Portugal

Não vou nem tentar escrever algo muito elaborado sobre essa viagem de Portugal, porque não foi uma viagem nada turística e desbravadora de história, etc. Até que eu queria. Mas como era minha segunda vez em Portugal, segunda vez no Porto.... não, não foi por isso, foi porque estava CHOVENDO MUITO O TEMPO INTEIRO!!!!!!!!!!
Uma chatice!
Queria muito ter explorado mais o Porto, mas não deu. Terminamos ficando muuuuito tempo dentro de shoppings e galerias esperando a chuva passar, aliás, por um lado foi ótimo, porque Jesus, Portugal é muito barato... comprei muuuuita roupa pra mim e pro Edi e a mala voltou esborrotando. Mas passear ao ar livre e conhecer mais a cidade realmente não deu.
Também fiquei só 1 dia no Porto. O que pude explorar um tiquinho mais foi outra cidade, Braga, a 40 minutos do Porto, onde fiquei a maior parte do tempo. E só. Era só esse o programa. Não fui a Lisboa dessa vez, nem mais a nenhum outro lugar. Fui a Portugal da primeira vez em 2006, esse blog ainda não existia, então não tem post. Conheci Lisboa, Porto e Vigo, vindo da Espanha. E dessa vez a viagem foi mais pra aproveitar a oportunidade de a minha mãe estar lá por um mês, como parte do doutorado dela, e também foi o fim de semana seguinte da festinha de 1 ano de Edi, então tava no embalo da comemoração. Então tirei mais um dia livre no trabalho, fomos numa quinta num vôo Zurique - Porto e voltamos no domingo, mas ficamos a maior parte do tempo em Braga.
O clima realmente atrapalhou muuito porque andando com criança uma chuvinha é sinônimo de resfriado. E Edi tava saindo de uma gripe, ainda piorou lá e voltou com uma bronquite viral horrorosa, mas graaaaças a Deus já está bom de novo.
Infelizmente também não conheci o tanto que gostaria de Braga. O Sameiro, o Bom Jesus, não conheci nada disso. O que conheci ainda vale a pena contar num post, mesmo que curtinho a parte, mais pra deixar registrado mesmo do que compartilhar dicas, história e etc. porque não pude conhecer muito mesmo. Postarei depois. Mas o post introdutivo de Portugal aqui é só pra deixar registrado mesmo.
Óbvio que para nós, brasileiros, uma viagem a Portugal tem tudo pra ser muitíssimo interessante com toda a história, e da primeira vez que fui curti muito cada pedacinho, cada esquina. Como não se admirar com as similaridades e ao mesmo tempo diferenças entre nós? A semelhança da arquitetura, do jeito mais descontraído que o europeu "clássico", mas a diferença enorme da maneira de falar dos dois Português, e algumas gírias "giras" de lá.
Portugal é mesmo especial, tenho um carinho diferente por aquele país. Moraria lá fácil e volto para visitar quantas vezes eu puder! Ora, os preços de tudo são relativamente baixos, comparado com o resto da Europa, então... nem se fala. A comida é semelhante igual a nossa (ou é a nossa que é igual a deles...), o que morando ou estando na Europa, é luxo, gente. Quem já passou por isso, sabe. Um prato de picanha, arroz e feijão e batata frita a parte porque nem cabia no prato de tanta comida por apenas 4,50 euros, quem aguenta?
Pode mandar embalar o resto e mandar pra Suiça? Era minha vontade... O que não consegui aproveitar passeando do lado de fora, aproveitei em restaurantes, shoppings, lojas baratésimas, e os hotéis que fiquei também super em conta. Bom demais!
Não vejo a hora de voltar!

Marcadores: , , , ,