Novamente em Berlim!

Sempre que minha mãe vem pra cá, eu digo para ela escolher um lugar (viável) pra gente ir conhecer. Um lugar que ela queira, de sua escolha. De uma vez, fomos a Viena, de outra ela queria conhecer melhor Paris. Já no ano passado não fomos a lugar nenhum porque Edi era recem nascido. Porem agora, voltei ao nosso acordo e ela escolheu Berlim.
Eu já tinha ido a Berlim duas vezes, a última até escrevi aqui no blog aqui e aqui e ainda fiz um post introdutório da história da Alemanha. Tudo porque a capital alemã é fascinante na sua história e tem bastante coisa pra ver. Nesses mesmos posts eu comentei que Berlim não era uma viagem pra relaxar, ficar na beira de um lago ou praia sem fazer nada. A cada esquina tem um monumento histórico, um prédio colossal e um fato de não sei quantos anos atrás.
Pensei duas vezes se daria pra fazer tal viagem com Edi e resolvi topar. Primeiro porque a cidade é uma das mais famosas capitais europeias então apesar de ter muita gente pra lá e pra cá, dá condições de andar com carrinho, parar em fraldário para troca-lo e tal. E com minha mãe do lado pra dar uma mãozinha, melhor ainda. Então pronto, decidimos Berlim.
Minha mãe como professora de história tinha um interesse especial em conhecer Berlim. E eu tenho Berlim como uma cidade que posso voltar quantas vezes quiser que sempre vai ser emocionante ver o Portão de Brandemburgo e nunca vai ser demais andar pela Unter den Linden. E também 3 anos é um bom intervalo entre uma viagem e outra pra lá;
Então nesse post não vou escrever muito sobre a história nem o monumento X ou Y, para isso, leia os posts passados. Aqui é somente pra relatar os passeios que fizemos e tal. Então vamos lá.
Dessa vez reservei um hotel bem perto do centro principal, da Unter den Linden, a principal rua de Berlim, já próximo ao Portão de Brandemburgo. Pra evitar de ter que ficar pegando metrô com Edi e andando muito com mamãe. Não podia ter sido melhor. O hotel era na Friedrichstrasse, uma das melhores ruas de compras da cidade, bem movimentada, com vários lugares legais pra ver, uma rua perpendicular com restaurantes, cafes, e até uma estação de trem do lado que foi super mão na roda quando fomos a Potsdam, sem ter que ir até a estação principal que já era mais distante.
Tivemos sorte com o tempo também, pois pegamos dias de sol lindíssimos, com alguma chuva a noite mas a noite estavamos ja de volta ao hotel. Então no primeiro dia depois que chegamos e deixamos as malas no hotel, fomos dar uma volta e gastar o resto do dia pelas proximidades. Mamãe e Edi conheceram o Brandemburger Tor pela primeira vez!
Era domingo e próximo ao monumento tinha um parque de diversões super bacana e grande e chamou a atenção do Edi aquele monte de criança correndo pra cima e pra baixo. Achei interessante uma cidade como Berlim tão cheia de história dura e com um passado tão difícil, no seu principal monumento ter um parque assim deixando passar tanta alegria. Parecia uma forma de abafar ou de balancear qualquer "peso" ruim que a cidade possa remeter.
Mas também hoje Berlim é super cosmopolita, alegre. Hitler iria se morder de ver tanta espontaneidade e bom humor nas ruas de um lugar onde foi um quartel a ceu aberto.
O monumento do Holocausto tá lá ainda como um memorial aos judeus mortos durante o Nazismo, mas tem jovens sentados na praça conversando e fumando como se nada disso tivesse mais muita importância. Não acho que seja falta de respeito, mas chega uma hora que a população e o país supera tudo que já se passou ali. E a Alemanha já superou há tempos. Mesmo com memoriais recentes de uma história também recente e sua capital vivendo em grande parte do turismo que sua história atrai, o peso pesado não é mais tão difícil de encarar assim.
Ah! Já estou eu aqui divagando sobre a história, não tem jeito... de novo: ir a Berlim definitivamente não tem como bater perna e ficar imune ao que se vê.
O parlamento alemão, o Reichstag, estava com a cúpula aberta para visitações, mas embora eu quisesse muito conhecer por dentro, era preciso por o nome numa lista de espera pra reservar a visita pro dia seguinte, aff, muito complicado. Agora com criança a história é diferente. Vimos só por fora mesmo.
Dali mesmo, voltamos pelo Tierpark, passamos de novo pelo Portão de Brandemburgo e fomos voltando na Unter den Linden, cruzamos a Friedrichstrasse e não voltamos logo pro hotel. Bom de viajar na primavera/verão é isso, os dias são longos e mesmo sendo 7 horas da "noite", ainda dá pra esticar o dia e parece que o dia tem 4 turnos. Continuamos na Unter den Linden e passamos pela Bebelplatz, a Humbold Universität, o museu nacional, a ilha dos museus, para chegar até a Berliner Dom, a linda catedral de Berlim.
O legal de ir a uma cidade várias vezes é que voce já se sente mais "de casa", já sabe mais ou menos os caminhos, lembra de coisas que valeram a pena, outras que nem tanto. E a catedral era um lugar que eu sabia que valeria a pena uma passada de novo. Tenho na minha cabeça lembranças dessa igreja da primeira vez que estive lá, há 10 anos atrás! Lembro como fiquei estonteada pela enormidade dessa catedral, tanto por dentro quanto por fora. Muito impressionante e muito fotogênica!
Aí ficamos um pouco ali com Edi, Edi sentado e brincando, vendo as pessoas e engatinhando. Mas mais um pouco, ali mesmo começou a ventar muito e antes que chegasse a tempestade, voltamos andando pro hotel e rapidinho acabou nosso primeiro dia em Berlim.
No 2o dia fomos conhecer Charlottenburg que é o antigo palácio de verão de Sofia Carlota, esposa de Frederico III, o primeiro rei da Prússia, onde eu também já havia estado em 2004, mas tinha que levar mamãe pra conhecer lá. O palacio e o jardim é tão impressionante que merece um post exclusivo, escreverei ainda. No final do dia, jantamos no Hard Rock Cafe, que eu adoro, e andamos um pouco mais pelos arredores.
O 3o dia ficamos em Berlim também e andamos muito a pé, foi o dia reservado pra relaxar um pouco mais, curtir a companhia da minha mãe, então passamos mais tempo na mesa do restaurante na calçada conversando, fizemos compras, entramos nas lojas da Friedrichstrasse, acabei comprando algumas coisas porque as coisas lá em comparação a Suiça são muito baratas, foi joia.
E ainda esticamos mais o dia para ver o portão de Brandemburgo a noite que é lindíssimo.
E no 4o dia fomos a Potsdam, que eu também vou publicar um post só sobre isso. Era o feriado de páscoa então tinha a segunda-feira livre. Passamos 4 dias em Berlim e foi mais uma viagem para recordar no curriculo. Nos próximos posts falarei de Charlottenburg e Potsdam!

Marcadores: , , , ,