Dijon

Aí to eu quieta na minha e um amigo suiço pergunta se eu não to afim de ir a Dijon, na França, porque ele vai correr lá de moto num campeonato e vai passar o fim de semana lá, e a cidade é bonita, e ele sabe que eu gosto de viajar, e.... nem precisava falar mais nada, já topei.
Ok que primeiro ele não é amigo amigo de muitos anos pra viajar junto e fazer uma proposta dessas e tal, mas ne, eu que já estou num nível avançado de viajante não vou implicar com isso, e ele também não é qualquer suiço que eu conheço. Apesar de ele ser suiço e não ser muito comuns os suiços (muito menos os que eu conheço) me chamarem ou chamarem qualquer amigo-colega pra viajar, ele é suiço-francês, então é mais compreensível. Depois há tempos que falávamos de viagens e tal, então o convite foi tranquilo. No issues there.

Dijon fica no centro leste da França, a 1 hora e pouco de Paris, isto é de trem bala, são 300km de distância. Daqui de Berna são 3 horas de trem (TGV) e eu pra falar a verdade adoro essa viagem de trem rápido. Eu adoro a França, adoro viajar de trem na França, e acho que tem muuuuita coisa pra visitar, podia passar lá um mês só conhecendo cidades e não iria me cansar. Ora um mês... muito mais! Assim como na Itália, tem muita coisa pra ver, claro com suas particularidades. Adoro. Então a proposta do meu amigo suiço foi muito bem aceita, e combinamos o fim de semana lá.
Me programei pra ir de trem e como há tempos queria levar Juca numa dessas viagens, achei que essa seria a oportunidade ideal. Viagem curta, perto, perfeito. Então fui eu e Juca de TGV num fim de semana de primavera de maio de Berna a Dijon. A viagem foi maravilhosa e chegando lá, meu amigo estava terminando a corrida lá e enquanto isso eu fui dar uma andada na cidade até chegar a hora de poder fazer check in no hotel. 
Dijon é a herança dos duques de Borgonha e tem uma arquitetura de dar gosto. Um parêntesis sobre a idade de ouro da Borgonha que tem no meu guia da Folha de São Paulo e eu acho que vale a pena comentar: bem, enquanto a dinastia francesa dos Capetos lutava contra a Inglaterra na Guerra dos Cem Anos que queria definir quem tinha poder sobre o território francês, os duques de Borgonha criavam os mais poderosos Estados da Europa. A corte de Borgonha tornou-se uma potência cultural e manteve os melhores artistas europeus. Daí voce tira e entende o que eu quero dizer com herança.
E não precisa nem procurar muito. É só dar uma passada nuns parques em Dijon como o Darcy ou o L'arquebuse e nota-se a exuberância da arquitetura e decoração de simples jardins que se não fosse a bela influência dos tais duques poderiam até passar despercebidos. Dijon é a capital da Borgonha, a província mais rica da França, em termos de história, cultura, gastronomia e talvez economia? Além de ser parada obrigatória pra quem faz um tour interessado em vinho pois é de lá onde vem os vinhos mais apreciados do mundo, cidades como Fontenay e Vézelay também valem a pena visitar. 
Mas voltando a Dijon, a cidade tem uma vida agitada, culturalmente rica e movimentada. A universidade atrai muitos jovens e olha, eu não sei, eu deveria ir todo fim de semana a França pra comer bem! Como se come bem e barato por ali!! Não sei se é porque já estou muito infiltrada nessa Suiça carente de boas comidas e preços altos pra tudo, que me esbaldei em Dijon. Filés de carne por 10 euros, um prato de omelete com acompanhamentos e vinho e creme brulee de sobremesa por 15 euros! Onde já se viu! Adorei, adorei, adorei, quero mais. Isso sem falar nas baguetes que são nosso pão francês que se vende lá em toda esquina, e olha, parece tão simples mas é mais uma perdição...
E os vinhos! Meu Deus os vinhos locais.... ok ok, vou me controlar, se não voces vão achar que eu to é passando necessidade aqui na Suiça hahahahahaha!!!!! Mas não sério, acredite, se come e bebe muuuito bem em Dijon. Juca também concorda.
Os grandes tesouros da arte da cidade estão no Palais des Ducs, na praça principal da cidade com o mesmo nome, onde tem as fontes saindo do chão. O centro de Dijon é maravilhoso de andar com ruas estreitas com uma surpresa melhor que a outra. Dentre cafes, bares, museus e igrejas muito interessantes, obviamente estão lojas de nomes espalhadas e ir as compras por ali é bem agradável. Com exceção do domingo quando estava tudo fechado.
Foi um fim de semana diferente e muito agradável. Juca se comportou muito bem e deu tudo certo. A volta pra Suiça de carro foi ainda melhor quando pude ver outro lado da paisagem francesa. A noite o centro da cidade ainda estava todo iluminado, ficando ainda mais charmoso. Ainda tivemos a sorte de ter um bar com banda ao vivo do lado do hotel onde estávamos hospedados, e assim curtimos a fria noite de sábado.
As fotos foram tiradas só do iPhone, por isso não estão lá essas coisas, principalmente as da noite. Dijon merecia mais. Quem sabe da próxima vez. Salut!

Marcadores: , , , , , ,