Niederdorf

Quando eu tava procurando apartamento em Zürich, fui visitar um que ficava num bairro chamado Niederdorf. Na época, eu mal conhecia Zurique e seus bairros, só via no mapa que era bem no centro da cidade, perto da Bahnhof e das principais linhas de tram. Nessa visita, tinha eu e mais pelo menos umas 30 pessoas que mal cabiam no apartamento na hora da visita. Claro, não consegui o apartamento com tanta concorrência. Niederdorf é somente uma das regiões mais populares e tradicionais do centro da cidade antiga.
Por um lado foi bom que eu não consegui o apartamento, porque além de caro pela localização, se por um lado a localização é bem central e mão na roda, por outro, a noite morar ali deve ser horrível. Tudo porque a noite Niederdorf é o melhor point de bares e restaurantes na cidade. São várias ruazinhas com opções de tudo quanto é tipo de um lado e do outro, algumas casas noturnas, boates, cinemas, alguns hoteis, enfim, grande parte do entretenimento de Zurique acontece em Niederdorf.
A parte antiga de Zurich na verdade não é uma só. Se extende pelos dois lado do Limmat. De um lado a Bahnhofstrasse e as ruazinhas como a Rennweg. Do outro, a promenade do rio e pelo alto: Niederdorf. É um emaranhado de sobe e desce. Andando ao longo da beira do rio a partir da Bahnhof abaixo, voce ve pelo lado esquerdo várias entradas convidativas que não sabe direito onde vai dar. Aquilo tudo ali é Niederdorf.
É ali onde fica o único restaurante brasileiro do centro da cidade antiga, o Little Brazil, assim como tantos outros restaurantes típicos de qualquer país que voce imaginar. Ali é ponto de encontro em qualquer dia da semana. Seja pra badalação a altas horas, happy hour depois do expediente, um passeio durante o dia pelas ruas de paralelepípedos ou compras pelas boutiques escondidas, como pela área de Neumarkt.
Niederdorf fica perto da prefeitura, no Kreis 1 da cidade, ou seja, o distrito 1, o mais central. É uma região muito tradicional da cidade e ao mesmo tempo popular, e muito interessante com os detalhes das casas e prédios antigos. Uma voltinha por ali sempre vale a pena.

Marcadores: , , , , , , , ,