Zurique: Swiss Chuchi

É engraçado como eu quando cheguei aqui na Suíça não entendia nada absolutamente nada do dialeto alemão suíço, e hoje, 6 anos e meio depois, cá estou eu até lendo em suíço alemão. Confesso, o nascimento do Edi ajudou muito nesse sentido. Mas acho que o tempo mesmo, os ouvidos são vencidos pelo cansaço. No início eu não entendia e nem gostava de como o alemão suíço soava, achava feio. Hoje até simpatizo, entendo, não entendo tudo, mas entendo, e algumas coisas até falo igual. Está impregnado na cultura e no dia a dia, não tem jeito. Vivendo aqui, mais cedo ou mais tarde a gente tem que aceitar esse bendito dialeto que é quase um idioma novo. Eu costumo comparar que é como se fosse o Português do Brasil e o Português de Portugal. Assim é o Alemão suíço e o Alemão da Alemanha. E hoje percebendo isso, vejo o quanto de coisa eu não entendia e ficava viajando na maionese no início da minha vida aqui, quando algo era falado, ou quando passava na frente de algum lugar e algo estava escrito em suíço alemão... pra mim era o mesmo que grego.
Hoje para mim está claro que esse restaurante aí ó, é a "cozinha suíça", ou Swiss Chuchi. "Swiss" está claro, é "suíço" em Inglês, e "Chuchi" é o Suíço Alemão para "Küchen", que é "cozinha" em Alemão. É, tem que passar pro Alemão clássico primeiro pra saber hahaha. Eu disse, é quase um novo idioma. Mas quando um restaurante ou um lugar tem o seu nome próprio em suíço alemão, olha, pode acreditar que esse lugar deve ser bem suíço. E o Swiss Chuchi é um desses lugares.
No coração de Zurique, no bairro tradicional de Niederdorf, de onde já falei tanto aqui no blog, na época que morava em Zurique, o Swiss Chuchi é sim um tradicional restaurante suíço, servindo o que o suíço faz de melhor: fondue. Aproveitando que um casal de amigos estava visitando no mês passado e queria conhecer Zurique, então vamos fazer direito ne. Com direito a fondue e raclette ao mesmo tempo e tudo mais. Tudo mais entenda-se vinho suíço, acompanhamentos, tal, e cobertores porque sentamos do lado de fora do restaurante e em Novembro já está fazendo frio.
Sem problema, tem cobertor em cada cadeira caso o cliente queira sentar do lado de fora, comer seu fondue, e mesmo no inverno apreciar a atmosfera (gelada) das ruas de Niederdorf. Ali não passa carro, tem vários restaurantes, bares, lojinhas legais, bastante gente pra cima e pra baixo o dia inteiro, então é bem legal parar ali para uma pausa e fazer uma refeição.
Do lado de dentro, o restaurante fica mais suíço ainda. Primeiro na decoração toda de madeira típica da montanha, depois no cheiro principalmente, hahahaha. É quase todo mundo comendo fondue ou raclette, então fica aquele cheiro de queijo que minha nossa, eu só falto eu mesma virar um queijo. Aaaamo queijo, mas depois de um tempo, o cheiro enjoa, vai. Por isso mesmo acho até melhor sentar do lado de fora em épocas assim, isto é, de inverno, quando todo mundo todo mundo mesmo está comendo fondue.
Mas tá bem o cheiro, o cardápio, a decoração... gente, tem até uma vaquinha na fachada! O Swiss Chuchi é bem suíço, bem agradável, os preços são razoáveis, isto é, não são exorbitantes, são na média. Um fondue tradicional custa 26.50 por pessoa, então tá ótimo. Além da localização que não podia ser melhor. E a gente ainda aprende suíço alemão. Nunca mais você esquece que Chuchi é cozinha em suíço alemão. Então, recomendadíssimo.

Swiss Chuchi
Rosengasse 10
8001 Zurich

Marcadores: , , , , ,