Berna: Shoppyland

Da primeira vez que eu morei em Berna eu escrevi este post: Shoppings em Berna, falando dos shopping centers da cidade, o Wankdorf e o Westside. Aqui não tem muitos shoppings, as pessoas fazem mais compras no centro da cidade mesmo. Nos shoppings que existem tem mais estrangeiro do que suíço passeando e fazendo compras hehehehe. Na cidade mesmo só tem esses dois que eu já falei. Mas um pouco mais afastado do centro, que é onde tem os complexos com lojas grandes tipo Ikea, Media Market, etc. é onde está também o Shoppyland.
O Shoppyland fica mais precisamente em Schönbühl, em Moosseedorf, um município próximo aqui de Berna, no cantão de Berna. É pertinho, são apenas 12km ao norte de Berna, e tem trem (S-Bahn) que nos deixa na estação bem na frente da entrada. O Shoppyland é o 5o maior shopping da Suíça, aqui de Berna é o maior e foi aberto em 2010 apenas. Talvez por isso que eu não tenha conhecido da primeira vez que morei aqui.
 
Bem, o que posso dizer do Shoppyland? A Suíça não é exatamente o melhor exemplo de modernidade e construções descoladas. Não tem nenhum evento, nenhum monumento ou decoração especial para atrair mais gente nem nada disso. O shopping é um centro de compras normal, reunindo o que o propósito mesmo diz, lojas para compras. As principais lojas e marcas conhecidas e populares que vemos nos centros das principais cidades suíças estão lá. H&M, C&A, Dosenbach, Loeb, Manor, Migros, Zebra. Nada de inusitado não. São 3 andares com lojas para várias categorias.
Eu confesso que em quase 7 anos de Suíça também não sou mais muito fã de shopping center não. Se tiver que comprar algo eu compro no centro. Não tendo carro, me deslocar até fora da cidade para rodar um lugar fechado não é meu programa favorito. No entanto, o que eu gosto de shopping é por exemplo agora que o inverno tá chegando e tá frio demais pra ficar batendo perna na cidade toda empacotada, o shopping seria uma opção. De novo, olhar vitrines não é minha atividade número 1, mas entre olhar vitrines, ficar em casa ou andar no centro com frio, olhar vitrines em shopping pode ser a escolha do dia.
Pra mim é um programa para se fazer de vez em quando. Há lojas de brinquedos, livrarias, então um passeio ali com o Edi por exemplo (ou com crianças, quero dizer) é bom também para ele se distrair um pouco, ver coisas diferentes. E agora em Dezembro, por dois domingos o Shoppyland vai abrir excepcionalmente. Dia 20 e 27 de Dezembro, quando em domingos normais a Suíça inteira fecha, agora em Dezembro parece que estão querendo forçar um pouco a barra, para aproveitar a época de vendas do Natal, etc.
Vale a pena conhecer: http://www.shoppyland.ch/shoppyland/

Marcadores: , , , , ,