A barriga

Apesar de eu achar que tava vendo minha barriga crescer desde os 3 meses de gravidez, eu usava mais roupas folgadas pra sair, ir ao trabalho, então tirando as pessoas que contei, pouca gente percebeu que eu estava grávida. Roupas folgadas primeiro porque eu trabalho num andar onde há mais ou menos 30 homens e 2 mulheres (eu e mais outra), depois sei lá, fiquei com medo de virar o assunto do momento, e não queria ninguém encarando minha barriga.
3 meses

























Bem, ok, nessa foto aí eu estou com uma roupa justa mas essa era a intenção da foto. Li outro dia que as perguntas mais indiscretas que a grávida tem que encarar são: o bebe foi planejado?, só 4 meses? parece que já tá com 6!, qual foi a reação do pai?, e por aí vai. Então confesso que também fiquei receosa de ser posta numa saia justa dessas, apesar de ter sim tido que encarar algumas perguntas assim. Acho que quando a pessoa tá grávida, as outras talvez sem perceber e mesmo sem muita intimidade se sentem no direito de perguntar coisas pessoais.

Bom, se eu escrevi aqui no blog que meu bebe não foi planejado, não tenho problema de dizer isso, mas sei lá. Eu estava com 6 meses de gravidez e uma colega olhou pra minha barriga e perguntou se não era pra amanhã, outra disse que não queria estar no meu lugar porque vai dar trabalho pra nascer... putz, como a gente vê oportunidades que a pessoa podia ter ficado calada. O que dizer nessas horas, o que dizer... Por mais inconveniente que seja, nada me deixou mais sem palavras do que "Posso tocar na sua barriga quando ele estiver mexendo?"... meu... é estranho, ne. Primeiro que eu não determino as horas que ele mexe e depois gente tocando assim na minha barriga... não rolou.
5 meses

























Mas bem, no fundo, eu acho é que não posso culpa-las, afinal, dos 6 meses pra cá, minha barriga deu uma crescida e até eu to achando que não tem mais pra onde crescer.

Das calças de grávida que comprei, só uma ainda tá dando, o resto tudo já perdi porque aperta a barriga. Blusas tento usar as mais folgadinhas pra não ficar ainda mais saliente e provocando ainda mais comentários. E vestidos seriam a melhor opção de conforto, mas infelizmente são poucos os que dão pra usar no inverno brabo daqui. Graças a Deus acho que to sentindo menos frio. Dizem que quando a pessoa tá grávida a temperatura do corpo fica mais quente mesmo e sente menos frio. Eu não sei, talvez eu esteja mais acostumada depois de 3 invernos suiços. Ou talvez seja a gravidez. Próximo inverno eu digo.
6 meses

























E isso porque nem engordei muito eu acho. Bom, com o meu tamanho e meu corpo, sempre achei que ia engordar horrores na gravidez e já tava me preparando psicologicamente pra dieta depois. Mas não, 11kg em 8 meses, na opinião da médica tá ótimo. E também o baby é grande. Com 31 semanas estava com 1,950kg e 42cm então sendo quase 2kg só dele, mais peso da placenta, do útero enorme, do líquido amniótico, da retenção de líquido nas pernas, sobra pouco pra mim.

Desde o iniciozinho da gravidez fiquei com medo do quanto ela podia esticar e comecei a usar óleo de amêndoas da L'Occitane 2x por dia, sempre depois do banho, e até agora to satisfeita. Só uma marca estranha que apareceu mas a médica disse que é normal e vai embora depois que bebe nascer. Tomara.




















Bom, mas foi só chegar no terceiro trimestre, agora no pico, reta final, 8° mês, que eu me senti "mais" grávida. Sim faço piadas comigo mesma, com essa "bola de basquete" grudada em mim ou parecendo que engoli uma melancia, é a melhor maneira de encarar a situação. Porque não é fácil não ter mais posição pra dormir, precisar de 6 travesseiros e da cama inteira, acordar toda noite com o peso da própria barriga, andar 15 minutos e ficar com os pés inchados, não conseguir digerir a comida direito, sentar de perna aberta, ter azia todo dia. Quem disse que seria fácil? Também não sabia que seria tão difícil pesado.

Não, difícil não é. É exaustivo, árduo de fazer coisas que antes voce dava um pulo e fazia. Agora preciso de mais cuidado, de mais atenção, de mais paciência. Vez ou outra bato com a barriga na cadeira ou na mesa porque não calculei direito a distância... costume, sabe. To me acostumando. Quando eu tiver acostumada, ele nasce.
7 meses

























Às 20 semanas de gravidez, lá no 5°, 6° mês, eu comecei a sentir os movimentos dele na minha barriga, mas só eu sentia. A barriga também não se mexia. Hoje? Ha..... já tenho um monte de vídeos da minha barriga se mexendo sozinha, e em alguns dá pra ficar brincando de adivinhar se o que levantou foi um braço ou uma perna. Tem horas que ele tá todo pra um lado só e fica a barriga com uma forma toda esquisita e o peso todo de um lado.

Talvez se eu nunca tivesse ficado grávida e tivesse lendo isso, aliás, acho que já teria desistido da leitura. Mas é tão especial toda essa sensação, mesmo às vezes não tão prazerozas... que no final termino entendendo o olhar fixo das pessoas que cruzam por mim no trabalho na minha barriga. Porque agora não adianta mais usar roupinhas folgadinhas, ela chega antes de mim e não tem como disfarçar. São semanas após semanas me olhando no espelho em várias posições, em vários ângulos, e comparando com as semanas anteriores vejo o quanto cresce.
8 meses

























Então deixe que olhem, deixe que falem e que perguntem dela, minha barriga. Em breve não a terei mais e de alguma forma, acho que vou sentir falta de alisá-la ao sentir os chutinhos, ou parar o que to fazendo pra imaginar o que bebê está fazendo ao sentir seus movimentos.

Tanto me "conformei" com a barrigona que resolvi até fazer umas fotos profissa pra guardar de recordação e modestia a parte, ficaram demais! Mostro algumas no post seguinte, pode ser?

Marcadores: , , , ,