Zum Kropf, Zürich

Zürich tem uma vida noturna bem agitada, diferente de outras cidades suíças. Bem, ainda estamos na Suíça, então agitada pode ser relativo, dependendo de onde voce vem. Depois que vim morar aqui grávida, não pude aproveitar muito as baladas até altas horas. Entretanto, vida noturna não é só balada. Posso dizer que aproveitei bem meus 20 e poucos anos nos tutz tutz. Hoje pra mim vida noturna inclui um vasto leque de opções de restaurantes e bares, uma boa conversa, uma boa companhia, uma saborosa refeição.
É, com o tempo, a gente aprende a desfrutar outras coisas de outras maneiras também. Mas chega de papo com cara de experiente... kkkkk... Tenho escrito aqui alguns dos lugares que tenho conhecido. Uns mais tradicionais que outros. Uns mais legais que outros. Eu gosto de restaurantes tradicionais. A Suíça tem uma cultura misturada, então encontrar lugares tradicionais tem um sentido especial pra mim. Principalmente em se falando de gastronomia, quando voce procura comidas típicas daqui.
Escrevi um post sobre pratos típicos suíços, e olha, até agora, posso dizer que se resume a aquilo mesmo kkkk... o que pode variar é o molho, o acompanhamento, mas em suma, é isso. Salsicha, batata, queijo, basicamente preparados de maneiras diferentes. Então já que a comida é a mesma, vamos experimenta-la em diferentes lugares para comparar, conhecer e olhar ao redor.
O restaurante Zum Kropf em Zürich é pra lá de tradicional, falando de cardápio. Pra começar, fica bem no centro de Zurique, ali perto da Paradeplatz. E ao olhar ao redor.... hum... também! No site, conta a história do espaço, e po, lugares com história, mesmo um "mero" restaurante, me conquistam. Pra começar, a casa onde o restaurante é hoje, data da Idade Média, quando era uma residência normal. No final do século 18, foi ocupada pelo prefeito Johann Heirinch Kilchsperger, depois virou uma loja, uma cervejaria e hoje um restaurante.
Do lado de fora, nem parece muito atraente. Uma casa normal, com um terraço em cima. Mas entra pra ver. O hall principal tem pinturas ornamentais, algumas ainda resistentes do pintor polonês Alexander J. Soldenhoff, do século passado. Madeira antiga, pinturas barrocas. Pra mim, uma refeição num lugar assim até muda o sabor da comida.
Zum Kropf é o único restaurante em Zurique que preservou seu interior praticamente intacto. Claro, um espaço tão antigo passou por renovações, mas ali naquele ambiente barroco, se mantem até hoje uma testemunha importante do passado e história da cidade. E a comida não deixa a desejar não. Meu bratwurst estava delicioso e a cerveja, claro, não podia faltar.
O público do Zum Kropf é bem maduro, digamos assim. Voce avista uma mesa ou outra com gente mais jovem. A não ser na hora do happy hour, quando a cerveja é o que mais importa. Prefiro pensar que os mais velhos sabem o que é bom. E pra fechar com chave de ouro, os preços dos pratos ainda são em conta. Em Zurique é tudo tão caro que encontrar um lugar com preço bom pra comer é um achado. Comer bem, em conta e com esse ambiente, esse restaurante já está entre os meus favoritos daqui.

Zum Kropf
In Gassen 16
8001 Zürich

Marcadores: , , , ,