Brig

Valais é o cantão suíço conhecido por ter o dialeto de suíço alemão mais difícil de entender. A capital do cantão é Sion, a qual eu já estive há alguns anos, mas não fiz post sobre ela. Valais ainda fica na parte alemã da Suíça, no centro-sul do país, e embora o primeiro idioma oficial do cantão seja Alemão, a grande maioria da população da sua capital Sion (82%) fala Francês. Há várias cidades interessantes no cantão para conhecer, inclusive esta aqui deste post, a curiosa Brig.
Curiosa porque no geral há uma dúvida comum entre os turistas que visitam a Suíça, em decidir se vale a pena ou não parar em Brig para conhece-la. Brig não está na rota principal de cidades a conhecer na Suíça, não fica muito próxima às cidades principais, porem ela chama a atenção pelo seu centro histórico e pelas paisagens naturais próximas que são simplesmente de tirar o fôlego.
Num dia bonito de sol com céu claro, é possível ver de perto o desenho contornado dos alpes no horizonte contrastando com as casinhas suíças. Isso porque Brig fica num vale, numa junção interessante entre alpes, o que faz com que você consiga ter uma visão linda deles, sem necessariamente estar tão acima do nível do mar, e consequentemente com temperatuas mais agradáveis do que o alto dos alpes. Você vê os alpes de perto mas lá de baixo.
Brig é uma cidade no pé dos alpes, digamos, ponto de partida ideal para excursões, trilhas, eu já falei aqui que fazer trilha é o esporte suíço preferido. De lá dá para partir também para os alpes e tem vários hoteis, resorts, fazendo com que seja um destino bem agradável para relaxar e curtir a natureza. Não espere ver grandes prédios (aliás aqui na Suíça em geral você não vai encontrar isso) nem nada muito movimentado. Brig é calma, pequena e ainda pouco explorada. Se for isso que você estiver procurando, com certeza Brig é uma boa opção para incluir no seu roteiro. Brig fica a 2 horas de trem de Zurique ou Genebra, ou a 1:10 de trem de Berna, em trem direto.
O centro antigo da cidade é uma maravilha de andar e conhecer. Ruas de paralelepideos, casinhas típicas, alguns restaurantes, parece mais uma cidade cenográfica com tudo no lugar certo. Fazia tempo que eu não fazia um passeio assim aqui na Suíça. Era domingo, quando todo o comércio é fechado, então melhor ainda. Isto é, menos gente na rua, menos movimento ainda. O objetivo era apenas ir conhecer a pequena Brig, o seu centro antigo e os arredores. Fazia um lindo de sol. Porem como eu disse, Brig fica num vale, então é comum a cidade inteira ficar na sombra em algumas horas do dia, quando o sol está exatamente atrás dos picos dos alpes.
Um encanto. Em Brig tem também o Palácio Stockalper, construído entre 1658 e 1678 por Kaspar Stockalper, um mercador de seda na Suíça, fazendo com que o lugar fosse o maior castelo particular no país na época. Hoje em dia o castelo pertence ao inventário suíço de bens culturais de importância regional e nacional, ou seja, é de grande importância. O castelo não é mais habitado, mas dentro tem um museu que só funciona com visitas guiadas entre maio e outubro. Para andar pela parte aberta, por outro lado, é de graça a qualquer época do ano.
Em sua passagem pela Suíça, Napoleão construiu uma rodovia ao longo do Simplon Pass, uma área de 35km entre Brig e Gondo, de onde se tem uma vista sensacional dos alpes e da natureza ao redor, e isto está na top lista de coisas a fazer pela cidade, junto com o palácio Stockalper e os spas termais que não são baratos. Eu diria que uma volta em Brig é suficiente para aproveitar o que a cidade tem de melhor e sem gastar quase nada. Uma parada num dos restaurantes da cidade para uma pausa, ou um cafe. O mais interessante de Brig está mesmo outdoors. Acho que as fotos do post não dizem o contrário.

Marcadores: , , ,