Papinhas do Edi II - Receitas com fotos!

Não acho que esse blog vá virar um "mommy blog", mas ah, tem coisas que preciso registrar. Nesse post aqui falei das papinhas do Edi, quando começei a introduzir sólidos e do início da minha intimidade com a cozinha, as primeiras papinhas e tal. Minhas aventuras na cozinha continuam e hoje venho escrever um post prático e compartilhar algumas receitinhas.

Confesso, não consigo ser "só" dona de casa e mãe, mas quando sou, é tão bom! Seja por terapia, novas experiências, descobertas de uma Liana que eu até então não conhecia, ou por carinho com meu pequeno, eu adoro por a mão na massa.


Damasco, maçã e pêra
A receita original vem desse livro aqui. Ela leva além desses três ingredientes, vanila também. Mas mesmo sem baunilha, Edi amou essa. E é bom que é rápida de cozinhar e serve pra congelar. Eu fiz umas 6 vezes a medida que tem nessa receita porque queria congelar muitas porções e deu super certo. A maior trabalhera mesmo é tirar a casca da maçã e da pêra e cortar tudo, mas cozinhar mesmo é rápido. Bom, depois também passar no liquidificador é trabalhoso, mas faz parte de qualquer receita de papinha. Esta é recomendada para bebês acima de 6-7 meses.

Ingredientes
75g de damasco
1 maçã grande (sem casca, sem semente e cortada em pedaços)
4 colheres de sopa de suco de maçã ou água
1 pêra grande (sem casca, sem semente e cortada em pedaços)


Modo de preparo
Coloque primeiro o damasco e a maçã numa panela funda junto com o suco de maçã ou água (eu usei água mesmo).
Quando começar a ferver, cubra com a tampa da panela e deixe ferver por 3-4 minutos. Adicione a pêra e deixe continuar a ferver por mais 2-3 minutos.
Pronto. Desligue o fogo e deixe esfriar. Depois é só passar no liquidificador e por nos potinhos para congelar ou dar na hora.
Pode também adicionar iogurte natural ou misturar com banana. Eu sempre misturo com banana e fica mais consistente, Edi adora.



Fígado de boi, cenoura e cebola
Essa receita vem desse livro, que é da mesma autora do da receita anterior. A Annabel Karmel é famosa na Inglaterra, já escreveu mais de 20 livros de receitas de bebês e crianças e apesar de ter uns ingredientes incomuns, eu ainda prefiro livros de receita em Inglês do que em Alemão. A partir dos 6 meses, os bebês precisam começar a comer carne porque precisam de ferro. Testei várias carnes com Edi e a que ele mais gosta é fígado e frango. Eu adoro fígado, mas sei que tem gente que não consegue nem sentir o cheiro. Então é bom que Edi se acostume desde criança. E fígado é ótimo, saudável, fácil de digerir, ótima fonte de ferro e fácil e rápido de cozinhar. De novo, fiz umas 8 medidas dessa receita porque queria estocar no congelador. Fiz tanto que meu freezer ficou lotado!


Ingredientes
100g de fígado cortado e sem pele
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 cebola pequena, cortada e sem casca
1 cenoura grande ou 2 médias sem casca e cortada
200ml de caldo de galinha ou água (usei água)


Modo de preparo
Cozinhar o fígado na metade da medida do óleo até criar cor e deixar de lado. Esquentar a outra metade do óleo numa outra panela e acrescentar a cebola e deixa ferver por 2-3 minutos. Adicione a cenoura picada e deixe cozinhar por 2-3 minutos.
Depois, despeje o caldo ou água e deixe levantar fervura. Quando levantar fervura, cubra com a tampa e deixe ferver por 15 minutos. Acrescente o fígado na panela com a cenoura e deixe cozinhar por mais uns 3 minutos.
Pronto.  Só deixar esfriar, passar no liquidificador e separar as porções.



Frango com batata doce e maçã
Essa também é desse livro. Edi adora essa receita. Mesmo nos dias mais complicadinhos, ele abre o bocão. Fora que fica um cheiro maravilhoso, eu sempre faço um pouquinho do frango pra mim também. Frango é a "carne" mais recomendada para introduzir ferro aos poucos na alimentação do bebe. Foi a primeira papinha salgada de carne que fiz pro Edi e ele adorou. Depois, aos poucos, fiz de carne, fígado, etc. Frango tem menos proteína que carne vermelha mas é fonte também de vitamina B12 que não é encontrado em verduras. Essa papinha é perfeita pra estocar. Depois de descongelada, a consistência fica igual a como se estivesse fresca.


Ingredientes
15g de manteiga sem sal
40g de cebola sem casca e picada
110g de peito de frango cortado sem pele
300g de batata doce, sem casca e cortada em pedaços
Meia maçã, sem casca e cortada em pedaços
200ml de caldo de galinha (ou água)

Modo de preparo
Derreta a manteiga numa panela, acrescente a cebola e deixe ferver por 2-3 minutos. Acrescente o frango e deixe cozinhar por alguns minutos até ficar sem cor. Coloque a batata doce e maçã e derrame o caldo ou água. Deixe levantar fervura e quando estiver fervendo, cubra com a tampa da panela e deixe cozinhar por 15 minutos. Pronto. É só esperar esfriar e passar no liquidificador.



Batata doce e brócolis
Dizem que criança não gosta de brócolis. Então adapta-las desde de bebe pode ajudar a se acostumar com o gosto da verdura. Essa papinha eu fiz pro Edi desde os 5 meses e sempre foi uma das que ele mais gostou. A mistura com batata doce com certeza ajuda no gostinho saboroso. A receita vem do mesmo livro e é recomendado também substituir a batata doce por outro vegetal docinho como abóbora, couve, pra amortecer o gosto puro do brócolis. Essa também pode congelar.


Ingredientes
200g de batata doce sem casca e cortada em pedaços
60g de brócolis cortado em florzinhas
15g de manteiga sem sal
1-2 colheres de sopa do leite do bebê
Modo de preparo
Cozinhe a batata doce e brócolis até ficarem molinhos (a batata doce por uns 12 minutos e o brócolis por uns 7-8 minutos). Pode ser cozido separado, primeiro a batata doce e depois acrescentar o brócolis, ou os 2 em panelas separadas.
Pronto. Depois é só adicionar a manteiga e o leite e passar no liquidificador. Como eu já estava ficando sem potinho pra por as papinhas, usei uma forma de cupcakes, pois no livro é recomendado separar as porções em formas de gelo, então cobri com papel aluminio e pronto. A consistência também não fica alterada nessa.
Bom, essas são as mais populares aqui em casa. As de praxe de frutas variam pouco. Edi também come papinhas prontas (não tenho frescura). Quando viajamos, passamos o dia fora ou simplesmente não tenho papinhas congeladas ou esqueci de tirar do freezer a tempo, sempre tenho alguns potinhos das papinhas prontas que aqui já experimentei de todas e Edi graças a Deus também não tem frescura nem preferência com isso. Come fria, quente, qualquer marca e geralmente qualquer sabor. Mas faço questão de (quando dá) encontrar um tempinho pra preparar as papinhas pra ele eu mesma na cozinha. Porque sei la, acho legal e quero participar mais ativamente de como puder. 

Marcadores: , , ,