Limmatquai

O centro antigo de Zurique tem o rio Limmat como referência. O rio Limmat é a continuação do rio Linth que vem dos alpes e a partir do ponto que desembarca no lago Zurique vira Limmat, que corre por 35km até se encontrar com o rio Aare, bem conhecido pra quem mora em Berna.
O centro antigo de Zurique fica então dos dois lados do rio Limmat. No centro da cidade, saindo do lago em direção a estação central (Hauptbahnhof). De um lado, ruas medievais que quase fazem esquecer o ritmo e a fama de bancos e capital financeira da Suiça. Ruas de pedestres, lojas instaladas no meio de sobe e desce quase labirinto, instituições culturais e religiosas.
O labirinto de ruas de pedestre tem um fim e se conecta com a Bahnhofstrasse, a rua de compras mais conhecida do país, pode-se dizer. Tanto nas ruas de pedestres quanto na Banhofstrasse, fazer compras ali é para quem está disposto a gastar, com algumas poucas exceções de lojas. De medieval, o centro se tornou mesmo capitalista e o aluguel de um espaço ali está entre os mais caros do mundo. Mas não doi dar uma volta e conhecer os arredores ne. Afinal diante de lojas de marcas caras, ainda se encontra fontes e tudo tão bem organizadinho, e a arquitetura ainda é tão interessante que vale a pena.
Também não é de tudo caro e luxo em Zurique. A famosa Fraumünster, igreja fundada em 853, é cartão postal da cidade. A praça Münsterhof beirando o rio Limmat é o lugar ideal e fundamental para turistas tirarem fotos visando a tal igreja. A ponte Münsterbrücke (Cloister Bridge, em Inglês) que a liga a Münsterhof ao outro lado do rio Limmat está sempre movimentada.
"Quai" de Limmatquai é um termo suiço que significa cais, desembarcadouro. Então a Limmatquai é toda a área que vai ao longo do rio Limmat. Como disse antes, de um lado, as ruas medievais e a Bahnhofstrasse. E de outro, o outro lado da moeda. ruas que passam carros mas ainda sim é possível caminhar tanto ao longo do rio Limmat ou do outro lado ainda vendo o rio mas de vez em quando dando uma olhada nas lojas e cafés.
O lado esquerdo da Limmatquai pode ser explorado tanto vindo do lago Zurique até a Bahnhof, apenas indo do outro lado senão as ruas de pedestre que falei acima, ou pode ser alcançada atravessando a ponte da Fraumünster na Münsterhof, ou pra quem começar a andança da Bahnhof, é só não ir direito à Bahnhofstrasse, e sim, atravessar a ponte Bahnhofbrücke - onde tem um Coop enoorme) e começar andando dali descendo a Limmatquai com o rio Limmat a sua direita atééé chegar no lago.
É uma caminhada boa, mas é tão bonita a vista para a Fraumünster dali e todo o centro de Zurique, que depois nem se nota o tanto que se andou. Esse lado da Limmatquai é diferente do outro porque além de lojas (e vale salientar, são lojas mais "normais" e não tão de grife, apesar de ainda ter sim lojas caras ali), há vários cafés, bares e restaurantes espalhados, o que não se ve muito do outro lado.

Se voce vai andar no centro de Zurique num dia de sol e pretende dar uma parada na caminhada pela Limmatquai para tomar um vinho, sentar no sol e admirar os arredores, então voce tem que ir desse lado da Limmatquai, que pra sua sorte, se chama oficialmente "Limmatquai". O outro lado como tem muita rua embaralhada na outra, termina cada rua tendo um nome.
Clique para ver grande
Andando pela Limmatquai, voce ve a prefeitura (Rathaus), a Helmaus (uma igreja com um centro de convenções), e ainda se depara com a Grossmünster, a catedral protestante de Zurique e mais um famoso cartão postal da cidade. A igreja foi erguida no século 13 onde antes era um cemitério romano. Ali tem um pequeno museu e subindo a pequena colina onde ela fica, é possível ter uma ótima vista da cidade e da Limmatquai.
O que eu ainda não disse e ainda não vou explorar neste post é que andando na Limmatquai, a cada cruzamento, há uma possibilidade de subir ruas e explorar ainda mais o que antigamente também era o centro medieval da cidade. Niederdof, Oberdof, ali por cima há ainda várias ruazinhas interessantes que com tempo sobrando, vale também a pena dar uma volta.

Pra quem ainda quer ver a Limmatquai mas não quer andar tudo, os trams 4 e 15 andam ao longo dela, com paradas na Helmhaus, Rathaus e Rudolf-Brun-Brücke, pontos estratégios para a foto!

Até 2004 a Limmatquai era apenas para pedestres, mas foi liberadas para trams e carros, o que a torna muito movimentada hoje em dia, na minha opinião. A pé ou de tram, sem dúvida um passeio imperdível para quem visita Zurique.

Marcadores: , , , ,