P.D.F. - A origem do nome deste blog

Muita gente me pergunta o porque do título deste blog "Ela é americana...". Muita gente chega ao blog através de uma busca no google por "ela é americana". Então resolvi escrever um P.D.F. sobre o assunto.

Bom, pra começar, quem não sabe, a origem da expressão é da música de Alípio Martins, que pelo menos no Nordeste foi um cantor de muito sucesso nos anos 80, na onda de lambada, Beto Barbosa, aquela coisa toda. Marcou minha infância, quando eu, minha irmã e minhas amigas da rua ouvíamos no rádio e cantava, dançava. Quando eu cresci e morei em Recife, como vcs sabem e quem não sabe fica sabendo agora, Recife é uma das cidades mais musicais e culturais que eu já vi. Eu trabalhava no Recife Antigo e mesmo em dias de semana quando ia almoçar ou andar pro estacionamento pegar meu carro, tinha sempre um ensaio de maracatu ali, um boteco tocando brega aqui, e no fim de semana o Recife Antigo fervia com tudo quanto é tipo de festa. Morando em Recife, voltei a ouvir Alipio Martins e vários outros mestres do ritmo brega, uns horrorosos e outros muito engraçados.

Quando passei a dar aula de inglês em 2001, meus alunos costumavam me dizer que eu parecia uma americana falando, devido ao meu sotaque do tempo que passei nos EUA. Mesmo só 6 meses, adquiri o jeito americano de falar inglês e permanece até hoje. Até que um aluno muito engraçado cantou essa música na sala de aula pra mim de brincadeira, e depois alguns amigos brincavam comigo com essa música, em Recife.
As professoras de inglês. Recife, 2001.
Eu e a Sheri, minha "mãe" americana. Intercâmbio em Minnesota, EUA, 1998.
Até quando num amigo oculto de Natal da minha família, quando meu amigo oculto foi dar dicas de quem ele tinha tirado (eu), ele simplesmente pegou o celular e tocou essa música e todo mundo sabia que era eu!

Por muitas vezes músicas assim tocavam de fundo quando estávamos em algum lugar, então me lembra festa, farra, Recife, um barzinho, um boteco com amigos, bagunça, minha família, e me traz muitas recordações boas.
Farra com amigos. Natal, 2008.
Burburinho. Recife, 2006.
Guaiamum Gigante. Recife, 2004.
Como a letra diz, eu sou sim americana, mas da América do Sul. Aqui mesmo na Suíça várias pessoas já vieram me perguntar "are you american?", e eu respondo "yes, south american", e elas ficam olhando pra mim meio duvidosas, pois o termo "americana" normalmente é usado pra identificar americano dos EUA, e não nós sul-americanos, o que, cá pra nós, é um pouco de audácia isso, pois a América é um continente inteiro dividido em duas partes (norte e sul) e todo mundo que é dali é americano, só que uns norte-americanos e outros sul-americanos, certo? Então, por que chamar os norte-americanos só de americanos, quando ainda existe todo o resto do continente?

Deixo aqui então a música de Alipio Martins:

Marcadores: , , ,