Fondue de queijo

Eu já escrevi aqui no blog sobre fondue de chocolate. Aquela maravilha de chocolate quente derretido que se come com frutas. Passei o Natal passado comendo fondue chinoise, ou seja, de carne. E logo que cheguei a Suiça, também comentei do normal fondue de queijo na minha primeira experiência com o mais famoso prato suiço. Afinal, Suiça sem fondue não é Suiça.

É vero. Até vir morar na Suiça, fondue pra mim era a única mistura que eu conhecia de pão e queijo derretido. Mesmo no calor de Recife, eu e meus amigos já tínhamos feito vários. Depois que cheguei aqui, aprendi que além do pão, acompanha-se com batatas no tal fondue. E depois que fiz Francês, aprendi que não se fala "fondi", mas sim "fondúúe". E que existe várias combinações de pão, queijo e batata na culinária suiça, e não só fondue.

Eu não conhecia Raclette. Talvez no sul do Brasil seja mais popular, mas pra mim que sempre morei no sudeste e no nordeste do Brasil, era novidade. Mas hoje que já passei por tantos micos experiências, nem ouso mais dizer que raclette é tipo fondue, porque só falto ser linxada pelos suiços. Queijos diferentes são usados nos dois pratos. Não me pergunte detalhes porque ainda estou aprendendo. Sei que quero voltar a Gruyères e visitar a fábrica de queijo lá e entender melhor os detalhes, porque quando fui há 2 anos atrás ainda estava sob estado de choque das lindas paisagens.

Aqui na Suiça, quando começa a ficar mais frio como agora, fondue não é apenas um prato, mas um evento. É literalmente delicioso, mas gostoso mesmo é todo o processo de preparação também. Aliás, fui postando ao vivo no Facebook e Twitter os passos enquanto fazia.

Na verdade, os preparativos pra fazer um bom fondue são bem simples. A começar pelos ingredientes: pão, queijo e batata. Tem algo mais fácil que isso? Não é preciso nenhuma habilidade especial, nenhuma mágica, nada disso. Mas fazer fondue na Suiça quando está menos 3 graus lá fora e a neve está a cair, é mesmo especial.

No Brasil também é fácil encontrar queijo de fondue no supermercado, só não lembro quais as marcas que têm por lá. Por aqui há infinitas.

E então numa noite gelada, cozinhei quase 1 kilo e meio de queijo, 1 kilo de batata e mais um pãozão, além é claro de um estoque de vinho tinto - Montepulciano d'Abruzzo, meu favorito - e recebi convidados especiais no meu apartamento pra uma noite suiça com fondue.

Batatas cozidas, pão cortado, só faltava mesmo tirar o queijo semi pronto da geladeira e por no rechaud. Existe também a possibilidade de comprar o queijo "cru" para prepará-lo com outros condimentos antes de levar a fonduezeira. Aí já é trabalho pra um suiço experiente, leva mais tempo, exige mais habilidade, e ne, eu não to pronta pra isso. Pra mim já estava de bom tamanho tirar o queijo semi pronto do pacote e por na panela com alho pra começar a farra.

Então enchi a panela com os três pacotes de queijo - cada um tem 400 gramas. E tem que ficar lá no lerê lerê mexendo e mexendo sem parar pra não embolar.

Coloquei uma lambada no som da cozinha e fiquei lá. Senão não aguento. Já não tenho o hábito de cozinhar. Ficar lá suando mexendo um queijo sem lust não rola.

Quando o queijo começa a deixar de ficar sólido e fica mais homogêneo, mesmo que pastoso (claro, não vai ficar líquido), é sinal que pode tirar do fogo e levar pro rechaud, já a mesa. Vai começar de fato o fondue.

Voce pode também colocar o queijo no fogo do rechau desde o começo. Vai demorar um século pra ficar pronto, mas acompanhada de um bom vinho, isso é detalhe.

Bom, mas com a panela no rechaud a mesa, está iniciado oficialmente o fondue. É só alguém tomar a iniciativa de espetar o pão ou a batata e banhar no queijo. Condimentos, paprika, pimenta ou acompanhamentos a gosto são bem vindos. Chá para acompanhar quem não bebe também é comum.
É uma ótima oportunidade para reunir amigos e família a mesa e gastar um bom tempo ao redor da fonduezeira jogando conversa fora e bebendo um bom vinho, enquanto de quebra ainda se come fondue.

No Brasil a gente se reune pra um churrasco, na Inglaterra pra um chá, na Alemanha pra um bratwurst, e aqui pra um fondue.

É um prato comum na Suiça primeiro por causa dos ingredientes, depois porque é uma comida quente e pesada, altamente calórica (!!!!!!!!), portanto excelente para essa época do ano de frio no hemisfério norte. Mais tradicional, mais suiço impossível.

O calor do rechaud no verão não combina, e no inverno ajuda a aquecer o ambiente. E a desculpa das calorias também é necessária no inverno pro corpo da gente ne. Não dá pra ficar comendo salada e frutas geladas nesse frio. O organismo precisa de calorias pra aguentar o frio.

Os suiços que são acostumados a comer isso também são acostumados a nadar em lago quase congelado, a fazer esportes no gelo, têm alta resistência, etc. e assim perdem calorias. Faz parte do costume deles. Aliás, é super comum fazer uma mega caminhada na neve, escalar sei lá o que no frio, e quando chegar ao ziel, ter um fondue como recompensa. Experiencia própria.

Mas pra mim é diferente, eu não me dou dei bem com nenhum esporte de neve que tentei até agora, e não sei se isso vai ter jeito. A solução é arcar com as consequencias e tentar perder os kilos adquiridos quando começar a esquentar de novo, isto é, lá pra março, abril, maio? Mas bem, isso aí já é assunto pra outro post...

Mas também, vou te contar... ficar se preocupando com calorias no inverno aqui é como ficar tentando não mostrar a barriga quando se está de biquini na praia no verão do Rio de Janeiro. É assim e pronto. O melhor a se fazer é relaxar a consciência mesmo, geniessen o momento, a companhia dos amigos e o próprio fondue.

Suiço pode ter muitos defeitos, mas fondue, certamente não é um deles. Ô racinha pra fazer um tal negócio de pão, queijo e batata gostoso!

Marcadores: , , , , ,