Um paraíso na Suíça - Caumasee

Se tem uma coisa que eu nunca vou enjoar aqui na Suíça são as paisagens. Uma simples voltinha de trem é suficiente para dar de cara com vistas sensacionais. Coisa que quem nasce aqui já tá acostumado e talvez nem de o devido valor mas quem vem de passagem não. Eu morando aqui então, tenho o privilégio de conhecer mais a fundo os cantinhos mais escondidos e mais fantásticos, e por fim compartilhar aqui. Há algumas semanas atrás escrevi sobre o esporte número 1 na Suíça, o wandern, que é andar pelas florestas e montanhas, fazer trilha na natureza e tal. Nessa vibe, há algumas semanas fomos conhecer o Caumasee, ou o lago Cauma, no cantão de Graubünden.
Já começo logo dizendo que esse lago é o paraíso na terra, sério. Nunca vi nada mais fotogênico e sensacional. E quando vi as fotos pela internet antes de ir quando ainda estava vendo direito onde ficava e como chegar lá, achei lindo claro mas achava que as fotos estavam photoshopadas ou só um fotógrafo profissional teria tirado aquela foto de um lugar privilegiado difícil de chegar e tudo mais.
Puro engano meu! Ainda vou dizer como chegar lá, mas chegando lá.... é exatamente como vi nas fotos! Dá aquele ar de.... ohhhh!!!! é real!!!!! Na verdade parece que voce tá num cenário ou numa coisa assim National Geographic, sabe. Juro que não editei nenhuma das fotos que estão nesse post. Sério. Coisa mais linda escondida ali no meio da natureza, apesar de ter um Badi que tem que pagar pra entrar e tudo mais, ainda acho pouco explorado turisticamente, ou pelo menos só explorado pelo pessoal daqui. Aliás, só quem mora ali por perto, porque mesmo aqui de Zurich que é relativamente perto, não é muito fácil de chegar lá. Imagine quem mora na parte francesa ou na parte italiana.
Bom, o cantão de Graubünden, onde fica o Caumasee, é um dos maiores cantões da Suíça. Fica no sudeste do país e é lá onde se fala o idioma minoria pouco conhecido daqui, o romanche, uma mistura de Alemão e Italiano. Graubünden tem muitos lugares lindérrimos a serem explorados, o sul tem várias cidades conhecidas no inverno por terem resorts de esqui e tudo mais. Uma das cidades é Chur, que foi nossa conexão, digamos, pra chegar até lá.
Pra chegar lá pegamos um trem Zurich-Chur que dura pouco mais de 1 hora. De Chur pegamos um Postautobus, (aqueles onibus amarelinhos do Post (correios) daqui que levam voce a lugares mais escondidos onde não chegam os trems) até Flims (parada Flims Waldhaus) que é uma cidade que tá crescendo, turisticamente falando. O trajeto de bus durou uns 40 minutos e tudo junto levou um pouco mais de 2 horas. Ok, não foi a coisa mais fácil do mundo, considerando que estávamos com Edi na mochila e não no carrinho. Mas olha... valeu a pena e como valeu.
De Flims Waldhaus, andamos ainda uns 20 minutos até chegar realmente no Caumasee. Aliás até o elevadorzinho que nos desce até o Caumasee. A chegada é por cima, assim mesmo com essa vista fascinante. Aí tirei um milhão de fotos lá de cima e descemos de elevadorzinho, que é de graça. Lá em baixo, pra chegar perto mesmo do lago, tem que pagar, é uma área fechada, tipo um Badi, tem uma infra estrutura de restaurante, banheiro, etc., só que não to me lembrando mais quanto paguei, acho que foi 9 ou 12 francos, uma coisa assim.
Aí pronto. Lá dentro, é só procurar um lugar e relaxar, aproveitar o espaço, o ambiente, a vista, o sossego. Ok, imagino que mesmo o Caumasee não sendo muuuito conhecido entre os turistas, os locais devem adorar ter esse espaço "só" pra eles e nos finais de semana deve ficar cheião de gente. Fomos numa sexta-feira e estava agradável. Conseguimos um espaço no gramado sem problemas. Eric obviamente tomou banho no lago e eu obviamente que não porque a água é sempre muito gelada. E Edi claro que também não.
Me contento "apenas" com o passeio e a vista. O lago é rodeado de árvores o que deixa tudo tão "exótico" e lindo, sem falar na cor da água que é coisa de outro mundo. Não sei se eu teria curtido tanto esse lugar se tivesse ido há uns anos atrás. Hoje eu aprecio muito mais estar assim na natureza e umas horinhas de esforço até chegar lá pra aproveitar o lugar valem muito a pena.
Bom, ficamos então umas horinhas lá mas o passeio continuou. Continuamos o wandern para ir atrás do Grand Canyon suíço, o Rheinschlucht, que foi outra aventura incrível, mas isso eu conto no próximo post!

Marcadores: , , ,