Bulgária

Eu pra falar a verdade nunca tive muita curiosidade de conhecer a Bulgária não. Li uma vez sobre a capital Sofia e lembro de ter visto na reportagem poucos pontos que me chamaram a atenção. A região mais turística e mais atraente do país não era na capital e sim na costa do Mar Negro onde há resorts e praias ainda pouco exploradas. Mas isso foi há bastante tempo, Edi não era nem nascido ainda. Desde então, não tive nenhuma oportunidade de viagem, interesse ou nada que tenha me despertado aquele "chegou a vez da Bulgaria!".
Até chegar a vez da Romênia e a Bulgária se tornar de repente interessante pela proximidade, tipo "ah já que vou a Romênia...". Bem, não foi assim tão fácil nem tão simples. Conhecer mais um país não é ir ali na esquina. Mesmo a Bulgária que deve ser um dos países menos visitados turisticamente falando, tem o que oferecer, tem uma história. Então sendo assim, lá fui eu atrás de descobrir mais esse país.
A Bulgaria é conhecida por uma longe tradição de arte religiosa. Tem muitas igrejas (ortodoxas) e monasterios pelo país inteiro, mas isso não parece ser interessante o suficiente para alcançar uma boa posição no ranking dos países mais visitados da Europa. A Bulgária é geralmente ignorada nos planos e roteiros de viagem. Poucos sabem que a Bulgaria foi um Império forte por duas vezes na Idade Média e dominou a maioria dos balcãs, não resistindo porem ao império Otomano que tomou conta da região nos últimos 5 séculos.
A guerra Russo-Turca levou a Bulgária a formação do terceiro estado búlgaro, seguido por muitos conflitos entre países vizinhos, o que levou o país a se aliar com a Alemanha nas duas Guerras Mundiais. Fez parte do partido socialista na década de 50 e também do bloco leste soviético que durou ate 1989 quando as eleições resultaram no início de uma transição a democracia no país, a propósito bem tranquila, diferente da Romênia que contei nos posts passados.
A Bulgária tem 7 milhões e meio de pessoas, a capital Sofia é a maior cidade e concentra o centro financeiro e industrial do país. É membro da União Europeia desde 2007, porem a moeda é o Lev Búlgaro, Euro não é aceito. Brasileiro pode entrar sem visto no país e ficar assim por no máximo 90 dias. O Búlgaro é o idioma oficial e é parte da família eslava, se aproxima do macedônio, com letras do alfabeto cirílico, que é estranho para nós, brasileiros.
Nossa viagem pela Bulgaria não se estendeu a praias nem florestas. Voamos de Bucareste num vôo direto pela Tarom airlines num vôo curtinho de 1 hora e 15 minutos. Ficamos apenas 2 dias na capital Sofia, onde visitamos igrejas, andamos pelas principais ruas, tudo por conta própria, e tivemos sorte com lindos dias de sol de primavera. Achei a cidade bem tranquila, organizada, decente, e com as pessoas que tivemos contato fomos bem tratados, bem recebidos, sempre foram gentis conosco, foram dias muito agradáveis. As coisas na Bulgaria são bem baratas, e nós ficamos no hotel St George, bem próximo a rua principal de compras da cidade, a boulevard Vitosha. No próximo post conto mais da linda capital Sofia.

Marcadores: , , ,