Parque Dählhölzli

...Parque quem?? ...é, o nome não é a coisa mais fácil do mundo de pronunciar, mas o Dählhölzli é o parque ao redor do zoológico daqui de Berna, a capital da Suíça. O post não é sobre o zoológico, mas sobre o parque, uma grande área, parte dela beirando o rio Aare, o principal rio que corta a cidade.
Assim como o Eichholz, o Dählhölzli é também uma área muito popular entre os suíços pra dar uma volta. Suíço que é suíço adora dizer que gosta estar em contato com a natureza, então esses parques são muito bem frequentados pra uma corridinha de fim de tarde a qualquer hora do dia, um passeio com o cachorro, a família, e no verão, acampar, passar o dia no sol e tomar banho no rio. Apesar de ainda não ter me acostumado totalmente com esse programinha típico de qualidade de vida, esses suíços têm razão, é mesmo bem legal. Toda vez que fui, mesmo sem ter partido de mim a iniciativa de tal passeio, é sempre muito agradável.
Agora que é inverno e tá um frio danado o parque fica com um aspecto mais triste, sem cor e normalmente não tem muita gente. Mas este fim de semana, contrariando a previsão do tempo que tinha dito que seria um fim de semana nublado, tivemos 13°C e um solzão inacreditável!
Sem luvas, casaco aberto e óculos escuros?! Seriam sinais da primavera chegando? Queira Deus... mas também não me animo muito, porque ano passado também teve isso e em abril ainda nevou, ninguém merece... É só uma amostra grátis, uma fanfarrice da natureza. Tão engraçada, maior sol e o riacho congelado.
Graça também são os bichos que parecem que não têm frio. Aliás, que bichos são esses, gente? Uma cegonha, um cisne, um flamingo, um super ganso?! Pelicano, né?!?!
Esses ficam na área aberta do parque. Dentro do zoo que é enorme em 15 hectares de terra, tem mais de 3 mil bichos. Tem áreas onde as lontras também se alojam abertamente, e como tá sempre cheio de criança ao redor e não existe segurança nem vigia, o parque é cheio de placas, sinais e avisos do que pode e do que não pode fazer com os animais que estão na área aberta e como lidar com eles. De todas as vezes que visitei tais parques, nunca vi problema algum, todo mundo sempre muito educado e os bichos livres e respeitados em sua área.
Acho legal essa cultura de deixar os animais "soltos" e próximo às pessoas. Aqui na Suíça essa é uma cultura muito praticada e normal. No Parque dos Ursos, os ursos ficam soltinhos numa área bem próximos a gente e não há nenhum problema nisso. É comum pra eles aqui. O Dählhölzli é mais um exemplo disso.

Marcadores: , , ,