Moda indiana

É verdade que tudo da viagem a India foi muito intenso e muito diferente. Mas uma das coisas que mais me chamou a atenção na passagem por lá foi o modo como as indianas se vestem.
Além de terem o cor de pele mais amarronzado e o cabelo sempre escuro, as roupas acentuam ainda mais a excentricidade delas. Nos primeiros dias, eu fotografava as roupas que via na pela rua que achava mais interessante. Depois me toquei que absolutamente TODAS as mulheres que eu via na rua se vestiam assim com esses panos da cabeça aos pés e ali era a coisa mais normal do mundo. Antes de ir a India eu era muito ignorante em relação a isso e nem sabia que existem diferenças e nomes pras roupas. Quando a indiana veio a Suiça em Agosto deste ano a trabalho, ela se vestia "normal" como nós ocidentais, de calça jeans e blusa xadrez, e ela me disse que se vestia diferente na India com roupas mais coloridas. Ok ne, no Brasil tambem a gente usa mais colorido, vestido florido, mas com essa friaca que já tá chegando por aqui, não dá pra animar muito no figurino. Enfim.

Eu achava muito interessante as cores fortes, ficava prestando atenção na combinação das estampas, nos brilhos e detalhes, e até refleti aqui em voz alta sobre como deve ser feita essa roupa e tal.

Aí fui ao shopping pela primeira vez em Bangalore um dia depois do trabalho, e a indiana lá que trabalha comigo me esclareceu um monte de coisa, me explicou a diferença entre sari e salwar, que são as principais vestimentas ali. Depois aprendi que as roupas dependem da região, na verdade. Como a India é muito grande, tem roupas e estilos que são mais usadas no norte, outras no sul. E por todas as vezes que viajei e andei na rua, constatei que a grande maioria anda é de sari mesmo.

É raro ver uma indiana de calça jeans e camiseta. De short então, nem pensar. Daí me recordo da roupa que vesti quando fui ao Taj Mahal e entendo melhor porque tanta gente pedia pra tirar foto comigo lá. Ora alem de branca, cabelo claro, vestindo bermuda?! Eu tava muito fora do normal. Pensando melhor, até perdoo o guia ter sido antiprofissional e ter tirado foto minha também com o celular dele.
Nas lojas que andei pelos shoppings e que vi por lá, fiquei muito admirada quando via as lojas de saris e salwars cheias de indianas lá olhando tecido e modelos, e nas lojas de roupas "normais" ainda com muitos coloridos e modelos comportados com bem menos gente. Lojas mais universais como Zara com uma moda mais ocidental não visitei nenhuma, e não vi nenhuma. Vi uma propaganda em um shopping uma vez quando passei de carro, mas não entrei. As lojas mais internacionais que vi por lá foram só nos aeroportos e num shopping muito chique onde fomos jantar com o time todo onde só tinha mais estrangeiro; e as roupas mesmo ocidentais eram sempre mais puxadas pro estilo indiano. Não se via nada só preto, ou só cinza, só branco, com brilhos, lantejoulas e coisas do tipo. Era sempre pelo menos umas 3 cores e sempre algum desenho, fosse uma rosa, uns mosaicos, sei lá o que, sempre tinha alguma coisa.

E aí mais uma prova da identidade da India. Povo de cultura, de cores fortes, comida com muito gosto, de cheiros muito fortes, de muita gente e muito barulho. Tudo muito intenso. Sempre.

Marcadores: , , , ,