Sérvia - Por que ir, por que não ir?

Eu ouvi de tudo quando decidi ir a Sérvia. A grande maioria dos comentários era meio que sem entender o que eu tinha pra fazer em Belgrado. Quase ninguém sabe o que tem lá pra ver. A grande impressão é senão ausente, negativa. Pré-conceito? Infelizmente a Sérvia tem um passado e uma fama meio borrada na história e isso não é lá muito atraente. Além do que é dificílimo competir com grandes atrações turísticas da Europa. Os pouquíssimos e pequenos grupos de turistas que vi falavam Alemão e eram já idosos. Mas poxa, todo lugar deve ter alguma coisa interessante pra ver. Imagine se voce fosse sérvio e as pessoas tivessem uma má impressão de onde voce vem. Chato, ne. É claro que até no país mais desconhecido lá na África deve ter uma cultura interessante a se conhecer. E assim é meu contexto de pisar na antiga capital da Iugoslávia.
O passado turbulento da Sérvia produziu uma nação que é meio incerta em relação ao futuro. Seja pela religião cristã ortodoxa dominante no país, seja pelas origens eslavas, pelo idioma louco, pelas resistências e tentativas de se manter o centro das atenções do leste europeu, a Sérvia talvez por todos esses motivos juntos tentou de tudo para manter o controle da sua região. Mas é no mínimo complicado manter a paz no meio de um mix de etnias e províncias querendo autonomia, diante de um mundo em guerra e batalhando interesses quando tudo parecia incerto. O sentimento nacionalista sérvio deve ser bem flexível e com um alto nível de tolerância, porque olha, o que eu li na minha preparação pra viagem e o que aprendi enquanto estava lá em Belgrado, é de impressionar qualquer historiador. Aquele povo sofreu! Me perdoe se meus conhecimentos de história e sociologia são limitados, mas eu só fui aprender mesmo o que aconteceu por ali, agora. Aliás, ainda estou aprendendo. Foi mal aí voce que já foi meu professor de história.
A Sérvia tem paisagens incríveis. O interior do país tem uma natureza lindíssima. Mas eu só tive tempo de conhecer a capital Belgrado.
Mal dá pra acreditar que há pouco mais de uma década, a cidade estava sendo bombardeada. Belgrado sofreu grandes devastações e foi desintegrada. Como capital da antiga Iugoslávia, ganhou forças para resistir. Paz é uma palavra sagrada por ali. A hostilidade que o mundo viveu no passado deixou fortes cicatrizes no coração da península balcânica. Hoje Belgrado e a Sérvia em geral superou toda a agitação que viveu e o progresso é quieto. São pessoas inteligentes e sociáveis, mas calmas, sem espalhafato. Tentam passar pelas dificuldades econômicas que o país atravessa, e eu particularmente acho que vai levar muito tempo pra reajeitar a fachada do país pra algo mais cativante.
Ao mesmo tempo, senti um pouco da sensação que senti quando fui a Budapeste (embora ainda acho que Budapeste seja muito mais "europeia" do que do "leste europeu"); ao passo que essas marcas são tristes e lembram o passado tenebroso que foi vivido ali, é exatamente este passado que torna a Sérvia (e a Hungria e os países do leste europeu) interessante. Não tem aquela ostentação, aquele luxo. A viagem a Sérvia é uma viagem de interesses de conhecimento, culturais, e não lazer, descanso e farra. Ora, se fosse tudo igual, eu ficava só no roteiro Milão - Londres - Paris (pobre Paris, adoro voce, mas voce sempre é o exemplo que uso quando falo que nas viagens batidas da Europa). Mas é. O leste europeu oferece outras vantages. É diferente, mas é bom. O nível de conhecimento que se adquire ali é de grande valor, embora a industria do turismo ainda esteja se estabelecendo.
A Sérvia hoje tem uma população de 10 milhões de pessoas. Tenta entrar para a União Europeia. Enquanto não consegue, vai sobrevivendo como pode. O dinheiro lá é o dinar sérvio (RSD), e 1 Euro é equivalente a 100 Dinar, 1 Real são 40 Dinar. Me enganei quando achei que fossem aceitar Euro por lá. Nenhum lugar que eu perguntei aceitava. Ainda bem que troquei a moeda antes de ir, porque também não era fácil encontrar casas de câmbio. Aliás, quase tudo ali parecia meio difícil. O povo também não fala muito Inglês. Várias pessoas que pedi informação não falavam Inglês, imagine o sufoco. As ruas em Belgrado também não são fáceis de entender, a começar pelo idioma ne. Não consegui aprender nada em Sérvio. Algumas ruas não tinham placas e era difícil se situar com um mapa na mão.
Mas se voce como eu curte explorar o desconhecido (e o conhecido tambem hein, não me entenda mal), a Sérvia vai te agradar, e talvez até te surpreender. Pra mim, a dificuldade de fazer turismo e os obstáculos que apareceram claro tornaram sim tudo mais complicado e exigiram mais paciência, dedicação e compreensão da minha parte, mas de novo digo e repito - pra mim, isso faz parte do pacote, não acho ruim. Embora o cansaço físico e mental também depois sejam maior, eu curto isso: botar uma mochila nas costas, fugir no fim de semana, uma garrafa d'água numa mão e um mapa na outra e sair andando vendo coisas. Po, acho libertador, uma das melhores maneiras de saborear a liberdade, de verdade, viver a aventura e descobrimentos de uma viagem, matar a sede pelo conhecimento. Portanto se voce não tá tão aberto e tão disposto a enfrentar dificuldades e quer vida boa nas férias, caia fora. Espere a Sérvia ficar mais popular. Tambem claro, eu entendo que não é todo mundo que tem coragem de fazer isso. Mas eu tambem nem me acho essas coisas toda de desprendida, sou apenas uma aprendiz e entusiasta de viagens. Quando voce ve uma que largou o emprego em TI e foi viajar pelo mundo e foi bater na Mongólia, voce ve que o que voce faz não é grandes coisas.
Existem (poucas) agências de turismo que podem organizar tudo mastigadinho tambem. Além de Belgrado, outras cidades de interesse são Novi Sad, Subotica na fronteira com a Hungria, Despotovac, Nis e Novi Pazar. Estamos apenas em 2011. Daqui a um tempo quem sabe alguém não encontra esse post perdido na internet e dá risada das minhas dificuldades, quando a Sérvia e Belgrado são super descoladas e tá na moda ir pra lá.

Marcadores: , , , , , ,