Sprüngli

Então já que a Suiça é famosa por queijo e chocolate, por que não falar pela primeira vez nesse blog sobre chocolates suiços? E já começo bem falando de Sprüngli, a confeitaria mais luxuosa do país e uma das mais famosas do mundo.
Existente desde 1836, David Sprüngli é o culpado. Sim, ele abriu uma loja de doces em Zurique que fez tanto sucesso que em 1845 já estava com uma loja na Bahnhofstrasse, a rua mais famosa da cidade. Coincidência ou não, a loja fica bem na Paradeplatz, o ponto onde hoje o metro quadrado é o mais caro na cidade inteira. Talvez até por isso tenha atraído tanta gente. Fato é que a marca é pioneira na fabricação de chocolates e determinou a fama da Suiça com uma reputação de um dos melhores chocolates do mundo.


Hoje a marca opera em junção com a Lindt, uma outra marca suiça que.... nossa, sem palavras. Lindt & Sprüngli juntas, imagine.... muita delícia...

A marca movimenta a economia suiça com vendas chegando a 100 milhões de francos suiços por ano numa variedade de produtos que vai dos típicos chocolates basicamente deliciosos a sorvetes, bolos e biscoitos. A loja é sempre cheia embora o preço seja meio salgadinho por um minúsculo docinho, mas as lojas maiores são também cafes que mesmo assim ainda continuam atraindo visitantes e turistas.

Não podemos esquecer os famosos Luxemburgelis. Certamente voce conhece os macaroons das docerias de Paris. Na Sprüngli, são conhecidos como Luxemburgelis, pois foram "confeccionados" por um doceiro de Luxemburgo, e hoje o produto já é mais um selo da fama da Sprüngli. E igualmente deliciosos em qualquer sabor.
A loja principal fica na Paradeplatz, na Bahnhofstrasse, mas ainda há outra menor mais no começo da mesma rua. Também existe em Basel, Berna, Winterthur e Zug, e acho que em Genebra? Nao tenho certeza, mas não existe na Suiça inteira. E é claro, importando chocolate para o mundo inteiro. A fábrica fica em Dietikon, aqui pertinho nos arredores de Zurique. Quem sabe não vou lá um dia fazer uma visita...

Marcadores: , , , ,