Baden

Ah, como é bom voltar a escrever! Tenho alguns posts no rascunho, mas estive em tantos lugares bacanas, e pelas fotos vendo o tamanho de Edi, me dou conta que o tempo tá passando muito rápido. Ora, já estamos no final de 2013! Bem, em agosto, no fim da minha licença maternidade, fomos conhecer Baden, com a Ana do blog Pelo Mundo e a filha dela Ana Júlia. Edi tinha 4 meses.
Baden é uma cidadezinha pequenininha medieval próxima a Zurique, 15 a 30 minutos de trem, 25km de distância. Oficialmente faz parte do cantão de Aargau, e não Zürich. Mas é tão próxima a "grande" cidade da Suíça que várias pessoas trabalham em Zürich e moram em Baden, pois como é uma cidade menor, o custo de vida é mais baixo.
Baden é muito muito aconchegante e fofa de andar e conhecer. A arquitetura é explicitamente similar com a do sul da Alemanha, assim como St Gallen, claro, pela proximidade da Alemanha.
Nos tempos antigos, Baden foi ocupada pelos romanos e depois de um incêndio em 69 d.C. foi reconstruída em pedras. Dentre destruíções, conquistas e ocupações dos Habsburgos, em 1415, Baden passou a fazer parte da Confederação Suíça. A cidade até foi a capital da Suíça nos séculos 15 a 17, mas o que a deixou conhecida mesmo foram seus spas e resorts "de cura" que atraiu grandes nomes como Friedrich Nietzsche, Goethe e Thomas Mann.
O rio Limmat também corta a cidade. Hoje Baden sedia um oasis de tranquilidade, sendo ainda atração pelos spas e resorts de relaxamento, com águas termais e tratamentos recomendados inclusives para curas de doenças como reumatismo e doenças circulatórias, mas não se resume a isso "apenas". A cidade não é muito explorada turisticamente falando, e isso a faz ainda mais interessante.
O centro histórico e cultural de Baden, o Grand Casino e os festivais internacionais são os destaques. Mas pra mim o que é mais bacana é andar sem aquele tumulto. Conhecer uma região que ainda não está explorada, onde os preços não são exorbitantes apenas pelo lugar onde o estabelecimento se encontra, e onde nos finais de semana, as ruas não são atoladas de gente. No centro antigo, não passa carro, então são aquelas ruazinhas de paralelepípedos com construções medievais ao longo das ruas calmas e tranquilas, lojinhas de moda e souvenirs, restaurantes e bares, o que faz um passeio ali ser uma atividade muito agradável.
Assim foi nosso passeio com as meninas. Um domingo muito agradável pelas ruazinhas da cidade medieval de Baden. Mais uma dica de passeio pouco conhecido pela Suíça. E ainda melhor, sendo perto de Zurich, que sempre é um ponto de interesse comum a quem vem por aqui.

Marcadores: , , ,