Matka

Propaganda enganosa hein dizer que o blog vai voltar ao normal e não voltar. Pura ilusão minha achar que minha vida voltaria a um ritmo normal (?) depois que encontrei o apt em Zurich. Agora é que tenho mesmo coisas pra organizar! Por isso o enoooooooooooorme atraso de notícias aqui no blog. Perdão, queridos.

Mas cá estou eu novamente pra falar de Matka. Sim, ainda estou falando da Macedônia, de 2 meses atrás. Eu não queria escrever de qualquer jeito por isso demoro pra escrever quando não estou com a mente livre no momento.
Matka foi uma grande surpresa na viagem a Macedônia, quando o tour que eu tinha organizado não duraria o dia inteiro, porque a capital Skopje não tem tanta coisa assim pra ver. Então o guia sugeriu incluir algum lago nos arredores de Skopje e fechar o dia. A intenção era ir ao lago Ohrid, que é verdadeiro ponto turístico, mas é mais longe e precisaria de mais tempo. Então Ohrid ficou de lado e fui conhecer Matka mesmo.
O lago Matka é um refúgio dos macedônios e dos skopjites. Seja programa de fim de semana, passeio rápido, férias, trekking ou respirar ar puro, de acordo com os locais, Matka está se tornando cada vez mais popular. É uma área abençoada pela natureza com grandes montanhas e um lago lindo, que dá uma combinação de paisagem pouco vista por aí.
Com toda essa beleza de natureza junta, quando visitei Matka ainda estava carente de visitantes. Sim, vi vários hoteis e restaurantes com caras de recem-abertos, mas ok, talvez pela época, pelo dia que não se decidia se chovia ou se fazia sol, mas olha aquilo ali é um pedacinho de céu! 
Que tranquilidade! Que coisa fora do real! Lindo! Lindo! Ok, imagino que fique menos tranquilo em alta estação... Matka sem dúvida no verão é bastante popular. A vista é espetacular e nem cenário de filme é tão bem feito com tanta perfeição de simetria e cores. Atividades por ali é andar de barco, explorar as cavernas que tem por ali, fazer trilha conhecendo os diferentes caminhos que levam a esse paraíso. Olha, eu adorei.
Em Matka tem uma espécie de barragem onde chega o rio Treska e ela controla o nível da água do lago. Eu e a guia andamos pelos arredores, ela me apresentou o melhor vinho local e a torta sekulova que falei no post passado, fechando uma tarde muito agradável e inesquecível passeio pela Macedônia. 

Marcadores: , , ,