de conseguir um trabalho lá na frente, ao invés de ser "para sempre" sustentado pelo governo suíço, sem nenhuma chance de mudança ou perspectiva de melhora. Casos para justificar tais situações são de operários que são despedidos por serem substituídos por máquinas. Cidadãos com tais qualificações certamente precisariam investir em outros estudos e mudar de área, já que conseguir outro trabalho na mesma área seria quase impossível. Defensores da iniciativa diziam ainda que tal medida do salário incondicional é mais característico de uma sociedade em desenvolvimento e dá mais liberdade e confiança aos seus cidadãos.

Na minha mera opinião, realmente poderia até ser uma saída investir em outra capacitação do cidadão para torna-lo capaz de trabalhar novamente na sociedade, mas daí a saída ser um salário incondicional de 2500 francos já me deixa em dúvidas... Primeiro, 2500 francos pode parecer muito dinheiro em reais do Brasil (equivale a 9000 reais), porem para o caríssimo custo de vida na Suíça, 2500 francos não é muita coisa. Eu graças a Deus tenho um trabalho e um salário que me dá uma vida confortável, mas para se ter uma ideia, é quase o que eu pago de aluguel, é quase o valor da creche do Edi por mês e é quase 1/4 do que pago de plano de saúde para Edi e eu. Concordo que dá pra viver bem com menos, mas mas o fato de 2500 francos ser pouco não é a principal razão pela qual eu me manifesto contra a iniciativa, nem muito menos pela qual ela foi rejeitada pela maioria.

A iniciativa pode parecer bonita no papel, mas é uma ideia utópica e falhou muito em justificar termos convincentes o suficiente, que esse sistema não "quebraria" a Suíça lá na frente e não diminuísse aos poucos o valor do trabalho e de quem ainda trabalharia. O sistema social da Suíça é seguro e já foi testado o suficiente ao longo dos anos para provar que funciona e que não há razoes para uma revolução tão drástica, como essa proposta votada hoje, com consequências incertas. E quando é que um suíço vota e aceita algo duvidoso?

Os impostos que ainda deveriam ser descontados dos 2500 francos propostos no salário incondicional não fechavam a conta, e no fim a Suíça provavelmente ficaria com mais debitos na economia. Embora a proposta tenha ganho popularidade e levantado discussões e mais uma vez polêmica, justificando sobre tudo e todos que a iniciativa daria condições de vida digna a qualquer cidadão vivendo aqui, levantou também mais uma vez as discussões sobre a imigração.

Sabe, pontos e reflexões importantes para entender a proposta e os dois lados, que foram totalmente esquecidos nas reportagens que li em Português. Enfim a votação ocorreu hoje e o resultado mostrou que apenas 23% dos eleitores foram a favor, isto é, ela não vai ser efetivada, e tudo continua como está. 

Marcadores: , , ,