Braga

Esse não vai ser um post mega turístico com dicas de Braga e tudo mais. Como disse no post anterior, a chuva atrapalhou muito nosso passeio. Então mesmo passando 3 dias em Braga, pude conhecer pouco do outdoor da cidade.
O doutorado da minha mãe em Natal em parceria com a Universidade do Minho, em Braga, permitiu que ela viesse uma vez por ano a Europa por conta do programa. Foi assim que ela pode estar perto quando Edi nasceu ano passado, este ano no aniversário de 1 ano, e que permitiu que eu conhecesse um pouco da cidade mais antiga de Portugal.
Bom, pelo menos é o que dizem. 2000 anos de história e muita religião. Pelo pouco que andei nas ruas, nunca vi tanta igreja junta. É uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. Curiosamente, é conhecida também como "a cidade da juventude".
Igrejas de diferentes estilos. Barroco, renascentista, gótico. O pouco que anda-se em Braga já se percebe. É muito interessante. A arquitetura se parece muito com a do Brasil (ou vice-versa), então eu que acho as igrejas do Brasil muito lindas, fiquei muito encantada com todas as igrejas de Braga. E agora na semana santa a cidade estava toda enfeitada para paradas e desfiles bem tradicionais.
No dia que fiquei só com Edi andando pela cidade (antes de chover), as ruas do centro pareceram bem tranquilas, medievais de paralelepípedos, claro, já tomadas pelo comércio, mas ainda com traços de antiguidade clássica e com um charme especial.
E de novo, como chovia muito sempre, aliás, é uma característica daquela região, me disseram, gastei muito tempo em shoppings aproveitando os preços baixíssimos, porque gente... não dá, muita coisa barata. Eu que moro na Suiça não to mais acostumada com isso... deixei muitos Euros no Bragashopping e no Park Shopping e em troca trouxe muita coisa legal pra mim e pro Edi.
Para nós brasileiros, Portugal é um poço de cultura e história que nos interessa muito, então seria um país que eu voltaria sempre se pudesse pra conhecer os cantos mais escondidos, e quem sabe até achar resquícios dos antepassados dos meus familiares em alguma cidadezinha perdida.

Marcadores: , , ,