Crostata de damasco

Na festinha de Natal que fiz na minha casa, preparei alguns aperitivos, fiz pão de queijo, fizemos raclete e de sobremesa, tivemos a crostata de damasco, que é uma receita italiana de torta de damasco.

Eu não tenho muitas habilidades na cozinha, mas seguir passos de receita não é tão difícil. Então a minha amiga suiça-italiana preparou comigo em poucos minutos a tal da famosa crostata para a sobremesa da nossa festinha, e eu aproveito para registrar e compartilhar a receita com fotos, pois ficou uma delicinha, vale a pena. É muito fácil de fazer e os ingredientes são muito básicos. Quem tiver sem idéia de sobremesa nessas festas de Natal, tá aí minha contribuição. E o sabor, obviamente, não precisa ser de damasco, pode ser de goiaba, framboesa, cranberry, pera. Fica muito bom.

Ingredientes: açucar, farinha, fermento, ovo, manteiga, geléia de damasco.

Modo de preparo:
1- Coloque 200g de farinha na mesa e separe com um buraco no meio, como na foto abaixo. A Simona diz que a maneira de misturar faz toda a diferença na consistência da torta. E o buraco no meio para a mistura é o x da questão. Então tá bom, vamo lá.
2- Espalhe 100g de açucar por cima da farinha.
3- Adicione o fermento à farinha e açucar.
4- Misture 1 ovo.
5- Misture tudo bem misturado.
6- Adicione 100g de manteiga à mistura.
7- Quando a massa tiver bem misturadinha e bem homogênea, unte a forma com manteiga e farinha.
8- Com a ajuda de um rolo, ou no nosso caso uma caneca, espalhe a massa numa forma média, mas deixe uma pequena porção da massa separada para fazer a camada de cima logo mais.
9- Adicione a geléia de damasco sobre a massa.
10- A camada de massa por cima na crostata normalmente é entrelaçada, mas pode ser decorada como você quiser.
11- Depois é só por no forno por uns 15 a 20 minutos e saborear!
Viu como é fácil? Vida no exterior também é aprendizado na cozinha!

Marcadores: , ,