Solothurn

*post programado*

A gente percebe que já está há algum tempo num país, quando as principais cidades e pontos turísticos já são mais que de praxe pra voce. Berna, Genebra, Lugano, Lausanne, Zurique... Fora as montanhas que são um ponto de interesse a parte. Aí voce começa a conhecer as cidades menores, os vilarejos no interior pouco explorados, as curiosidades e os lugares que só quem já passou do deslumbre da fase de chegada conhece.
A Suíça é lindíssima, e as cidades menores fazem ainda mais jus à fama. Já falei de várias cidadezinhas e pontos turísticos suíços não tão conhecidos assim por aqui. E hoje venho acrescentar mais uma cidade à lista que vale a pena conhecer: Solothurn.
Solothurn é não só a cidade, mas como se chama o cantão. Cortada também pelo rio Aare, Solothurn é destaque não só pelo seu centro antigo, turisticamente falando, mas é uma cidade atraente para jovens que vão lá para estudar. É pequena, a população não chega a 20 mil pessoas, tendo o Alemão como língua principal, mas é o Italiano que fica em segundo lugar, ao invés do Francês. Aliás, dizem que é ali que tem uma grande concentração de estrangeiros vindos da Albânia.
Era sábado, dia das crianças, e Edi tinha 6 meses. Eric estava de folga e fomos nós 3 conhecer Solothurn. Estávamos em Berna, e de lá, são apenas 50 minutos de trem. Bom, o passeio foi super legal. A cidade é casa de nada mais que 18 estruturas tidas como patrimônios suiços de significância nacional. Há vários prédios históricos, cívicos e religiosos que vale a pena conhecer de perto. Andar no centro antigo de Solothurn é bem agradável, a cidade é super fofa, organizada, mas o destaque do passeio foi a Catedral St. Ursen. O Eric mesmo ficou tão impressionado com a imponência da catedral que disse que ela deveria estar era em Berna que é a capital da Suíça, e não em Solothurn! hahahahaha....
Tava bem frio nesse dia e depois de um certo tempo batendo perna, tivemos que entrar num cafe para aquecer um pouco e pra dar a papinha do Edi. E uma curiosidade que li é que Solothurn tem uma certa, digamos, afinidade com o número 11. Veja só: o cantão de Solothurn foi o 11o. a se tornar parte da confederação suiça, há 11 capelas e igrejas na cidade, assim como 11 fontes e 11 torres, a igreja St. Ursen tem 11 altares e 11 sinos, e a grande escadaria na frente da catedral tem níveis diferentes a cada 11 degraus. E por último, a cervejaria local se chama Öufi, que é 11 em suíço-alemão.

Marcadores: , , ,