Giacometti-Halle

Uma das coisas mais legais da Europa é estar andando na rua como quem não quer nada e dar de cara com prédios históricos e fachadas deslumbrantes. Mais legal ainda é voce ir descobrir o que é o ilustre prédio e ser uma universidade, um departamento de alguma coisa da prefeitura, quase como uma coisa sem muita importância cultural.. quanta ingenuidade.
Longe disso. Mesmo os prédios "mais banais" não são sem importância. Isso não só na Europa claro, mas digo porque moro aqui e termino conhecendo muita coisa "sem querer". Arquiteturas fantásticas, detalhes magníficos, infra estrutura e conservação super bem cuidados. Foi assim que me deparei com o prédio da polícia de Zürich numa andança pelo outro lado do Limmat.
Não tem como passar desapercebido um prédio dessa imponência. Então numa pausa na sombra porque o sol deste verão não tá de brincadeira, fui dar uma olhadinha nas apps que tenho sobre Zurich no meu celular e descobri que dentro deste prédio existe uma atração turística!
Atração turística dentro do prédio da polícia como assim! É isso mesmo, senhoras e senhores. E pouco explorada. E já posso até dizer um dos motivos: não pode tirar foto lá dentro. Booring...
Bom, o Giacometti hall é um salão na entrada do prédio da polícia de Zurich. Augusto Giacometti, arquiteto em Zurich nos anos 1900 e bolinha, transformou a entrada deste prédio - que costumava ser um orfanato e virou um prédio municipal, que acabou virando sede da polícia - numa obra de arte. Giacometti foi contratado para pintar o teto e as paredes da entrada e ficou uma coisa tão linda que ganhou significância nacional.
Giacometti Halle (fonte: Weltreisender)
Giacometti Halle (fonte: stay.com)
Olha é uma pena mesmo não poder tirar foto lá dentro. Não é grande, mas dependendo do ângulo, parece uma ilusão de ótica. E a luz lá é meio baixa assim mesmo pra não danificar as pinturas. É muito lindo. O site da prefeitura fornece até uma visão 3D do salão, dá só uma olhada aqui que bacana. Como não tirei foto lá dentro, as fotos que postei aqui do interior do prédio peguei no Google, as fontes estão escritas. Mesmo sem poder tirar foto lá dentro, vale a pena uma paradinha ali pra conhecer sim. Ainda mais sendo tão próximo da Bahnhof e do centro. É de graça e é preciso deixar uma identidade na recepção com a policial antes de entrar. O horário que é um pouco restrito, aberto diariamente das 9 às 11 e das 14 às 16h.
Giacometti Halle
Bahnhofquai 3
8001 Zürich

Marcadores: , , ,