Verão suiço

Se voce buscar por posts de inverno nesse blog, vai encontrar muito mais conteúdo do que histórias no verão ou primavera. Sendo curta e grossa, a razão é que o verão é curto demais.

Oficialmente as estações duram o mesmo tempo, mas o inverno invade a primavera que deveria começar em março. Ora, em março ainda tá um frio danado aqui e mal dá pra abrir mão do cachecol. Inverno termina tarde e começa cedo, pra dizer a verdade.

Bem, em abril chove muito por aqui e não é mais inverno mas também não é primavera. É verdade que precisa de muita chuva pra trazer o verde de volta, pois no inverno as árvores ficam todas peladas e as gramas são marrons e congelada. E pra falar a verdade, eu até gosto das chuvas de maio.

Lá pro fim de maio é que começa a ter dias mais quentes, e é muito comum começar o dia a 2, 3 graus e lá pro meio dia está 20, 23 graus. Os dias que são quentes o tempo todo em maio são uma festa. Todo mundo louco pra arrancar os casacos de vez, eu mesma em maio já to de saco cheio de tanta roupa de frio, to doida pra usar um sapato aberto, uma sandalinha. A essa época, começa a aparecer flores nos canteiros, nas janelas e tudo parece mais feliz.

O verão começa oficialmente em junho, mas em junho ainda temos dias relativamente frios. Bom, não é frio como no inverno mas também não é verão. Quando a previsão diz que vai passar dos 25 graus, aí sim começa o verão.

Agora em julho tivemos no início do mês dias de muito calor realmente. Mas assim, são dias que contamos nos dedos. Nos dedos de uma mão só. To falando sério.

Não precisa de casaco pra sair de casa, dá pra sair de sandália as 6 da manhã. O problema maior é a tarde, depois de meio dia, 2 horas da tarde, trabalhar num dia de verão desses numa sala sem ar condicionado. Enquanto que normalmente os ventos ainda são geladinhos por aqui, mesmo no verão, há dias nessa estação que simplesmente não há vento.
É um calor abafado, um sol que queima, mas não arde. É quente. Voce ve gente na rua de short, de blusa de alça, de chinelo. Suiço não consegue trabalhar quando tá calor. 4 horas da tarde ninguém aguenta mais, todos saem cedo e compensam depois. Vai todo mundo pra piscina, pros lagos, pros rios.
Ouentão vai terminar de trabalhar em um ambiente mais agradável, que é o que de vez em quando fazemos na minha empresa. Encerrar o expediente no escritório e fazer um feierabend não no escritório, mas na beira do lago. Ainda falar de negócios e trabalho, mas com uma taça de champagne geladinha pra aliviar a tensão. E espontaneamente, ir trocando o assunto de trabalho por algo mais relaxado, e encerrar o dia de trabalho com uma bela vista do lago em Zürich. Isso é verão!

Lago Zurich
A temperatura do rio Aare, pelo menos aqui em Berna, nessa época do ano fica na base dos 17, 18 graus. É frio. É gelado. Nadei no Aare ano passado pela primeira vez, foi uma experiência incrível, mas nos primeiros 2 minutos, achei que ia morrer congelada. Parece que voce ta entrando numa banheira gigante com pedras de gelo.

Esse ano fui nadar no rio no dia mais quente do ano até agora, quando Berna fervia a 30 graus. O rio continuava a 18. Fui com mais coragem e incentivada por quem passava por mim nadando e parecendo muito contente lá dentro. Tava um gelo ainda, mas pela experiência eu já sabia que depois melhorava e que valia a pena.

É tradição. Não tem praia, nada no rio. Nada no lago. Vai pra piscina. É tudo lotado a essa época do ano.

Enquanto o sol não é aquele sol tropical de dar um bronze daqueles, dá pra dar uma queimadinha sim, mas suiço é cuidadoso demais pra isso. Todos usam protetor no maior fator possível, pois são brancos demais. Qualquer alteração é perigosa pra eles. E mesmo com o protetor solar mais alto não passam tanto tempo no sol. Tostar nunca.

Em dias que não dá pra ir dar uma nadada ou pegar um sol no parque, o verão pode ser aproveitado de outras formas por aqui. Fazer trilha é uma delas, mas só quando não está muito calor. Sentar no bar mais próximo, tomar um chopp ao ar livre, tomar sorvete na rua, ficar até tarde na rua sem casaco, ver o sol se por as 10 da noite. Tudo isso é característica do verão suiço.

Sinceramente não sei como alguns bares e restaurantes sobrevivem, porque se comparar a quantidade de gente nas ruas - tanto indoors quanto outdoors - no verão é consideravelmente maior que no inverno. Sei lá, a atmosfera muda, o povo conversa, se ouve barulho na rua. No inverno não, é tudo quieto, todo mundo que tá andando na rua tá doida pra entrar em algum lugar.
chuva de granizo

No final de julho começa mais uma temporada de chuvas, e em agosto quando fizer de novo um dia que faça muuito calor, pode ir se despedindo. Além de com certeza vir uma tempestade logo depois, o próximo dia que fizer calor já vai fazer menos calor. E assim vai.

Dia desses tava aqui maior sol, de repente, do nada, o tempo se fecha, e chove granizo. Mas muito forte mesmo. Pedras de gelo caindo do céu com toda força, num barulho ensurdecedor, em tempo de danificar os carros e as pessoas nas ruas. É verão.

Aqui não existe verão com muitos dias seguidos de sol e calor. Faz calor, faz. Faz sol, faz. Mas pode checar a previsão do tempo que logo logo vai aparecer uma tempestade pra compensar. Não to jogando areia no seu verão não, é a mais pura realidade.

Bom mas no final de tudo, é muito bom. Eu adoro o verão. Mesmo que não de pra aproveitar muito como estive acostumada, dias seguidos de sol e torrar no calor, é muito bom ter mais tempo de luz do sol por dia, chegar em casa ainda claro e ter ainda claridade por várias horas, acordar no claro, e não precisar de casacos por algumas semanas. Eu também não gosto de calor o tempo inteiro. Adoro quando chega o outono que podemos nos arrumar mais, ir trabalhar e não precisar ligar o ventilador, nem ficar suando no escritório.

O verão é curto, é. Mas tem sua medida que embora eu ainda não saiba dizer se é certa ou quanto seria a certa, to satisfeita do jeito que é.

Pelo menos da uma aliviada na friaca que acabou mas que ja ja chega de novo. Mas que quando chega, já é bem vinda. Sinal que o verão foi bem aproveitado, ou longo o suficiente pra fazer o frio fazer falta. Pelo menos pros suiços.

Marcadores: , , , ,