Promenade de Lucerna

Já estava na hora de um post decente sobre Lucerna. Em quase 4 anos de Suiça, só tinha estado lá uma vez, como pode isso! Na minha opinião, uma das cidades mais lindas da Suiça. Eu estive lá logo que cheguei aqui num passeio num fim de semana para ir ao Blue Balls Festivals, no show da Joss Stone que foi demais. Na época, este blog era mais um espaço pra compartilhar minhas fotos com a família e amigos, já que o Orkut só cabia 10 fotos, hahahaha!
Com o tempo, o blog foi crescendo, ganhando muitos leitores e eu passei a querer escrever mais sobre os lugares e as experiências, e não só postar fotos sem explicações. E estamos aí, 4 anos de blog e muitas boas recordações, graças a Deus. Então não era justo uma cidade tão linda como Lucerna, uma das minhas maiores sugestões de passeio a quem me escreve pedindo dicas e tal, ter um post aqui no blog tão pobre.
E então juntando o útil ao agradável, num dia de sol de verão, fui com Edi encontrar minha comadre pra um passeio maravilhoso na promenade da cidade.
Que beleza!
Lucerna é a maior cidade da Suiça central. Luzern em Alemão, Lucerne em Francês, Lucerna em Português. A cidade é rodeada pelo lago lucerna. O lago lucerna é o nome em Português (Lake Lucerne em Inglês), em Alemão o nome do lago é Vierwaldstättersee, ou seja, o lago dos quatro cantões da floresta, rodeado pelas lindas montanhas. Aliás, uma delas eu já conheço, a Burgenstock.
A montanha mais famosa que rodeia o lago é o Monte Pilatus, que eu ainda não conheço de perto. Mais um to do na minha lista. O lago é grandão, tem 38km de comprimento, fica a 433 metros acima do nível do mar. E o nome do lago relaciona os 4 cantões porque literalmente é onde 4 cantões se encontram: Uri, Schwyz, Unterwalden e Lucerna. Os cantões são como estados.
Então montanhas, alpes e o lago. Paisagem mais suiça que essa não existe. Lucerna já foi um dia uma vila de pescadores, mas foi crescendo sua importância com a abertura do St Gotthard em 1220. Durante a Reforma, Lucerna liderou a resistência católica na Suiça e sem querer estava logo envolvida em disputas políticas e religiosas. Desde o século 19 então o turismo passou a praticamente sustentar a economia.
Com razão ne. Olha bem essas fotos. Lucerna é uma cidade compacta, tem o centro antigo que é facilmente explorado a pé, mas pra mim, passo o dia inteiro na beira desse lago fácil fácil. Ainda mais num dia de verão como este.
A famosa ponte de madeira da cidade é do século 14 e corta o rio Reuss. De acordo com o guia Eyewitness Travel, a Kapellbrücke (ou Ponte da Capela) é a ponte de madeira mais antiga da Europa. Foi destruída em um incêndio em 1993 mas logo reconstruída. É o símbolo de Lucerna, o maior cartão postal da cidade. A cidade, claro, tem muito mais a se ver além do lago, como o centro antigo medieval, o Museu Suiço dos Transportes, o Museu Picasso, mas este post dedica-se inteiramente à sua promenade, porque ne, merece.
Pronto. Só a promenada acho que já justifica a visita, não acham? Um passeio sem gastar nada, ao ar livre, e ainda super bacana para crianças tambem.

Marcadores: , , ,