Rio Aare

Aqui não tem mar, tem rio e tem piscina. O principal e maior rio que corta a Suíça é o Rio Aare (Aar, em Português), com quase 300km de extensão. Na verdade, o rio é um afluente do Rio Reno, um importante rio que corta a Europa de norte a sul, com mais de 1000km. O Rio Limmat, que corta Zurique, é um dos afluentes do Rio Aare.
Rota do Rio Aare
O curso do Rio Aare passa por Interlaken, Thun e chega até Berna. Aqui, o rio é uma grande atração, pois faz parte de cartões postais da cidade de vários ângulos, passa por 18 pontes só em Berna, e como a cidade é muito pequena, não tem como não dar de cara com uma dessas paisagens que o rio faz parte.
Além disso, a atração aumenta quando chega o verão. Um banho ou um passeio pelo rio é um programa muito popular por aqui. É, ne, quem não tem cão caça com gato. Não tem mar, vai rio mesmo! Muita gente vai de bote de Thun até Berna apenas com o fluxo do rio. É muito comum ir até parques na cidade, como o Eichholz, o Elfenau, ou a Schwimmbads, como o Muribad e pegar sol a beira do rio e depois tomar um banho.
Nesse Muribad é muito legal, porque de um lado tem o rio, e do outro a piscina, então as pessoas tomam sol no meio, e depois podem decidir se querem tomar um banhinho de piscina ou na água corrente do rio Aare.
O problema é que a água é sempre muito gelada!!! Mesmo com temperaturas aproximando os 30 graus agora no verão, a temperatura da água do rio não passa de 25 graus. E quando está 25 graus, está muito quente!!! Para os suíços, ne, porque para mim e para Juca, é um gelo.
Vários cachorros pulam na água com tudo pra brincar, nadar, buscar um galho que o dono jogou, e adoram. O pobre do Juca quando entrou começou a chorar. O pobrezinho é recifense, não tá acostumado com água gelada hahahahahaha....
O bichinho. Tentei ainda incentivar com um biscoito para presentear o esforço que ele fazia nadando, mas não deu muito certo não. Juca vai precisar de muitas aulas ainda até se acostumar. Quem sabe no próximo verão! hehehehehe
Talvez não ne Juca? Hehehehehe.
O parque Elfenau, como já comentei aqui tantas vezes, fica próximo a minha casa, em Berna, e é um ótimo lugar para apreciar a correnteza do rio. Eu me aventurei a tomar banho uma única vez no Rio Aare e foi complicado. É uma delícia, mas é difícil sair por causa da correnteza. Terminei me arranhando toda nas pedras, uma negação essa minha relação com a natureza... Então hoje se eu puder escolher, prefiro ficar relaxando só na beirinha mesmo, ouvindo o barulho da água correr, tomando meu sol, e curtindo um belo dia de verão.

Marcadores: , , , , ,