Museu da Swarovski, Kristallwelten, o Mundo dos Cristais em Wattens, Austria

Eu mencionei no post anterior que a Swarovski é uma marca austríaca de cristais e joias com cristais. Quem não conhece a Swarovski?! A sede da fábrica fica perto de Innsbruck, numa cidade chamada Wattens, mais precisamente a meia hora de Innsbruck de ônibus. E é lá que fica o Kristallwelten, ou o Mundo dos Cristais Swarovski.
Daniel Swarovski fundou a Swarovski em Wattens em 1895 e hoje a marca continua sendo liderada pelas gerações seguintes de Daniel que é líder na produção de cristais no mundo inteiro. O Mundo dos Cristais não é exatamente um museu, ok tem tambem museu, mas é mais que isso. É um show multimedia projetado em 14 salas dedicadas à interpretação artística versátil do material cristal.
Você vai andando, subindo e descendo, entrando nas diferentes salas, em grande maioria escuras e decoradas para destacar o objeto em amostra. Em cada sala um objeto (ou mais de um) diferente. Todos produtos de cristais Swarovski e a cada sala é uma surpresa. O objetivo é entreter e fazer você mergulhar no mundo dos cristais.
Sapatos de cristais com uma zebra em cima, cavalos enormes de cristais, arquiteturas conhecidas feitas de cristais como o Taj Mahal, esculturas de cristais, uma sala toda de cristal que reflete um no outro produzindo um efeito incrível de ilusão de ótica, um teatrinho com objetos e animaizinhos de cristais entrando e saindo do mini palco, passarelas de vidro com cristais embaixo que a medida que você anda dá a impressão que o piso está quebrando e os cristais também, enfim, não vou contar tudo pra não estragar a surpresa de quem irá visitar um dia. Mas deixo a dica de que é possível fazer um tour virtual a cada sala no site deles aqui.
Nem se eu contasse nos mínimos detalhes daria também pra passar toda a emoção de visitar o mundo dos cristais. Só estando lá mesmo. O museu vai ficar fechado de Outubro agora de 2014 até Maio de 2015 para uma mega reforma e acredito que vai ficar ainda melhor do que já está. Agora quando estivemos lá, já havia algumas partes do lado de fora em reforma.
O parque do lado de fora é enorme e Edi mesmo adorou correr por ali hehehe. A entrada é um destaque a parte e na saída tem obviamente uma loja enooooorme da Swarovski com tudo quanto é produto deles com um precinho camarada. Não dá pra não comprar nem que seja uma canetinha de cristais, um par de brincos, um anel... hahahahaha.


Como chegar
A Swarovski oferece um shuttle (um ônibus) de Innsbruck até o Mundo dos Cristais 4 vezes por dia, a cada duas horas e do museu até Innsbruck de volta também. Você pode pegar o ônibus em 3 pontos de Innsbruck: a estação central (bem na frente mesmo, foi onde eu peguei), na Museumstrasse ou na Löwenhaus-ORF, sendo o primeiro ônibus saindo da estação central de trem às 9:00 da manhã. Veja todos os horários e detalhes aqui.


Quanto custa
A entrada para o Kristallwelten custa 11 euros para pessoas acima de 15 anos de idade, abaixo disso é de graça. Comprando o ticket do ônibus ida e volta (direto no ônibus mesmo) junto com a entrada para o museu custa 14 euros e você ainda tem 2 euros de desconto se comprar algo na loja do museu acima de 11 euros.

Passamos uma manhã inteira por ali e no final ainda fomos no cafe que tem por lá bem agradável e com biscoitos em formato da arquitetura da entrada do museu, e depois voltamos com o shuttle de volta a Innsbruck. Sem dúvida uma experiência única.

http://www.kristallwelten.swarovski.com/

Marcadores: , , , , ,