Suíça, 720 anos

Na segunda-feira passada foi feriado aqui na Suíça. Foi o Dia Nacional da Suíça, ou seja, o aniversário da Suíça, que completou 720 anos. 720 anos da fundação da Confederação Helvética, quando se comemora a junção de 3 cantões - Uri, Schwyz e Unterwalden, que foi uma aliança formada contra os Habsburgos, que comentei no post sobre Viena. Os Habsburgos tentavam se fortalecer na conquista de territórios estratégicos. A medida que outros cantões se juntavam a aliança inicialmente formada em 1291, a aliança se expandia, embora séculos seguiram com bastante instabilidade e conflitos entre eles próprios e grupos religiosos. Apenas em 1848 um governo central foi estabelecido e uma Suíça moderna foi instalada com Berna como capital
Os helvécios eram tribos celtas que ocupavam parte do território de onde é hoje a Suíça, em 500 a.C. O Império Romano obviamente os incorporou e se tornaram aliados contra tribos do norte, como as germânicas. Acho legal que o nome oficial do país tenha permanecido como Confederação Helvética, depois de tanta coisa que se passou. A principal preocupação da Suíça durante as Guerras era se manter neutra para não perder vantages e acordos estabelecidos com a França e a Alemanha com quem faz fronteira, e ambos faziam parte de lados opostos na Guerra.
Mais de 100 mil tropas suíças foram mobilizadas para guardar as fronteiras, e a Suíça era o destino de muitos programas para refugiados. Até hoje, aqui é o lugar preferido para asilados políticos. Os bancos da Suíça sempre foram a opção preferida para quem quer guardar seus tesouros preciosos da maneira mais segura do mundo. Impressionantemente, a Suíça permaneceu intocada durante as Guerras.
Em 1971, mulheres ganharam o direito de votar em eleições federais e o país sempre rejeitou a entrada na União Europeia, embora tenha entrado para as Nações Unidas em 2002. A Suíça não faz parte da UE, mas faz parte do acordo Shengen e outros acordos, e a livre transição de europeus por aqui acontece sem maiores preocupações. A moeda é o franco suíço, que ultimamente tem batido recordes de alto valor e está cada vez se fortificando mais.
Os suíços são muito orgulhosos de sua neutralidade forte mundo afora e o 1o de Agosto sempre é muito comemorado. Este foi meu terceiro 1o de Agosto na Suíça. No primeiro, eu tinha chegado aqui há pouquíssimo tempo e nem sabia o que era isso direito, fui a um churrasco na casa de uns colegas portugueses do meu antigo trabalho. Ano passado, meu segundo 1o de Agosto, eu estava em Luxemburgo e não vi o que se passou por aqui. Este ano, eu me mobilizei para receber a indiana do meu trabalho de quem tanto já falei aqui, e resolvi "não aproveitar" o feriadão, e fiquei por aqui. Como ela tinha acabado de chegar, fomos na segunda-feira a tarde até o Rosengarten e de lá, a medida que a noite caía, vimos os fogos que se espalhavam pela cidade inteira.
A quantidade de gente que se amontou no Rosengarten naquele dia eu nunca tinha visto. Era gente!!! E eram muitos fogos também!!! Do Rosengarten tem-se uma visão da cidade quase toda, então dava pra ver fogos em vários lugares, inclusive os do próprio parque. Só que nessa época anoitece tarde e os fogos começaram lá pra mais de 9 da noite e às 10:30 ainda não tinha parado. Cheguei em casa quase meia noite e ainda escutava os estalos dos fogos que soltavam perto da minha casa. Esses suíços esse ano estavam muito empolgados mesmo! E assim entrei no mês de Agosto, esse ano está voando!

Marcadores: , , ,