Bled

Desde quando começei a planejar essa viagem à Eslovênia, Bled sempre aparecia em todos os sites e blogs e era destaque nos guias de viagem, mais do que qualquer outra cidade, depois de Ljubljana, que bem ou mal é a porta de entrada do país. Então fui dar uma olhadinha com mais calma... afinal, o que Bled tinha de tããão interessante assim pra esticar uma ida até lá?
A tranquilidade que falei no post passado, que caracteriza bem uma viagem curta ao país, estende-se além da sua capital. Olhar pra essas fotos deve passar isso, não?! Bled não é exatamente tranquila. Sim, é, mas não é o melhor termo para descrever o lugar. Bled é uma cidadezinha cinematográfica. Bled parece que saiu dos livros de contos de fadas, ou de histórias antigas dramáticas com seu castelo no topo de um penhasco. Bled é pitoresca, pronto, acho que achei a palavra.
Um lago com uma ilhazinha com uma igreja no centro também não me ajuda a encontrar termos diferentes. É isso mesmo. Bled é uma marca registrada da Eslovênia, capa de guias de turismo, cenário inspirador impecável para uma história de um livro.
Embora tenha se popularizado como um destino de resort de spa na metade do século 19, hoje as principais atrações de Bled é ela mesma inteira. Também não é grande. Um dia é mais que suficiente para gastar na cidade. A não ser que voce esteja em lua de mel ou precise de inspiração profunda e queira um dos cenários mais perfeitos desse planeta, aí gastar mais dias ali é uma boa pedida.
Ao fundo, os alpes. Passeios de barco pelo lago de Bled até a ilha visitar sua igreja é típico também de quem visita a cidade. Subir o castelo também. No meu caso... bom, com um bebe de 1 ano não fiz nem um nem outro porque estava frio e passeio de barco com bebe? nao nao... subir a colina até o castelo empurrando carrinho mais um bebe de 10kg? nao nao...
Só andar pelos arredores já tava de ótimo tamanho. Bled é pequena, o lago só tem 2km de largura e 30m de profundidade. Andar ao redor do lago mesmo que a passos lentos, voce termina em menos de 2 horas. Mas como o propósito do passeio era curtir a tranquilidade mesmo sem pressa, fomos andar ao redor do lago, voltamos, fomos de novo, sentamos num banco, brincamos com Edi, paramos num restaurante, almoçamos, tomei vinho, tirei zilhões de fotos, tudo na maior calma do mundo sem nem prestar atenção no tempo passar.
Tem coisa melhor? Mais relaxante impossível. Só tinha que ficar de olho mesmo na hora da volta do ônibus de volta a Ljubljana, que aliás é muito simples o esquema bate e volta. Até onde eu sei em Bled não tem estação de trem, embora alguém tenha me parado para perguntar onde era a estação de trem... então li em todos os lugares que a melhor maneira mesmo de chegar a Bled era de ônibus.
1 hora e 20 minutos de viagem. Isso porque o ônibus pára em algumas cidades. A viagem é super tranquila. Compramos o bilhete na hora mesmo, poucos minutos antes de sair o bus, na rodoviária em Ljubljana, que aliás fica na frente da estação de trem. Os horários eu encontrei num site fuçando a internet, esse aqui.
O bilhete de ida e volta custou pouco mais de 12 euros, e no próprio bilhete tinha escrito os horários do bus da volta. O bus da volta demorou a aparecer na estação fantasma abandonada esquecida vazia de Bled e até achamos que não ia aparecer. Mas com um atraso de 15 minutos, voltamos no bus das 16:30 de volta a Ljubljana numa viagem super tranquila e com uma paisagem na janela fenomenal.
Olha, acho que posso até dizer que Bled ainda é mais tradicionalmente "esloveno" do que a própria capital Ljubljana. Ir a Eslovênia e não ir a Bled é desperdício. Bled é simplesmente LINDA!

Marcadores: , , ,