Nice

Se eu fosse escrever em Inglês, daria pra fazer alguns trocadilhos aqui, porque Nice is very nice! Mas então, vamos lá: NICE! Em Francês mesmo. É a quinta maior cidade da França e o segundo aeroporto mais movimentado do país, depois de Paris. É a "capital" da Cote D'azur, maravilhosamente banhada pelo mar Mediterrâneo. Estrategicamente localizada no sudeste da França, Nice foi a cidade-base ideal para nossa viagem ao sul da França, já que ficava entre as cidades que queríamos visitar.
Então pra não ficar pulando de hotel, arrumando as coisas e indo de cidade em cidade como sem teto e perdendo tempo, resolvemos "fixar território" em Nice, e de lá ir às cidades que tínhamos planejado: Monaco, Cannes, St Tropez e Marselha já na volta à Suiça. É tudo pertinho e de trem, com exceção de St Tropez, se chega rapidinho e baratinho tambem. Para St Tropez fomos de barco porque lá é tão minúsculo que não tem estação de trem.
Mas Nice é uma beleza. Eu estava a cada dia mais empolgada com essa viagem só em checar diariamente as temperaturas de lá antes da viagem. Sol, sempre sol, de dia 20 e tantos graus, nada de 30 e tantos graus exageradamente quente, mas que no sol dá até pra suar. Zero nuvens e uma brisa de arrepiar. Não de frio, de gostosa mesmo. E a noite, não faz frio. Ou seja, melhor que isso, não dava.
Tínhamos reservado 1 dia e meio para Nice, e olha... foi pouco. Eu passaria uma semana, um mês ali só curtindo a Promenade des Anglais. Que orla sensacional. Que azul!!! Tirando as pedrinhas da praia que eu não curti, e tirando que uma cadeira custava beira de 20 e tantos euros por dia, a praia é de dar gosto. Tá, vai, não tomei banho de mar porque a água ainda é gelada demais pro meu costume, mas Eric garante que o banho de mar tava uma delícia. Ficar ali deitada na praia do Lido curtindo o sol que agora é tão raro pra mim, era suficiente pra esquecer do resto do mundo... olha, vou dizer, eu cresci no litoral do Brasil, onde temos praias lindíssimas tambem de tirar o fôlego, mas a Cote d'azur eu não sei.. fiquei hipnotizada com esse azul da praia de Nice.
Nice foi fundada pelos gregos e colonizada pelos romanos. O clima é subtropical praticamente o ano inteiro e atrai gente há décadas. Até a Segunda Guerra Mundial, a cidade era a favorita dos aristocratas. E não é a toa ne. Com a construção das ferrovias no século 19, virou a área de recreação e o destino favorito dos ingleses e dos russos. O tempo passou e a região ficou cada vez mais popular, chamando a atenção de celebridades, jogadores de futebol e artistas famosos pra passar suas férias. Elton John e Brigitte Bardot são um dos muitos que resolveram adquirir uma propriedade por lá pra quando der vontade. Hoje Nice tem uma população de 350 mil pessoas, é um atrativo enorme de turistas que vão lá nem que seja só pra dar uma volta na Promenade des Anglais.
A Promenade, ao longo do litoral, foi construída por volta de 1830 com ajuda da colônia inglesa que ia ali passar férias. Hoje é uma orla de 8km com oito pistas, aluguel de bicicleta, galerias, lojas, cafes chiques e grandes hoteis como o Negresco, que é um cartão postal da prosperidade da cidade. Dar voltas ali faz parte da viagem.
A cidade é relativamente pequena e fora da praia, andamos pouco. Também não é o tipo de destino que vc vai pra bater muita perna. Nice tambem foi italiana por um tempo em 1860. E é perfeitamente perceptível a influência dos tons amarelos e pasteis no centro antigo.
E isso foi o máximo de "exploração" pela cidade que fizemos. Tambem tava um calorzinho, que o que eu mais queria mesmo era voltar pra praia.. Uma volta no centro, na parte velha da cidade, uma visita ao mercado, e dar uma paquerada com os iates e os barcos no porto. Pronto! Tá visto. O resto era só praia e sol!
Eu não diria que fazer turismo em Nice é caro. Claro, tem hoteis a beira da praia que são luxuosíssimos e voce pode facil facil gastar uma nota num aluguel de um iate desses e coisa e tal, mas umas quadras pra dentro da cidade, encontra-se hoteis mais em conta, como o nosso simples Hotel Brice, onde a localização era muito boazinha, perto da praia e tal.. 4 noites num quarto duplo custou menos de 600 euros. Cafe da manhã a parte, sem luxo. Era alta temporada! E olha.. não precisa de muito mais pra se divertir por ali não. Só em estar ali já estava bom demais!
Pra mim, que estou acostumada a esse custo de vida alto da Suiça, ir a França é sempre bom, em termos financeiros. Comer lá eu sempre acho barato. Mesmo em Nice, no centro da Cote d'azur, em alta temporada, não achei nada absurdo. Comida, souvenirs, passeios. Achei tudo normal.
Em alguns momentos, me lembrei da orla de Copacabana quando andava pela Promenade des Anglais lá em Nice. Que saudade. Nice foi demais. E funcionou muito bem como ponto estratégico para dormir e ir conhecer as outras cidades a partir de lá, que contarei nos próximos posts.

Marcadores: , , , ,