Rennweg

Eu preciso escrever um post melhor sobre a Bahnhofstrasse do que este. Tem muita coisa ali que merece atenção. Ainda não será hoje. Hoje o assunto é compras em Zurique, sim, mas numa das ramificações da Bahnhofstrasse, a Rennweg.
Rennweg vista de cima
Zurique também tem uma cidade velha, e a Rennweg é uma entrada pra ela. Da Bahnhofstrasse, o mais alto escalão de luxo e concentração de lojas e turistas na cidade, Rennweg é a entrada para as ruas de paralelepípedo antigas. Sim, Rennweg é uma das ruas mais antigas de Zurique. Na Idade Média, esta área era o espaço mais movimentado da cidade.
Passeio na Rennweg com  Eduard com 4 semanas de vida
Hoje, claro, com a comercialização de tudo, esta rua é composta de lojas, cafes e escritórios comerciais. Depois da Bahnhofstrasse, Rennweg talvez seja a rua mais famosa para compras em Zurique, mas com uma diferença: ali não passa trams.
Rennweg no Natal
Confesso que andar na Bahnhofstrasse com trams pra lá e pra cá passando no meio é um pouco estressante. Há lojas dos dois lados e voce não pode simplesmente olhar pra uma loja do outro lado e andar até ela, tem que se preocupar em olhar pros dois lados e pras ruas ramificadas se não vem tram, o que sempre vem, porque várias linhas andam ali. Então sempre tem o sino do tram tocando como alerta porque algum turista não viu o tram e foi atravessar, a pessoa quer tirar foto no meio da rua e não pode, é complicado. Porem a Rennweg não. Ok, entra carro ali para descarregamento das lojas e tal, mas tem bem menos trafego que na Bahnhofstrasse, podemos andar no meio da ruas mais tranquilamente ali.
Inverno na Rennweg, grávida de 8 meses.
Rennweg no verão
Edi com 3 meses
A Rennweg tem prédios com lojas no térreo e no alto há escritórios comerciais funcionando. Os prédios não passam de 5 andares, mas forma aquele paredão que não deixa passar vento, o que no verão, deixa aquela rua mesmo como um forno. Os paredões no entanto também servem pra outra coisa: parede para ajudar na decoração. Ali tem sempre alguma coisa pra enfeitar a rua como esses panos no verão pra ajudar a concentrar o vento. No Natal, sempre há uma decoração bonitinha tambem.
Rennweg no inverno
Subindo a Rennweg até o final, voce está em Zürich Altstadt, a cidade antiga de Zurique, já com ruaszinhas ainda menores e mais estreitas, prédios mais baixos e um sobe e desce de ladeiras com fontes de água jorrando e bandeiras da Suiça por todos os lados.
Na minha opinião, mesmo que compras não seja seu foco, um passeio em Zurich vale uma voltinha pela Rennweg. Para chegar lá é super fácil, os trams 6, 7, 11 e 13 param na parada "Rennweg" na Bahnhofstrasse, e de lá é só ir subindo a própria rua. Ou andando da estação principal de Zurich pela Bahnhofstrasse, quando chegar a loja Bally, a esquerda estará ela.

Marcadores: , , , , ,