1 ano do Edi

Acertou voce que achou que eu ia vou começar este post dizendo que antes do Edi nascer não era ligada em festa de criança. Mas sério... não parece que foi ontem que escrevi o post contando da gravidez inesperada?! Tirando a preparação das festinhas de aniversário da minha sobrinha, não sabia nem por onde começava. Mas desde antes de ir pro Brasil no fim do ano passado com o Edi, que no fundo da minha cabecinha, eu vinha matutando... e quando Edi fizer 1 ano?!
Faço festa... não faço... como faço... quem vem... e cabe todo mundo... e tem que arrumar tema, é? Ave Maria! Um milhão de perguntas, porém eu não queria muito trabalho nem muita preocupação, porque a festinha é pra ser um momento de alegria pra celebrar o marco de 1 ano de Edi. Se começar a estressar demais, não vale a pena. Então pensei logo simples que faria somente algo em casa, pequeno, com meu povo mais chegado.
Mas foi só chegar no Brasil que todo mundo vinha me perguntar se eu já estava preparando a festa de 1 ano, e qual seria o tema! Gente! Aqui não tem isso de tema nem a decoração exagerada que tem nas festas do Brasil. Eu queria sim fazer algo fofo e memorável, mas ter um personagem que Edi gosta pra escolher como tema de 1 ano é demais. Edi não tem muita preferência ainda. Então assunto vai, assunto vem, achei que seria mais que apropriado fazer uma festa de cores, envolvendo as cores Brasil-Suiça.
Eu gosto de mostrar cultura brasileira nas festas que faço fazia em casa (antes de Edi nascer). Sempre tinha coxinha, pão de queijo, guaraná. Então achei justo celebrar assim, já que Edi é o brasileirinho mais suiço do pedaço. Bom, na verdade Edi nem suiço de verdade é, porque o Eric é metade luxemburgo e metade alemão, apesar de ter nascido aqui, então o Edi na verdade é brasileiro, luxemburgo e alemão, mas nascido na Suiça. Poderá ser suiço depois de alguns anos morando aqui, se quiser. Mas isso é outro história.
Enfim estava decidida no tão discutido "tema" da festa, e então agora era só organizar as ideias e preparar tudo. Esse tudo que no início ia ser só um parabéns, terminou se tornando muito mais que isso, porque vai se aproximando e voce eu vai tendo mais ideias não sei de onde, e quer fazer bonito, e aí só sei que 1 mês antes eu já estava gastando minhas noites preparando coisas.
Ah, não tem jeito... primeira festinha, primeiro aninho do meu Edi tinha que ser especial! Fiz tudo com o maior carinho e faria tudo de novo! Fiz todos os docinhos por mim mesma. E a medida que ia postando no Instagram, algumas pessoas me perguntavam se prestava congelar e se depois a consistência ficava normal. Gente, o normal pra mim era assim. Não sabia que se faziam docinhos um dia antes da festa. Lá em casa, minha mãe sempre fez umas duas semanas antes, congelava tudo, e tirava do congelador na manhã do dia da festa e colocava nas forminhas. Fica maravilhoso, a consistência não muda, pode confiar.
O bolo ia ser a estrela a festa, então eu quis caprichar um pouco mais. Bom, a estrela da festa era o Edi, mas voce entendeu o que quis dizer. Então encomendei com a mesma brasileira que fez o bolo do chá de bebe que eu amei tanto o design quanto o gosto. Passamos horas no whatsapp desenhando, bolando a melhor forma, o tamanho, as cores, e no final, ficou perfeito!
E ainda perto do final, terminei ainda encomendando cupcakes na levada do tema Brasil-Suiça, sendo os do Brasil com desenho do Cristo e outros com um coqueiro, e os da Suiça com vaquinha e com cerquinha.
Nunca fui muito criativa não, mas deve ser muito amor pra fazer brotar essas ideias. Ainda fiz essa arte aí com os marshmallows na bandeira do Brasil "3D" hahahahaha! Deu um trabaaaaalho!! Nossa, como a gente muda, não? Não faria isso nem por mim, nem por mil francos na minha conta. Mas pelo Edi faço de graça. Até ficar vendo video no youtube de como fazer um laço de fita eu fiquei pra fazer esses laços direito...
