Praga - Ponte Carlos

Tem cartão postal de Praga mais típico do que a Ponte Carlos?
A Ponte Carlos, ou Karluv Most em tcheco, liga a Cidade Velha a Malá Strana, o lado da cidade onde fica o Castelo de Praga. Como você vê, une duas partes fundamentais ao conhecimento do turista que vai a Praga, então além de ela por si só já ser interessante, por causa disso meio que não dá pra não visitá-la.
Hoje ela é exclusiva para pedestres, mas carruagens já andaram por aí. A ponte foi erguida em 1357 por Carlos IV, depois que enchentes destruíram uma outra ponte, a Ponte Judite.
Esta ponte está sempre cheia de gente. Sempre tem um músico ensaiando seu saxofone, ou até mesmo uma banda curtindo junta um belo dia de sol na companhia dos turistas que lá passam e apreciam seu som e a bela paisagem. Artistas fazendo caricaturas, vendedores ambulantes de souvenir, a ponte sempre está cheia de gente e andar por ali é "o" passeio.
Ao andar pela Ponte Carlos, você logo percebe as diversas estátuas barrocas. São santos, bispos, figuras notáveis, mas a considerada mais famosa é o crucifixo do século XVII contendo a inscrição em hebraico "Sagrado, Sagrado, Sagrado Senhor", um tributo oferecido por um judeu acusado de blasfêmia. Muitas das estátuas que estão lá hoje são cópias. As originais são mantidas no Lapidário do Museu Nacional, onde são guardadas coleções de fragmentos de interesse arqueológico, e no Vysehrad, local onde a realeza tcheca foi inicialmente instalada.
A ponte cruza o rio Vltava e tem 520 metros de comprimento. As torres góticas do século XIV são um charme a parte. Apesar de danos aos seus pilares, enchentes e devastações do passado, hoje ela é uma bela atração. Além da história que a acompanha por séculos, de lá se tem uma visão inigualável de Praga.
E de lá, para quem está indo da Cidade Velha em direção a colina do Castelo de Praga, tem-se uma visão extraordinária do conjunto da obra.

Marcadores: , ,