Ballenberg, o museu a ceu aberto da Suíça

Infelizmente no inverno o museu está fechado. Mesmo sendo este um inverno atípico até o momento com temperaturas mais altas que o normal e com pouca ou quase nenhuma neve, o Museu a céu aberto da Suíça só funciona de Abril a Outubro. Também ainda estamos em Dezembro ne, vamos ver o que vem por aí. De qualquer forma, o museu fica numa região serrana, um pouco acima do nível do mar, e há pouca luz de sol por dia, portanto o museu permanece fechado, então esse vai ser um daqueles posts pra abrir de novo quando os dias voltarem a ficar mais quentes. Portanto presta atenção para programar bem os passeios da próxima primavera, hehehe.
Ballenberg é o museu a céu aberto da Suíça. Uma coisa como nada que eu havia visto até então. E eu fui no outono, no fim de outubro já, quando as cores das árvores estão bem evidentes, uma coisa impressionante de linda. Na teoria o museu é assim: uma grande área, ou parque, ou fazenda, chame como preferir, exibindo casas e construções antigas típicas da Suíça, arquiteturas de todas as regiões e cantões do país. Você vai andando e conhecendo uma por uma, como uma viagem ao tempo mesmo, um museu, digamos, bem realista.
Mas na prática Ballenberg é muito mais do que isso. Para começar que são quase 700 mil metros quadrados de área verde, numa paisagem que já valeria o passeio. Não é perto de muita coisa, fica num município afastado próximo a Brienz, no cantão de Berna, então uma ida até lá é geralmente um programa de um dia inteiro reservado apenas para isso. Mas te garanto: vale a pena. Eu já disse aqui que eu prefiro mil vezes um passeio ao ar livre num dia bonito, então eu posso ser suspeita pra falar. Mas termine de ler o post e diga se você não concorda comigo.
Eu aliás tive mais dificuldade aqui para selecionar as fotos pra incluir neste post do que de fato para escrever o post, porque olha, uma foto mais linda que a outra. Além da paisagem sensacional, são mais de 100 construções suíças tradicionais. Uma verdadeira viagem no tempo ver como funcionava uma farmácia no século passado, ou uma chapelaria, uma antiga fábrica de queijos, ou casas de pessoas normais, inclusive o seu interior com decoração e tudo mais. Eu já falei aqui mais de uma vez que é perceptível a diferença na arquitetura quando se vai para a Suíça alemã, francesa ou italiana. Vá ao Ballenberg e constate isso tudo num dia só.
O Ballenberg tem também demonstrações da vida rural suíça, das próprias atividades e técnicas artesanais, da vida no campo, longe do barulho das grandes cidades. Um dia no Ballenberg é um descanso, um alívio para o corpo e a mente. Ok, pro corpo nem tanto porque se anda muito ali! Hahahaha. Mas continuo dizendo que vale a pena. Para as crianças então, é um paraíso. O Edi amou.
E qual criança não ia gostar de andar e correr ao ar livre, vendo animais como vacas, cavalos, poneis, porcos, coelhos, galinhas, é diversão pra um dia inteiro mesmo. E um dia pode ser até pouco para ver tudo que tem no Ballenberg. A gente até recebe um mapinha na entrada, mas não tem como, é muita coisa pra ver e tem que priorizar, escolher por onde começar, o que ver, o que não ver, o que ver depois, senão chega a hora do museu fechar e você ainda não tá nem na metade do caminho.
Tanto que há duas entradas, para quem entrar pela parte leste possa sair pela parte oeste e vice versa, sem ter que voltar o caminho tooodo de novo e gastar mais sei lá, umas 2 horas só pra sair do lugar. Bom, a gente gastou no total umas 5 horas no museu, talvez um pouco mais. Fomos de manhã cedo e reservei 2 horas para ver a parte oeste e mais outras 2 horas para ver a parte leste. Parando para almoçar, claro.
Lá dentro tem restaurantes, áreas para picnic, até um carrossel no meio da área verde, um tanto que surreal. Toda uma infra estrutura muito bem pensada e apropriada para quem for passar o dia ali realmente tenha o melhor dia possível e uma ótima experiência com o museu. Assim foi a nossa experiência, fico feliz em dizer. De fato um dia memorável.
Na saída leste (ou entrada, depende por onde você começa o passeio), tem ainda uma chocolateria própria do museu, fazendo chocolate na hora (e vendendo também, claro). Em datas especiais e festivas, há também apresentações de danças com roupas típicas suíças, tudo muito interessante. Realmente o Ballenberg é um museu e tanto, vale a pena sim a visita. Eu que já gosto de passeio em floresta e em áreas verdes assim, juntar com um museu como este, não tem programa melhor.
Para chegar ao museu de transporte público, é preciso ir até Brienz e de lá pegar o ônibus 151 que parte da própria estação de trem. A entrada do museu custa 24 francos, crianças de 6 a 16 anos pagam 12 francos e crianças até 6 anos entram de graça. Se você comprar um passe para ir 2 dias, voce paga 39 francos pelos dois dias. Como eu disse no início do post, o museu funciona de Abril a Outubro, das 10 às 17 horas, então agora é esperar mesmo a primavera voltar.
Ballenberg
Freilichtmuseum der Schweiz
http://www.ballenberg.ch/

Marcadores: , , , , , , , ,