Gurtenfestival

Aqui na Europa tem tanto tempo de frio, neve e inverno que quando é verão, as opções de diverão são muitas! Principalmente ao ar livre. O sol nasce cedo e se põe tarde, então parece que o dia dura mais, as pessoas são mais alegres, é tão bom aproveitar o tempo fora da toca. Eu demorei pra captar essa vibe, mas vc sabe, é adapte-se ou morra. Mas agora tô adorando.

Então, sendo assim, no verão, é muito comum esses festivais de música em tudo quanto é cidade, não só na Suíça, claro. Festivais de música de tudo quanto é tipo, festival ao ar livre, vários palcos, 4 dias, 5 dias, o dia todo. Tem gente que tira férias nessa época pra fazer tour pelos principais festivais de música por ai, leva barraca, acampa, é uma coisa louca.

Aqui em Berna, acontece até hoje então o 28. festival de música da cidade, o Gurtenfestival!
O festival acontece no Gurten, que é o principal parque da cidade, na montanha a quase mil metros acima do nível do mar. Ao longo do ano, o Gurten é popular destino para pic nic, comemorações, pista da esqui. Eu gosto de ir lá quando recebo visitas e leva-las lá, porque se tem uma bela vista da cidade, dá pra ter um bom passeio, é bem agradável.

Mas agora durante o Gurtenfestival, foi a primeira vez que fui lá. É o terceiro ano que acontece desde que me mudei pra cá, mas no primeiro ano eu tinha acabado de chegar, ano passado estava na França com a minha família, e este ano finalmente pude ir ver com meus próprios olhos essa festa tão popular da capital helvética.
4 dias, 3 noites, 66 bandas, 50 DJs, 3 palcos, tendas, boates, uma mega infra-estrutura, barracas vendendo roupas e produtos de marcas patrocinadoras, CDs das bandas que estavam participando do evento, souvenirs do festival, uma praça da alimentação ao ar livre com opções de comida suíça, indiana, mexicana, italiana, olha, pra botar Rock in Rio no chinelo e ameaçar Glastonbury! Hehehe.
Tem gente que vai pra acampar mesmo, não só na área reservada para pessoas que literalmente vão dormir lá, mas no meio da grama lá da área dos shows, tem gente que arma a barraca, leva toalha, estira no chão, leva comida, faz maior farofada lá, é uma maravilha.

Este ano as atrações mais famosas foram responsabilidades de Brandon Flowers, Underworld, Jamiroquai, Arctic Monkeys, 2ManyDJs, Kasabian, Jamie Cullum, Kate Nash, e outros que eu conhecia pouco e virei fã como os alemães Beatsteaks, os noruegueses Eels e os suíços 77 Bombay Street. Tip Top!

O festival sempre acontece nesta época de Julho e já é meio que uma tradição SEMPRE chover! Todo mundo quando fala no Gurtenfestival, fala que sempre chove, que tem que ir preparado com bota de chuva, capa e casaco porque lá é montanha e quando cai a noite esfria mesmo. Bom, eu devo ser pé quente porque até hoje não tinha chovido uma gota ainda! Hoje (domingo) é o último dia, e eu não vou hoje. Já basta ter ido quinta-feira e ter que trabalhar na sexta, hoje eu passo. E hoje choveu! Também todo mundo diz que hoje não é muito bom porque é o último dia e já tá todo mundo pra lá de bagdá. Deve ser tipo quarta-feira de cinzas no carnaval, sabe como é ne.

Mas o festival foi bom demais, galera animada, uma vibe que não é muito comum, sabe. Hoje mesmo quando acordei estava chovendo, tive que sair e ir até Vevey na chuva, e com o tempo assim é todo mundo encolhido, sério. No sol não, no sol é todo mundo alegre, com uma musiquinha de fundo então, pronto, a alegria tá completa! Foi demais! Me diverti como há muito tempo.
Pra mim, o melhor de tudo foi Brandon Flowers, que eu nem sabia que era o vocalista do The Killers (aahhhhhhhh!!!!) e o 2ManyDJs! 2ManyDJs são os fundadores da Soulwax, uma banda de rock alternativo e de musica eletrônica da Bélgica. Os caras pegam músicas famosas e mixam como nunca antes visto na história desse planeta! Demaaaaaaaaaiiiiiiiiiissssssssss!!!!!!!!!!!!!!! E ao vivo então, nossa, muito bom, muito bom.
E não vem me dizer que suíço é morgado e não sabe se divertir não, hein. Coloca ele num Gurtenfestival da vida que vc vê o que é animação!

Mas aí a noite vai caindo, mesmo sem chuva (Amem, Senhor!) o frio vai chegando, não tem jeito. Vc tem que por o casaco, tem que ficar se mexendo, porque nem Glühwein tem pra ajudar. É cada um por si. A festa é no topo da montanha, é o principal evento acontecendo na cidade inteira, todo mundo está lá, então não tem ninguém pra reclamar do barulho e do som alto. Isso significa que a festa não tem hora pra acabar!!!
Ai ai... sem palavras. Simplesmente demais, demais mesmo.
Gurtenfestival aprovadíssimo!

Marcadores: , , , , , , ,