Konstanz e Bodensee

O lago de Constança (em Alemão: Bondensee) fica na fronteira da Alemanha, Suíça e Áustria, onde passa o rio Reno. É o maior lago da Alemanha e várias cidades são banhadas por ele nos três países. Konstanz (em Português: Constança) é a maior cidade banhada pelo lago e fica na Alemanha, logo depois de cruzar a fronteira suíça.
No dia a dia, Konstanz é uma cidade universitária e bem tranquila. Atrai alguns turistas devido a bela paisagem formada pelo lago, há vários passeios de barco de cidades suíças e alemãs até lá e o entra e sai pelo lago é bem movimentado no porto. Isso termina mudando um pouco a atmosfera da cidade para algo mais interessante, algo além de uma pequena cidade alemã qualquer a beira de um lago.
Konstanz não é o destino mais procurado para quem vai fazer turismo na Alemanha. As grandes cidades e mais famosas como Berlim e Munique terminam sendo o foco de quem quer explorar o país. Porém alguém que fique mais tempo na Alemanha, por que não uma esticada até lá? É verdade que a posição extremamente ao sul pode ser um ponto difícil no roteiro, mas quem pretende emendar Suíça e Áustria é sem dúvida uma vantagem.
Pra quem mora na Suíça, principalmente próximo a fronteira, Konstanz é mais que um destino de viagem. Todo mundo sabe que o custo de vida na Suíça é caro e fazer compras de itens do dia a dia no mercado suíço é bem caro, principalmente comparado a Alemanha! Então, o que termina acontecendo é que muita gente vai até Konstanz apenas para fazer compras. Não compras de coisas que estragam rápido, mas coisas que dá pra fazer estoque. Produtos de banheiro, limpeza, shampoo, maquiagem, roupas, fraldas (!!) e tantos outros dá pra comprar em Konstanz, voltar pra Suíça e economizar uma nota durante meses.
Claro, isso não é bom para a economia suíça, mas é a realidade. Enquanto que se paga 6 francos num frasco de desodorante na Suíça, na Alemanha custa menos de 2 euros. Isso é só um exemplo. Bom, com tudo isso, quando mamãe estava aqui ainda, fomos passar o dia em Konstanz, tanto pra conhecer a cidade, quanto pra conhecer de perto essa boquinha dos preços das coisas. E tanto em um quanto no outro agradou e muito.
A apenas 1h e 17 minutos de trem de Zurique num trem direto, Konstanz é um dos passeios bate e volta mais bacanas que se dá pra fazer de Zurique. Pertinho, tranquilo, agradável, e ainda outro país e tudo muuito mais barato! Bom, como a gente foi de trem não dava pra comprar nada pra fazer estoque mas claro que deu pra aproveitar umas coisinhas aqui e ali. Mas mais importante que isso foi conhecer mais e andar pela bela Konstanz.
O centro antigo de Konstanz é bem pitoresco e tradicionalmente alemão. Com várias ruazinhas de comércio pra explorar, a catedral enorme e linda, você anda ali e nem nota o tempo passar. Já uma volta ao longo da beira do lago é uma renovação de energia. Quando a gente foi tava ventando bastante e apesar de ser maio e teoricamente primavera, o vento ainda era bem friozinho, então não deu pra curtir 100%. Embora no verão acredito que aquilo ali vire um formigueiro.
O Lago Constança (ou Bodensee em Alemão) é um lago que parte dos alpes suíços, conectado ao rio Reno, o principal da Alemanha. Como aqui não tem praia, o lago termina servindo como alvo nos dias quentes de verão, e porque não dizer, um privilégio. Com certeza Konstanz poderia até atrair suíços e outros turistas para as compras mais baratas mas se não fosse o Bodensee, a cidade não seria a mesma coisa.

Marcadores: , , , ,