O que comer na Suiça

A culinária suiça não é das mais famosas e variadas. Sim, chocolate suiço e fondue são os "pratos" mais famosos daqui. Mas nem só de chocolate e queijo vivem os suiços. Um país com 4 idiomas que vêm dos países com os quais faz fronteira, na sua área gastronômica não podia ser diferente. Algumas tradições são sim emprestadas da França, Itália e Alemanha. Salsichas, queijos e massas. Aqui tem de tudo um pouco. Então, voce que ta pensando em vir pra Suiça, ta preocupado com o que comer e o que pedir nos restaurantes? Bom, eu acho que aqui tem mais restaurante italiano que na Italia, mas se voce não quer ficar só nas pastas e fast food, vamos ao que se come aqui no dia a dia:

Schnitzel e Cordon Bleu


Schnitzel é alemão, Cordon Bleu é francês. Na prática, é praticamente a mesma coisa. Aqui na parte alemã onde eu moro se fala mais Schnitzel ao inves de Cordon Bleu. Nada mais é que uma carne empanada com queijo. Cordon Bleu pode ser apenas queijo e presunto no recheio ao inves da carne. Pode ser schnitzel de porco, vaca, vitelo, cavalo. Qualquer carne dá pra fazer schnitzel. O prato varia com os acompanhamentos. Mas por aqui a batata frita e os legumes são os acompanhamentos mais populares.


Würste


Nunca vi um povo pra gostar tanto de salsicha quanto os alemães. Quando eu estava na Alemanha em 2004 via gente comendo salsicha no cafe da manhã. Aqui na Suiça nunca vi esse exagero, mas ainda assim os suiços comem bastante. Tanto no aperitivo, como no almoço, na janta, no churrasco. Eu confesso que não curto muito. De vez em quando ok, mas como uma e já acho meio pesado. Acho bacana a tradição de wurst no aperitivo nessas mesas que se fica em pé comendo, sabe como é? Um apero rápido depois do trabalho no fim da tarde ao ar livre, um wurst com uma cervejinha vai muito bem. Tem salsicha de tantos tipos, digo logo que não sei a diferença de uma pra outra, mas sei que há vááários tipos preparados de váááárias formas. Coisa que no Brasil eu nunca tinha visto... Então se voce ver WURST no cardápio, já sabe.



Queijos

Eu sempre gostei muito de queijo. Daí vim morar na Suiça, país conhecido no mundo inteiro pelos seus queijos, que variam do sabor suave ao picante. Queijo suave? Queijo picante? É. Até vir morar aqui, eu tambem não sabia disso não. Não que agora eu entenda muito de queijos, porque a variedade é muita, mas uma ida ao mercadinho te dá o mínimo de conhecimento nessa área. Queijo é um modo de vida na Suiça. No café da manhã, no aperitivo, no sanduiche do lanche, na janta. Metade da produção de leite suiço vai pra produção de queijo. É um dos maiores produtos de exportação do país e uma parte importante na economia do país.

Ao pé da letra, o negócio é sério. Converse com um suiço e voce vai ver que mesmo ele não sendo expert, conhece um pouco de cada tipo. Há mais de 400 tipos de queijo suiço, cada um com uma textura, sabor e aroma diferente. Acho até engraçado no Brasil quando vejo salgadinhos com sabor "queijo suiço"... ora, qual?

Cada tipo de queijo suiço reflete sua tradição: alemã, francês ou italiana. Partido em pedaços pequenos, em fatias, no Fondue ou na Raclete, ou nas delicinhas feitas a partir dele. O mais conhecido talvez seja o Emmental ou Gruyère. Uma vinda a Suiça exige um "tour" no mercadinho pra conhecer os queijos.



Rösti


No post que escrevi sobre o Zeughauskeller, o restaurante típico suiço mais conhecido aqui de Zurique, falei deste prato da foto aí de cima. Carne de vitelo picada com molho de vinho branco com rösti como acompanhamento. Rösti é um prato típico suiço, que não é só acompanhamento. Existem restaurantes suiços que servem variadas formas de rösti. Rösti com recheio de tomate, com verduras, e o mais comum, com queijo. Rösti nada mais é que um prato feito de batatas gratinadas com algum recheio dentro. Há pacotes semi-prontos de rösti, já com a batata semi cozida e picadinha, é só por na panela e fritar. Fica bem crocante e aquece a barriga no frio. Não é a toa que é muito comum no inverno.



Carnes


Obviamente, a Suiça tem pratos variados em restaurantes que não são típicos daqui como diferentes tipos de carne, sempre servidas com diferentes Beilage, isto é, acompanhamentos. No Brasil, eu não era acostumada a comer carne de cavalo nem de pato, mas aqui na Suiça, carne de boi é muito cara, e outros tipos de carne entram naturalmente no cardápio do dia a dia. O mais comum é carne de porco.
Então aqui alguns nomes pra lembrar no cardápio quando carne for sua pedida:
Pferdefleisch - carne de cavalo
Entenfleisch - carne de pato
Schweinefleisch - carne de porco
Kalbfleisch - carne de vitelo
Os acompanhamentos podem variar, mas verduras normalmente faz parte. Ah, e pode esquecer o arroz e feijão como acompanhamento.


Fast Food


Não há nenhuma cadeia suiça de fast food assim a la McDonald. Mas precisando de algo universal, fique tranquilo que na Suiça tambem tem McDonald e Burger King. Às vezes aparecem uns burgers querendo ser "típicos" daqui como McRaclette. Não é lá muuuuito popular entre os suiços, mas pelo menos eles se esforçam. Na Suíça não tem Pizza Hut. Mas pizza é o que não falta. Em cada esquina tem uma cantina italiana. Então de comida internacional a Suiça tá farta.


Grillen


Ou churrasco ne. Pra mim, churrasco é bem diferente do que churrasco aqui. Eu ainda prefiro os espetos com uma picanha sangrando. Mas também o verão é bem diferente. Pra começar que o churrasco no verão ao ar livre é com casaco. Dias de calor mesmo talvez uns 5 no ano. E churrasco pode ir até de noite, e de noite é friozinho. Carne é de porco e linguiça é o que não falta. Pronto, o churrasco é isso. E cerveja. É mais uma desculpa pra aproveitar os dias quentes, mas é típico suiço. Se voce for convidado pra um "grill" e as pessoas disserem que vão "grillen", é isso.

Infelizmente minha experiência de Suiça não me permite escrever mais que isso.  Foi isso aí que eu vivi até agora e o que eu vejo no meu dia a dia. A maioria dos pratos é baseada no queijo e na batata, como o fondue mesmo. Nada mais justo, já que a maior parte do tempo é inverno por aqui e é preciso muitas calorias pra se manter aquecido. Morrer de fome não morre, mas na minha opinião, aqui se come muito mal. Mal e caro. Mal porque pra se comer bem custa muito caro, quero dizer. Mas é isso. O post fica aí pra utilidade dos próximos newcomers a este país.

Marcadores: , , , ,