Catedral de Santa María la Real de la Almudena de Madrid

Eu resolvi fazer um post exclusivo para a catedral de Madrid, porque fiquei muito impressionada com a grandiosidade, a riqueza de detalhes que vi por lá e a sensação de um bom lugar pra alcançar paz.
Confesso que não conheço muito de sua história, mas quando vi a estátua do papa João Paulo II na frente, achei que ela deveria ser de alguma forma especial. Bem, ela é a sede episcopal da diocese de Madrid e tem arquitetura de estilos variados. A razão da estátua do papa é a visita que ele fez em 1993, sendo a catedral a primeira na Espanha a ser consagrada por um papa, e a primeira de João Paulo II fora de Roma.
Ela é destaque também porque fica ao lado do Palácio Real e a fachada chama a atenção, logo ao final da Calle Mayor. Dentro, os detalhes nos tetos e nas paredes são hipnotizantes. Estátuas de santos contemporâneos e um altar deslumbrante.
Eu sei que a igreja católica têm devotos e rebeldes e é alvo de muita crítica, ainda mais com os tristes casos de padres pedófilos; mas eu não posso negar que toca meu coração toda vez que vejo algo a respeito. Com certeza porque estudei em escola católica quando criança, minha família é católica, minha avó é a pessoa mais católica que eu já vi, e eu cresci indo a missa dia de domingo. Hoje que sei um pouco mais de coisas que não sabia antes, cultivo uma fé que não é necessariamente católica. Não gosto de rótulos, gosto da fé. Sou cristã, não vou discutir com você se você for protestante, nem vou tentar convertê-lo e convencer que uma religão é melhor que outra.

Sempre rezei, sempre cultivei minha fé no meu canto, e seja lá como for a verdade, a origem real de nossa existência, o Deus que está no comando de tudo, esse culto me faz bem, vivo melhor com isso perto de mim, me traz paz. Então logicamente me interesso em coisas, lugares, crenças, rezas, santos, histórias de aparições e tudo que tiver relação e contribua a um melhor entendimento de tudo que nos move e nos trouxe até aqui.

Me emocionei muito ano passado quando fui a Lourdes, na França. E se eu puder, nunca vou deixar passar uma oportunidade de exercer essa fé que eu gosto de ter. Sei lá, a gente passa por tanta dificuldade na vida e é bom ter um fundamento que, no fim, tudo acontece por um motivo e o mundo não é injusto.

Na visita a catedral de Madrid, enquanto caminhava e observava o vitral e as pinturas nas paredes, agradeci em silêncio por todas as bençãos que tenho tido na minha vida até aqui, por ter sido capaz de chegar onde cheguei e continuar firme e forte na luta do dia a dia na minha situação atual. Fiquei em paz ali.
Não sei se é a Espanha que de alguma forma passa essa atmosfera boa. Quando estive por lá pela primeira vez em 2006, assisti uma missa em uma igreja em Toledo em espanhol, e mesmo sem entender direito o que estava sendo dito, foi inesquecível. A fé move montanhas e eu acredito na fé.

Sei lá, acho que estou me preparando psicologicamente pra pisar na terra onde tudo isso começou...

Marcadores: , ,