Lindenhof

Desde que estive num restaurante chamado "Drei Linden", na Alemanha, em 2004, descobri que Linden é uma árvore. Depois que vim morar na Suiça, já ouvi várias vezes Linden, Linden, Linden. Nome de cidade, nome de restaurante, nome de praça. E em Zurique existe o Lindenhof: Linden que é a árvore e hof significa lugar, espaço, um bloco de espaço físico.
Lindenhof: o lugar das Linden. É um ponto não exatamente turístico.. ok, é turístico, porque é de lá de onde se tem uma das melhores vistas da "orla" do Limmatquai. É o topo da colina Lindenhof, no extremo centro histórico medieval de Zurique. Sim, Zurique tem centro histórico, um dia conto aqui.
E olha essa vista! Zurique é muito linda, ne? Desde que foi encontrada uma lápide romana do século 18, diz a história suiça que ali havia um castelo romano. Mas desde o início do século 21, o espaço funciona como uma área recreativa, e é por isso que eu não afirmei com certeza que é um ponto turístico.
Ali vários senhores daqui de Zurique mesmo se encontram diariamente para jogar, conversar, passar o tempo com uma apreciada vista da cidade onde moram. Então ali se vê claro turistas em busca da melhor foto, mas também nativos. Em dias de sol, é popular para encontros, churrascos, pic nic.
São muitas árvores desse tipo Linden, com bastante sombra por todo o parque. Por isso mesmo é um pouco tricky ter-se uma boa foto quando se tem alguém posando pois a pessoa vai estar escura na sombra, como eu fiquei, e o fundo de Zurique obviamente lindo ao sol, mas vale a pena a tentativa e o passeio.

Marcadores: , , , ,