Eurocopa 2012

Estou ciente que não é muito interessante ler sobre um negócio que aconteceu há 4 meses atrás, mas o hiato no blog acabou e eu não quero deixar de registrar a minha ida a Eurocopa lá na Ucrânia, em junho de 2012.
Assim como a Copa América reune as seleções do Brasil, Argentina e as melhores da América, a Eurocopa reune os melhores do velho continente. Assim como a Copa do mundo e todos os campeonatos importantes por aí, acontece a cada 4 anos, e há 4 anos atrás eu assistia de casa lá em Recife.
Sempre gostei de futebol e nem passou pela minha cabeça um dia poder assistir a esse espetáculo de perto. Até a minha amiga ucraniana dar a ideia de ir a Kiev justamente na época que está acontecendo a Eurocopa 2012 que COINCIDENTEMENTE nesse ano acontecia na Ucrânia e na Polônia!
Jackpot! Esses campeonatos já são a maior festa. Eu já até imagino a festança nas ruas do Brasil na Copa de 2014 e nas Olimpíadas no Rio em 2016. Mas já imaginou assistir a Eurocopa por aqui? Assim quase como a Copa do mundo, uma mistura de nações, um clima festeiro e emocionante, e ainda por cima assistindo a jogos de seleções incríveis. Isso sem falar que o verão aqui é rápido então temos que aproveitar ao máximo. Poder estar ali até tarde da noite de short, tomando cerveja, escurecendo as 10 da noite, ah, sem igual!
Depois da última Eurocopa ter acontecido na Suiça um ano antes de eu chegar por aqui e obviamente eu ter perdido, nada mais justo mesmo ter tido essa chance! hahaha.
Mais um item na minha Bucketlist bem executado. O grupo da gente - os locais (minha amiga, o irmão, a esposa do irmão, os amigos) e o suiço que estava com a gente todos animadíssimos com o clima da Eurocopa, e pra apimentar ainda mais a viagem, na nossa segunda noite por lá, a Ucrânia consegue a façanha de ganhar da Suécia! Não que a Suécia seja um timão, mas a Ucrânia também não tem a tradição da bola no pé, então estrear na Euro com um placar de 2x1 foi quase como ganhar a Copa!
O clima invadiu e contagiou a cidade e as pessoas! Muita festa na Fanzone em Kiev, muitas bandeiras, muita gente meeesmo, um clima nacionalista que mesmo sem ser de lá, é legal de se ver aquela explosão quando seu país faz um gol! Até queríamos ir assistir o jogo no estádio, mas o preço, a distância e outras dificuldades terminaram falando mais alto, e nossa festa se resumiu a Fanzone organizada pela UEFA no centro principal de Kiev, e olha, não foi pouca festa não.
Eu que já gosto dessa mistura de cultura e conhecer sempre mais de tudo, achei fantástico tudo o que os ucranianos mostraram ali, uma festa daquelas, mas organizada com disciplina, sem pancadaria nem vexames. Tudo com cara de primeiro mundo, nota 10 para o público em Kiev.
Assistimos também ali na Fanzone vários outros jogos nos 5 dias que estive ali e a impressão permaneceu. E mesmo a Ucrânia tendo perdido nos jogos seguintes e não ter ido muito longe na Eurocopa, assim como a Polônia, deu um exemplo muito bom como anfitriões. Se o Brasil fizer parecido daqui a 2 anos já tá de bom tamanho! Só espero que faça mais gol que a Ucrânia ne, e que vença a campeã desse ano, a Espanha, mas isso aí já é outra história.

Marcadores: , , , , , , ,