Licença maternidade na Suiça

Agora que estou diminuindo ou parando de vez o ritmo de trabalho, em plenas altas 37 semanas de gravidez, acho que já posso falar de como funciona a licença maternidade por aqui. Bom, já posso agora porque agora já sei como é, mas demorou um pouco pra entender tudo. No começo cada um falava uma coisa, e aí percebi que quem dizia alguma coisa as vezes nem tinha filhos então era o melhor me informar com quem realmente pudesse me dar as informações mais certas.

A lei suiça diz que a licença maternidade paga deve durar 16 semanas. Só. Aí tem uns negócios de quem trabalha com trabalho pesado que tem que se afastar antes e etc e tal, mas em suma, é isso. Só que o que acontece é que algumas empresas jogam em cima dessa lei e fazem suas próprias regras.

Em algumas empresas voce é obrigada a parar de trabalhar 6 semanas antes da data esperada pro nascimento, pois a partir da semana 34 a grávida já fica bem debilitada, com pés inchados, dificuldade de dormir que vai influenciar a produtividade no trabalho e etc e tal, o que eu acho um absurdo, pois se vc tem que começar as míseras 16 semanas que já são pouco tempo pra passar com seu filho, 6 semanas antes de ele chegar ao mundo, significa que vc só vai ter 10 semanas com seu recem nascido, e o que são 10 semanas? Nada, ne. Aí se esse for o caso da empresa onde vc trabalha, e vc quiser continuar a trabalhar depois da 34a. semana, vc tem que entrar com um atestado do seu médico dando o OK que vc pode realmente continuar a trabalhar 100%. Atestado médico a essa altura já entra como licença maternidade.

Graças a Deussssss a minha empresa não é desse tipo. Mais graças a Deus ainda é que no meu antigo emprego (lembra? aquele que eu penei pra sair?), lá era assim. Ou seja, se eu tivesse continuado lá....

E convenhamos, um atestado dizendo que voce pode trabalhar? Onde já se viu isso? Acho uma falta de respeito com a gestante e muito aproveitador da parte da empresa fazer isso. Mas enfim. Deixando minha opinião pessoal de lado, nem toda empresa é assim.

Em outras, vc tem direito a continuar trabalhando se quiser e começar a licença a partir do dia que seu filho nascer, o que é lógico. E aí o que acontece muito é ir diminuindo aos poucos o ritmo de trabalho de acordo com o passar das semanas e suas condições.

Eu trabalhei 100% até a semana 35. Não tava fácil, mas ainda dava, mesmo com os pés inchados e as 300 idas ao banheiro por dia, eu ainda preferia continuar trabalhando do que ficar ansiosa em casa vendo cada hora do dia passar. Isso além do frio ne, em plenissimo inverno e com menos roupa cabendo a cada dia. Só que na consulta das 35 semanas, a própria médica disse pra slow down porque trabalho em bureau sentada não é a melhor coisa pra minha barriga nem pras minhas costas nem pro bebe se posicionar, enfim. Além do que, nesse final da gravidez a gente anda tão devagar, a respiração é tão cansada e o incômodo e o cansaço natural é tão visível no nosso rosto, que na minha opinião fica até incômodo pros colegas tambem. Não sei se é porque trabalho na informática que é uma área dominada por homens - no meu andar só tem 3 mulheres (eu e mais 2) e uns 40 homens - que fica aquela coisa meio awkward de não ter muito jeito com o assunto ou não saber o que comentar ou como se comportar com o estado da grávida, porque eu já passei por várias situações que fica aquela coisa eu e o cara esperando o elevador, ele olhando pra minha barriga, olhando pra mim, sem saber o que dizer... na reunião, to falando lá meio sem ar, e fica todo mundo com cara de preocupado sem saber o que fazer. Além das perguntas diárias "vc trabalha até quando?", "já não está na hora de parar?"... Claro que também não é muito confortável pra eles. Então desde a semana 35 diminuí o trabalho com a licença médica, fui passando minhas responsabilidades e meus projetos pros colegas e agora tenho mais tempo livre pra por o sono em dia, porque faz tempo que as noites são muito interrompidas por falta de posição, idas ao banheiro, etc. E minha licença maternidade continua intacta e só começará a contar do dia que Eduard nascer.

Na licença maternidade aqui voce recebe 80% do seu salário. Mas existe ainda a possibilidade de extender sua licença além das 16 semanas, mas sem ser paga. Voce continua empregada, com sua vaga "garantida" na sua empresa quando voltar, mas depois de 16 semanas até o dia que voce voltar, seu salário é suspenso. Não existe uma regra de quanto tempo voce pode tirar licença não paga, normalmente varia de empresa pra empresa. Na que eu trabalho, o máximo é de 1 ano. Mas aí tem outras implicações quando vc faz isso, pois o tempo que vc não trabalha vc tem ainda vínculo com a empresa, mas não conta como tempo para férias por exemplo, não tem contribuiçao de previdência, vc não está coberto por acidentes, e uma série de coisas que vc tem que se ligar. Além de ter que ter uma economia boa pra esse tempo sem entrar dinheiro.

Já a licença paternidade é uma piada: 1 dia. Ponto. Sem comentários.

A Suiça não é um país que incentiva muito a mãe que trabalha, e essa lei de licença maternidade é uma prova clara disso. Aqui várias mulheres deixam totalmente de trabalhar depois que seus filhos nascem. Questão de creche e flexibilidade não é tão simples assim. Por essas e outras que além de deixar de trabalhar totalmente, normalmente têm filhos bem mais velhas do que no Brasil, por exemplo.

Mas isso é assunto pra ser discutido em outro post.

Marcadores: , , , , , ,