Cracóvia

Em Inglês, o nome Cracóvia consegue soar ainda mais esquisito que em Português: Krakow. E em Alemão é pior ainda: Krakau. A Cracóvia e a cidade de Varsóvia, capital da Polônia, são as cidades mais visitadas do país. Fica uma meio longe da outra, umas 4 horas e meia de trem, impossibilitando um bate e volta, já que os trens não são muito eficientes. Sendo assim, nossa viagem a Polônia se resumiu a ficar na Cracóvia. Fomos um dia a Auschwitz e Birkenau, mas isso eu conto em post separado.
A Cracóvia me surpreendeu e muito. Falei no post passado que não tinha me planejado direito pra essa viagem. O que nem sempre é uma coisa ruim, depende do lugar eu acho. Não foi a primeira vez que viajei assim mas dessa vez fiz sem querer mesmo. Nesse caso, foi uma coisa boa, porque a Cracóvia é bem europeia, simples de navegar, não me exigiria tanta preparação assim, até porque o centro histórico é relativamente pequeno e descomplicado, mesmo o idioma não facilitando muito. E de quebra, uma das cidades mais bonitas que já visitei, é sério.
Eu falei tanto da "má preparação" pra essa viagem no post passado e do desenrolar da coisa, que terminei influenciando o post e falando pouco da história do país, como sempre gosto de fazer nas introduções das viagens. Bem, o que tem de interessante pra saber eu aprendi na hora ou depois da viagem, revendo as fotos e lendo sobre os lugares que visitei. A Polônia costumava ser um reinado lá pelo século 10. E a Cracóvia foi incorporada a esse reinado e logo foi reconhecida sua importância como capital. Ainda hoje o castelo de Wawel (fala-se 'vável' mesmo, é esse da foto abaixo) remete a cidade a este tempo, quando a colina situava a sede do governo dos antigos reis da Polônia.
Wawel se destaca na Cracóvia. Andando de carro quando eu estava chegando na cidade do aeroporto, entortei o pescoço pra saber o que era aquele castelo rodeado por um paredão de tijolos a minha esquerda. Bom, pra entender, os "Vistulanians" (não encontrei tradução pro Português) foram uma tribo do século 9 depois de Cristo que se instalou no que hoje é a Cracóvia. Foram eles que construíram a citadela de Wawel, que obviamente hoje já não representa o como era antigamente, vários prédios tiveram que ser reconstruídos e assim foram em estilo renascentista e gótico, e é isso que você encontra lá hoje. 
O castelo em si foi construído para Zidmundo I, o penúltimo imperador da dinastia Jagiellonian, e foi local de residência da corte real a partir de 1038. A catedral real que fica do lado do palácio Wawel (essa das fotos abaixo) foi um dia o lugar de coroações e celebrações, hoje é tida pelos poloneses como um santuário espiritual. É lá também que está a estátua de João Paulo II, o papa polonês, claro, uma construção mais recente. Ponto turístico muito visitado na cidade.
A corte real polonesa foi transferida da Cracóvia para Varsóvia em 1596 e a partir daí o palácio de Wawel caiu no abandono. Só no século 20 o castelo foi entregue à prefeitura da cidade que iniciou um processo de restauração do lugar e hoje ele tá aí lindo pra contar história literalmente, funcionando com museu e é uma das atrações mais visitadas da Cracóvia. Faz parte de qualquer tour, é imperdível.
O que é imperdível também na Cracóvia é a principal praça da cidade, a Main Marquet Square, que aliás você provavelmente não vai nem precisar procura-la. É lá onde estão as principais atrações da cidade, é o centro da cidade, onde tudo acontece. É uma grande praça, lá está também a Igreja de Santa Maria (St Mary Church) imponente e determinando de vez que o centro da Cracóvia não tem igual.
A St Mary Church foi construída pelos cidadãos da Cracóvia como numa disputa com a catedral em Wawel. A construção começou em 1355, mas a torre mais baixa não estava pronta até o início do século 16. Nessa época, os sermãos eram feitos nessa igreja em alemão. Tem lindos trabalhos de arte por toda parte, no interior e no exterior, é muito trabalhada, cheia de detalhes e eu tirei um zilhão de fotos com ela no fundo. Várias vezes ao longo do dia, sobe um carinha na última janelinha lá no topo da torre mais alta e toca uma cornetinha.
Eu fiquei hospedada próxima à Main Marquet Square, a praça principal da Cracóvia. Lá sempre tem algo acontecendo, é cheia de cavalos puxando carruagem que é um tour pela cidade na verdade, músicos de rua se apresentando, além de restaurantes, bares e pontos interessantes para visitar, como o pitoresco Cloth Hall, que é esse prédio grande renascentista onde há um mercado no interior vendendo souvenirs e coisinhas locais. Dá pra gastar um bom tempo ali e dá pra ir mais de uma vez. 
No mais foram muitas horas batendo perna, me deixando surpreender a cada esquina da Cracóvia, e batendo muito papo tambem ne. Foi muito legal conhecer a Adriana, imagina, ela que lê meu blog, sabe tanto de mim e eu nada dela. no mínimo curioso uma viagem dessas. Vai que essa moda pega! hahahah! Bem mas resumindo nossa estadia na Cracóvia, foi isso aí que fizemos e esses lugares que visitamos. O centro histórico é bem compacto e mesmo o castelo Wawel sendo um pouco mais distante dá pra fazer tudo andando tranquilamente em 2 dias no máximo. Há também o quarteirão judeu a ser visitado ali por perto. Sem dúvida andando é a melhor maneira de explorar a cidade.
Eu adorei conhecer a Cracóvia. Entendo que competir com as grandes atrações do centro da Europa é complicado mas a Polônia tem muito a oferecer além do clichê famoso europeu. Recomendo muito conhecer a Cracóvia. Não precisa nem se aprofundar na história e ir aos campos de concentração se não quiser. Só a cidade já teria valido o passeio. Cidade tranquila, tranquilíssimo de viajar com criança, teria ido sozinha com Edi sem problemas. Um país barato, barato pra se hospedar, barato pra comer. Olha tudo de bom, pense numa viagem boa. Foram dois dias na Cracóvia em si, e mais um estávamos hospedados lá também mas fomos a Auschwitz que não é muito próximo, mas fui e voltei no mesmo dia... Depois de muito repensar criei coragem e fui fazer o tour do campo de concentração mais grotesco da história. Vou ver se consigo escrever sobre ele e falo no próximo post... aguardem.

Marcadores: , , ,