Saas-Fee

Os alpes suíços são famosos no mundo inteiro, seja entre os praticantes de esportes de inverno, que se não conhecem ainda, sonham em conhece-los e ter a oportunidade de andar de ski na neve daqui; ou entre nós, não praticantes de esportes de inverno, que já tendo estado lá, ou não tendo ainda estado lá, conhece ou imagina a delícia que é a sensação das montanhas. Mesmo tendo desistido, pelo menos por enquanto, de continuar tentando andar de ski ou snowboard, eu às vezes subo à montanha para curtir um pouco a natureza, fazer trilhas, respirar um pouco de ar fresco, mudar o cenário. E posso afirmar que aqui na Suíça, essa expressão "subir à montanha" tem o melhor predicado que se pode imaginar.


Saas-Fee é a principal vila do vale de Saas, alpes próximos às geleiras de Dom, no cantão de Valais, centro sul da Suíça. Está a 1800 metros acima do nível do mar, tem menos de 2 mil habitantes e é destino popular entre os suíços e turistas, tanto no inverno quanto no verão também. Claro que no inverno o local é mais disputado por razões óbvias, mas o verão nas montanhas oferece também várias atividades, sem ter que congelar... quero dizer, ficar a temperaturas (muito) negativas. Faz parte ne. A cidade é tão linda, tão fofa, parece de brinquedo, um cenário montado. Lá não passa carro, só carrinhos de pequeno porte tipo aqueles tuc tuc mas um pouco mais sofisticados, dos hoteis e resorts para transportar hóspedes, ou das lojas da vila para transportar produtos. Tipo tudo muito fofo mesmo.


Se voce não mora na Suíça, Saas Fee talvez você ainda não tenha ouvido falar. Mas deve ter já ouvido falar em Zermatt, ou Matterhorn... não? Aquela montanha do chocolate Toblerone!! Agora sabe ne? Pois é. Saas Fee fica por ali naquela região, a 40km de Zermatt, tem ótimos resorts de ski, hoteis e uma vila muito fofa e preparada para receber muita gente durante a alta estação. Muitas vezes as pessoas terminam trocando Zermatt por Saas-Fee, pois as montanhas de Saas-Fee são tão boas quanto as de Zermatt para descer de ski ou snowboard, porem os hoteis e resorts e as lojas e restaurantes da vilazinha custam menos, pois Zermatt aumenta muito os preços por causa da fama mesmo.



Olha, eu estive em Saas-Fee num fim de semana em Novembro para encontrar com um casal de amigos que estava visitando a Suíça e estavam hospedados lá, e fazia tempo que eu não subia à montanha. Fazia um dia liiiindo e eu lembro de como fiquei estonteada com a beleza da natureza, dos galhos das árvores cobertos de neve, o reflexo do sol. Postei mil fotos no Instagram naquele fim de semana (quem ainda não me segue lá, meu perfil é @elaeamericana_liana). E se voce já foi à montanha, sabe do que eu estou falando... não tem nada mais perfeito do que um dia de sol nas montanhas.



Primeiro porque ajuda tipo infinito na sensação térmica. Menos 10 graus na sombra ou no sol é muuuuuito diferente. E no inverno não tem muito tempo de luz de sol por dia, então imagine a minha alegria de ter calhado tudo certinho. E eu ainda não conhecia Saas-Fee. Foi uma aventura e tanto já o caminho de chegar até lá porque eu não tenho carro, peguei um trem de Berna até Visp e de lá peguei um ônibus que foi rodando, rodando, rodando naquelas estradinhas sinuosas cheeeias de curvas subindo, subindo, subindo. E isso com Edi e Juca ainda por cima! Pense numa aventura grande! Hahahaha! Ainda preciso escrever um post só sobre isso porque a experiência foi demais. A paisagem estava tão linda tão linda que o passeio foi um dos melhores que já fiz na vida, quero repetir.


Chegando lá em Saas-Fee, eu toda matuta querendo tirar foto de tudo e minha mão congelando. Sim porque eu posso morar 50 anos na Suíça e vou ficar sempre deslumbrada com a beleza desse país. Aqui na cidade já estou mais acostumada mas sempre que estou na montanha quero registrar o que vejo, como uma turista mesmo. Tinha caído muita neve nos dias anteriores por lá então tava aquela paisagem de filme, sabe. Muito muito lindo mesmo.



Curtimos o fim de semana passeando pela cidade, conhecendo o centrinho, tirando fotos, explorando a paisagem linda. Estava perto do Natal, tinha uma árvore de Natal grandona no centro, ia ter um evento com um coral e papai noel por lá. Mas foi só começar a anoitecer e o sol desaparecer que o frio começou a ficar proporcionalmente insuportável. Era coisa de -13, -15 graus, eu não estou acostumada a temperaturas tão extremas, preferi voltar pro apartamento e curtir o quentinho do edredon, Edi brincar com a amiguinha, tá bom demais.



Da experiência de esquiar em Saas-Fee não posso falar, pois não a fiz. Só do que vi mesmo e do que vi tive uma ótima impressão. Quem sabe não volto lá quando o Edi começar a esquiar ou eu mesma criar coragem pra levar mais quedas nas aulas de Snowboard?
Para mais dicas de montanhas e alpes que já visitei, veja a seção "Alpes suíços e montanhas" na página Tudo sobre a Suíça!

Marcadores: , , , , , , , , ,