Tallinn

Tallinn é a capital da Estônia.
O centro histórico de lá é medieval, preservado, patrimônio da UNESCO e a maior atração da cidade. Portanto, vamos começar por ele.
A cidade apesar de hoje não ser um grande foco industrial nem turístico, tem uma história meio turbulenta. Já foi governada no século XIV pelos dinamarqueses, alemães, suecos, russos e já ficou no meio de guerras entre os suecos, russos e finlandeses que eu comentei no post da Finlândia.
Catedral St Alexander Nevsky
Mas o que é bem perceptível é a influência russa dos tempos dos czares. É só ver a imponentíssima catedral St. Alexander Nevsky da foto aí de cima e aqui de baixo, que fica na Pikk jalg. Típica arquitetura russa com os domos de cebola. Esta catedral foi nomeada em honra ao duque que atacou o sul da Estônia, e foi construída entre 1894 e 1900.
Apesar da forte influência da Rússia, a Estônia tenta preservar alguma tradição da religião luterana, assim como na Finlândia, então muitos dos monumentos russos são meio que ignorados para não ostentar tanto as tradições russas extravagantes, embora seja impossível de deixar passá-los sem dar importância, de tão colossais que são.
A praça principal, a Raekoda plats é cercada de restaurantes, bares e gente procurando um lugar ao sol nesse verão. Me lembrou muito o centro de Bratislava, na Eslováquia. Muito simpático, organizado, bom de andar.

A Estônia se declarou independente em Fevereiro de 1918, mas a independência realmente só veio a acontecer depois de uma guerra contra os russos, dois anos depois. Tudo foi por água abaixo 20 anos depois, quando as forças soviéticas ocuparam o país inteiro e a marinha báltica aboliu sua independência.
Muitos danos foram causados como consequências da Segunda Guerra e os conflitos com a Alemanha. O período difícil durou até 1991, quando a Estônia declarou seu restabelecimento de independência, embora ainda tropas russas tenham permanecido por ali até 1994.
Tudo tão recente.
Mal dá pra acreditar que poucas décadas atrás, Tallinn ainda era cheia de regras e repressões. Depois de tanta história, a UNESCO reconheceu o centro antigo da cidade como patrimônio mundial em 1997, nada mais justo.
E só em 2004 a Estônia passou a fazer parte da União Européia.
O passeio por Tallinn eu comecei com um grupo num tour que bookei pela Tallink, como falei no post passado, a mesma empresa que fiz o mini cruzeiro de Helsinki para lá. Então chegando no porto em Tallinn, o tour saía de lá, fui procurar o ponto de encontro. Depois de umas 10 voltas sem sucesso que não vou nem comentar o sufoco aqui porque ninguém merece ouvir, finalmente encontrei o grupo, o ônibus apareceu e fomos fazer nosso tour. No final sempre dá certo.

O grupo foi joia. 3 meninas que trabalham juntas em Londres, mas uma de cada lugar, viajavam juntas, então começamos a conversar, e fizemos o tour juntas. Uma francesa, uma da Eslováquia e uma de Helsinki mesmo. Foi super legal!
O tour era curtinho, então como o navio de volta para Helsinki só voltaria às 9 da noite, tivemos várias horas livres para andar por Tallinn. Fazia um tempo ótimo, então almoçamos sem pressa, conversamos um bocado e depois fomos andar nas ruas medievais da capital da Estônia.
Além do centro histórico, Tallinn não tem muitas atrações turísticas. Aliás, nada além do centro antigo está incluído em nenhum tour. A cidade é organizada, bonitinha, mas fora do centro histórico, é um pouco sem cor e seca. Não sei, acho que é uma cidade relativamente "nova", no que diz respeito a suas próprias leis, regime, etc. Então seria legal vê-la de novo daqui a alguns anos.
Tanta coisa interessante que vi, só me deixou ainda com mais vontade de visitar finalmente a Rússia. Mas a vez dela vai chegar. Influenciou tanta gente, quero um dia ver de perto.

No mais, conhecer Tallinn foi uma ótima experiência, e uma ótima idéia extender a partir de Helsinki. Ao final do dia, mais 2 horas de navio de volta para Helsinki e pronto. Estônia - checked!

Marcadores: , , ,