Via Dolorosa

A Via Dolorosa é a rua em Jerusalem por onde Jesus Cristo carregou a cruz até sua crucificação, no Santo Sepulcro, que falei no post passado.
O guia que acompanhou a gente em Jerusalem disse logo no início que não criasse muita expectativa porque a rua hoje não era nada especial, pelo contrário, era cheia de lojinhas, lanchonetes e em algumas partes é até meio sujo e descuidado.
Mas o que essa rua representa na história e na religião mundo afora vai além da importância de padrões de beleza. Isso é o que menos importa. Ali é o lugar que muitos peregrinos vão pagar promessas, inclusive carregando uma cruz mesmo até, para chegar perto do que Jesus sentiu ao andar por aqueles corredores, pouco tempo antes de morrer. Portanto é um lugar muito sagrado e respeitado.
A rua fica onde é hoje o Quarteirão Muçulmano e ao longo dela vemos algumas placas para identificar as estações do caminho da cruz.
São catorze as estações do caminho da cruz e nove estão ao longo da Via Dolorosa. As cinco últimas são no Santo Sepulcro. Então a medida que íamos andando, íamos vendo as placas e o guia explicando as principais estações, como esta da foto acima, que é o local onde Cristo fraquejou e uma mulher chamada Veronica limpou seu suor com um pano e o deu um pouco de água. Outras estações importantes são a 3, 7 e 9, que são os três locais onde Jesus caiu com o cansaço e o peso da cruz. São também pontos muito popular.
No total são mais ou menos 500 metros de caminhada, mas os degraus aumentam o grau de dificuldade, e mesmo sem cruz, até chegar a Igreja do Santo Sepulcro dá pra ficar já um pouco ofegante. Então não tem como não pensar e tentar imaginar o sofrimento de Jesus ao andar por aquelas ruas. E ao chegar ao Santo Sepulcro então, é sim o ápice de todo este percurso, de todo esse sentimento.
Há diversas procissões que fazem esta rota diariamente e os Franciscanos são os principais e mais frequentes ali. Para muitos cristãos, apesar da comercialização do local, que termina dificultando a contemplação em algumas estações, aquele é o caminho mais importante a ser percorrido, o espaço de terra pisada mais significativo do universo, pois ali podem tentar se aproximar do que Jesus Cristo passou antes de ser crucificado.

Marcadores: ,