Além das lancheirinhas que nada mais eram que esses saquinhos verdes com papel celofane dentro pra dar um efeito, vários chocolates e balas dentro amarrado com laço de fita amarelo caracterizando as cores do Brasil, uma etiquetinha de obrigado pela presença em português e alemão-suiço, garrafinhas de água com etiquetinhas tambem, e claro, sim, muito pão de queijo, coxinha, bolinho de queijo, pipoca, guaraná, chips, tudo que tem direito.
As suiças da creche do Edi ficaram muito muito surpresas com tudo. Disseram que nunca foram numa festa com tanta comida, nem com música tocando o tempo todo, nem com tanta gente conversando e alegre. Ora, era uma festa! Eu queria isso mesmo, festa, alegria! Fiz questão de convidar meus amigos mais próximos, que graças a Deus vieram todos, mesmo de longe, prestigiar meu pequeno príncipe. E claro, a maioria era brasileira.
Fiquei apreensiva se Edi ia estranhar tanta gente em casa, se ia estranhar o parabens cantado alto, pois já tinha ido a festinhas onde o aniversariante chorava assustado com tanto movimento. Edi se comportou como um devido aniversariante. É muita benção. Foi de colo em colo, tirou foto com todo mundo, engatinhou no meio da sala, queria pegar a coxinha da mão do povo, e o melhor.... o ápice da festinha, minha maior recompensa... ele reconheceu que a festa era pra ele, quando na hora do parabens, era tanta alegria, um sorriso de orelha a orelha olhando pra todo mundo cantando parabens e batendo palma pra ele!!!
Não me aguentei. Deixei cair lágrimas de emoção... ok, estraguei todas as fotos saindo chorando em todas, mas como segurar a emoção!!! Por tudo que passamos juntos, por tudo que conseguimos, por esse um ano...
......e ali ficou marcado o 1o aninho do Edi.
Foi muita felicidade!
VIVA O EDIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
VIVAAAA!!!! :-)
Bom, depois do parabens, minha maquiagem toda borrada, mais uma emoção e desafio foi cortar esse bolo! Hehehehehe! Muitos doces a vontade, as pessoas começaram a ir embora, começamos então a juntar quem ficou, sentamos no chão e fomos abrir os presentes! Mais uma parte favorita do Edi! hehehehe. Ele é curioso e adora abrir as embalagens, saber o que tem dentro.
E assim foi-se o dia tão esperado da festinha de 1 ano do Edi. Era um sábado, 29 de março, até minha mãe estava aqui, veio de Portugal apenas para a festinha no fim de semana. E o aniversário mesmo, o dia que ele nasceu, 1 de abril, caía numa terça. Eu consegui tirar o dia livre no trabalho e organizei com minha amiga de Ticino de irmos levar Edi ao zoológico.
Foi muito divertido! Eu já queria levar Edi no zoo há algum tempo, mas queria esperar pra ele perceber de fato os bichos e curtir o passeio. Depois escreverei um post apenas sobre o zoo, principalmente porque Edi gostou tanto que fomos esse fim de semana passado novamente, então farei um post mais completo. No dia do niver, passamos pouco tempo lá, pois tinha combinado de chegar a tempo do lanche da tarde na creche e cantar mais um parabens com os coleguinhas.
Comprei um bolinho simples no Migros pra levar, levei alguns salgados que sobraram, apesar de algumas crianças disseram que "ich hab das nicht so gern!" hahahaha, criança sincera tudo de bom. Foi super legal! Era também aniversário de outro coleguinha e a criançada tava bem animada. Edi comeu chocolate pela primeira vez e amou!!!
















Um dia para ficar na memória! Ao fim do dia, ele estava exausto! Foi dormir super cedo, dormiu a noite inteira, e no dia seguinte, começou tudo de novo... nossa rotina. Ir pra creche, eu pro trabalho... O primeiro dia do segundo ano de vida do meu pequeno.... E daqui a um ano, hein, como será?! :-)

Marcadores: , , , ,